TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

Por:   •  4/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE VACARIA

ANDRIELI SUZIN RECH

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

VACARIA

2019

ANDRIELI SUZIN RECH

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Seminários de Pesquisa, Campus Universitário de Vacaria, da Universidade de Caxias do Sul.

Prof.ª Luzmari das Dores Boeira de Camargo

VACARIA

2019

1. TEMA

        Cultura e clima organizacional

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

        O clima organizacional é motivado por valores e normas, fatores importantes no ambiente das organizações através da cultura organizacional. O clima organizacional está associado com o grau de satisfação e colaboração dos funcionários envolvendo a motivação entre os mesmos, fazendo com que os resultados melhorem e o trabalho se torne mais agradável, já a cultura organizacional influencia o comportamento de todos os indivíduos e grupos que fazem parte da organização, pois sofrem influência do ambiente externo e de mudanças na sociedade. A cultura da organização envolve um conjunto de normas, valores, recompensas e poder, sendo atributo intrínseco a organização. Os conceitos de cultura e clima organizacional estão interligados, através de conceitos, podemos concluir que clima e cultura são fenômenos complementares, onde cultura é a causa e clima é a consequência.

3. PROBLEMA

        

        Os impactos que a cultura e o clima organizacional causam nas empresas e o quanto ela pode melhorar o desempenho das pessoas no progresso da organização como um todo.

4. JUSTIFICATIVA

                A análise de cultura e clima organizacional antigamente era considerada uma ferramenta essencial para a área de administração de Recursos Humanos e para as organizações que desejavam conhecer seus colaboradores e comunicar-se com clareza. Nos tempos antigos houve um grande interesse dos psicólogos em estudar o comportamento humano nas organizações e o que mais instigavam a trabalhar, os temas mais estudados na época eram a motivação, as relações humanas, dinâmicas de grupo, os treinamento e lideranças. Surgiram também pesquisas que abertamente abordavam a cultura e o clima das empresas, através da aplicação de questionários envolvendo os funcionários.

        Atualmente, o mundo esta mudando com muita rapidez e junto vem as mudanças nas organizações, as empresas procuram seguir essas transformações para não terem problemas no seu desenvolvimento, continuasse as pesquisas sobre cultura e clima organizacional onde é exigido novas posturas e soluções para problemas envolvendo a criatividade e a inovação, o comprometimento e a liderança das pessoas e junto com isso vem a comunicação e a motivação. A moderna administração faz com que as observações sobre cultura e clima organizacional sejam cada vez mais enfatizadas pelas empresas pelo fato de trazerem melhoramentos nos processos e na evolução no ambiente de trabalho.

        Muitas vezes os administradores não percebem a necessidade de mudança e quando começam a analisar estes processos na organização, acaba se tornando mais complicado de alterar, pelo fato de exigir muito cuidado e tempo para assim se obter uma transformação duradoura. Devem ser considerados os contextos históricos e culturais em que a organização esta inserida para poder ser entendido de forma mais nítida a cultura e clima organizacional da mesma.

        Para melhorar o desempenho em ambos os lados de atuação, tanto do empregado como do supervisor, deve ser trabalhado em conjunto com os dois itens para poder ter um ambiente de trabalho acolhedor, fazendo assim com que tenha um nível de satisfação elevado. A satisfação está diretamente relacionada ao clima organizacional, quando se atinge um clima favorável à satisfação das necessidades dos trabalhadores, simultaneamente, tem-se um clima propício ao aumento do mesmo.

        Segundo Robbins (1999) considera, ainda, que uma pessoa que tem um alto nível de satisfação com seu trabalho apresenta atitudes positivas em relação a ele, enquanto aquela insatisfeita apresenta atitudes negativas.

        A satisfação com o trabalho é uma atitude geral, em relação ao próprio trabalho, isto é, a diferença entre as recompensas recebidas de fato pelo funcionário e aquilo que ele acredita merecer. Pode-se dizer que nem todos os funcionários estão satisfeitos com o que recebem da empresa, pois acreditam merecer mais do que o salário pago.

        Quando é apresentado com clareza a cultura da empresa terá um melhor desenvolvimento das outras partes da empresa, a cultura organizacional influencia o comportamento de todos os indivíduos e grupos dentro da organização. Ela impacta no cotidiano, em suas decisões, nas atribuições de funcionários, nas formas de recompensas e punições, reforçando o comportamento de seus membros, determinando o que deve ser seguido e rejeitando o que deve ser evitado. Quando os colaboradores não sabem ao certo quais são os objetivos e as estratégias da organização, a tendência é que eles se desmotivem com suas atividades diárias e não se comprometam com a realização de suas metas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com