TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cidadania Organizacional

Por:   •  13/8/2021  •  Artigo  •  8.952 Palavras (36 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 36

TÍTULO: “São As Pessoas Que Carregam Esse Piano” Análise Sobre o Comportamento de Cidadania Organizacional dos Servidores Públicos de uma IFES

RESUMO

O objetivo deste trabalho consiste em identificar os comportamentos de cidadania organizacional no contexto do serviço público, a partir da visão dos servidores e gestores de uma instituição federal de ensino. Para alcançar o objetivo proposto, esta pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, pois tem a intenção de compreender o fenômeno a partir da percepção dos sujeitos e da forma como interagem com as pessoas ao seu redor. A estratégia de pesquisa foi o estudo de caso. Para a coleta de dados, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 12 servidores (não ocupantes de cargos de chefia) e 4 gestores (ocupantes de cargos de chefia) de uma instituição pública. Após a transcrição, as entrevistas foram analisadas por meio do método de análise de conteúdo. Os resultados encontrados sugerem que o CCO está presente nas atitudes cotidianas destes servidores, especialmente por meio de gestos cooperativos e de empenho em prol da organização. Ressalta-se, porém, que o comportamento de proteção ao sistema não pôde ser considerado como de cidadania organizacional para os servidores públicos. Além das contribuições para o meio acadêmico, esta pesquisa também apresenta sugestões para a área de gestão de pessoas no setor público, como a adoção de políticas de envolvimento e integração.

PALAVRAS-CHAVE: Cidadania Organizacional.Serviço Público.Gestão de Pessoas        

KEYWORDS: Organizational Citizenship. Public Service. People Management

  1. INTRODUÇÃO

Pesquisadores têm apontado um aumento no número de estudos relacionadas ao tema cidadania organizacional nos últimos 30 anos. Este interesse pelo assunto justifica-se, pois as pesquisas têm demonstrado que os gestos de cidadania nas organizações melhoram a produtividade e favorecem uma maior cooperação entre os funcionários, o que por sua vez gera uma maior satisfação nos clientes (PODSAKOFF et al., 2014; PODSAKOFF, MACKENZIE, 1994).

A importância dos comportamentos de cidadania para a eficácia organizacional foi reconhecida por Katz e Kahn (1974) ao afirmarem que as organizações que dependem apenas do que está descrito nos cargos constitui-se num sistema social muito frágil. Na visão dos autores as organizações necessitam, para a sua sobrevivência, que seus funcionários se envolvam em atividades inovadoras e espontâneas para além do especificado em suas funções (DELUGA, 1994; SIQUEIRA, 2003).

Segundo Siqueira (2003), o bom cidadão em sua organização é capaz de se envolver em atos de cooperação e de ajuda mútua, busca seu autodesenvolvimento, oferece sugestões criativas que melhorem seu ambiente de trabalho e colabora com a preservação da imagem da organização. A cidadania organizacional faz emergir um comprometimento espontâneo de todos com a organização, intensificando o sentimento de pertencer a uma comunidade, e evidencia elementos como a participação e a parceria, fazendo prevalecer uma vontade pessoal de cooperar e de contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais (SIQUEIRA, 2003; MATTOS, 2015).

Na visão de Cohen e Vigoda (2000), o comportamento de cidadania organizacional pode ser muito útil para as organizações, especialmente para aquelas que são públicas. Para os autores, uma melhor compreensão do ambiente organizacional na esfera do serviço público pode contribuir para uma maior qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Rayner, Lawton e Williams (2012) também corroboram com esse pensamento ao argumentarem que o comportamento de cidadania dos funcionários públicos tende a melhorar o relacionamento destes com os cidadãos que buscam o serviço público e, ainda, pode garantir que os valores e as crenças próprios das organizações públicas, como a cidadania, a democracia e o interesse público, se tornem mais evidentes.

Todavia, apesar de sua relevância, ainda existem aspectos sobre os CCO pouco explorados. Segundo Marinova, Moon e Van Dyne (2010), torna-se necessário uma ampliação na análise dos diversos contextos organizacionais que permeiam esses comportamentos. No geral, a maioria dos estudos, tanto internacionais como nacionais, têm se preocupado com os aspectos descritivos e quantitativos dos CCO, não aprofundando em investigações que permitam uma maior compreensão sobre a temática (COSTA, ESTIVALETE, 2014).

Nesse sentido, Rego (2002) afirma que pesquisas de natureza mais interpretativa, como as qualitativas, podem ser úteis para aumentar a maturidade do campo, contribuindo, inclusive, para uma melhor definição sobre o CCO. Corroborando com esse entendimento, Costa e Estivalete (2014) propõem a utilização de estudos de natureza qualitativa, que analise os diversos aspectos do comportamento de cidadania organizacional no ambiente de trabalho em que acontece.

Assim, considera-se pertinente contribuir com o entendimento do comportamento de cidadania organizacional (CCO), por meio de um estudo que visa identificar o CCO no contexto de uma organização pública, a partir da visão de seus funcionários e gestores. Para o atingimento deste objetivo realizou-se uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, através de um estudo de caso em uma instituição federal de ensino no Estado de Minas Gerais.

  1. COMPORTAMENTO DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL

A cidadania é, geralmente, concebida em termos da aquisição de direitos civis, sociais ou políticos. Contudo, atualmente, esse conceito tem sido ampliado, compreendendo também as práticas que formam os cidadãos. Neste sentido, Isin e Turner (2002) defendem que a cidadania deve ser entendida como “atos de cidadania”, colocando o cidadão como um ser ativo e que possui capacidade para transformar sua realidade e assumir responsabilidades (GADOTTI, 2000; ISIN, TURNER, 2002).

Dessa forma, além dos aspectos legais da cidadania, é preciso incluir em sua definição o processo social, pois é a partir dele que os indivíduos e os grupos sociais engajam-se na reivindicação e ampliação de seus direitos. Assim, o conceito de cidadania passou a ser utilizado para se compreender determinados tipos de comportamentos emitidos em certos ambientes, como em associações ou grupos de trabalho. O conceito de cidadania tem sido então utilizado para aprofundar o entendimento das relações de trabalho que se estabelecem nas instituições e organizações sociais, nesse caso utiliza-se a denominação “Cidadania Organizacional” (GOMES et al., 2014; MATTOS, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.3 Kb)   pdf (247.9 Kb)   docx (38.6 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com