TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cadeia de Suprimentos da Coca-Cola (latas)

Por:   •  19/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 2

Cadeia de suprimentos da Coca-Cola (latas)

A Coca-Cola tem seus produtos distribuídos em mais de 206 países, para garantir sua qualidade, ela envia o xarope concentrado para várias fábricas de engarrafamento espalhadas pelo mundo, buscando obter sempre o mesmo sabor, visto que o ingrediente desse concentrado está guardado a “sete chaves”. Como o xarope é padrão, o que diferencia é a água que é tratada deixando a neutra para que não altere os componentes do refrigerante.

Dessa forma, a bebida possui cerca de 90% de água, 50% edulcorantes e carbonatação, bem como aromatizantes naturais, cafeína, açúcar e xarope de milho. Essa mistura é diluída e bombeada em tanques a serem distribuídos a outras unidades para o engarrafamento, podendo ser em embalagens de vidro, plástico e latas de alumínio, porém neste resumo abordaremos apenas o que tange as latas de alumínio, chegando a serem produzidas cerca de 2.200 latas por minutos.

O processo das latas começa com a utilização de bobinas de alumínio pesando ao todo 9.000 quilos que se tornaram aproximadamente 700 mil latas. Em geral os processos da fabricação são automatizados, porém nessa fase a chapa de alumínio deve ser regulada a mão para que a máquina possa transformar essa chapa em copos. Esses copos de alumínio são direcionados por um elevador à área de armazenamento.

Após esse processo, os copos seguem para uma máquina que dá a forma da latinha, esse processo deixa resíduos, para a retirada deste, as latas passam por seis fases de limpeza, prosseguindo para a impressão do logo da marca, sempre seguindo um padrão, nesse processo são estampadas cerca de 2.000 latas por minuto. Em seguida, são encaminhadas para a colocação do gargalo, 2.500 latas por minutos, para garantir a qualidade elas são fotografadas e ao detectar imperfeições elas são recicladas, seguindo apenas as latas em perfeito estado.

Para garantir que não tenha resíduos dentro da lata, elas passam por um ar ionizado, só após é ocorrido o envase. O líquido deve estar a 3 graus Celsius, evitando que ele transborde, as tampas são colocadas, e as latas passam por um raio x verificando a temperatura e se a quantidade está correta.

Para que não molhem o papel da embalagem que são envoltas por estarem geladas elas passam por um banho a 33° aquecendo-as, são secadas através de ar, o que as faz ficar em temperatura ambiente prontas para as embalagens, de 6 ou 12 unidades, através de uma esteira, sendo paletizada e empilhada, prontas para seguir destino para os consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (28.3 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com