TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DO E-COMMERCE NAS EMPRESAS DE LENÇÓIS PAULISTA

Por:   •  26/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.809 Palavras (8 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 8

PROCESSOS GERÊNCIAS

A EVOLUÇÃO DO E-COMMERCE NAS EMPRESAS DE LENÇÓIS PAULISTA        /SP        

Adriano Pereira de Siqueira

LENÇÓIS PAULISTA

2020

Resumo: Esse trabalho foi desenvolvido com o intuito de proporcionar um panorama geral do e-commerce na cidade de Lençóis Paulista/SP, será feito pesquisas de campo, pesquisas Google Forms e com a Associação Comercial, para assim podermos apresentar a sua evolução, pontos negativos e positivos, padrão de consumidores e o departamento que mais compram. Foram tratados também dados da sua evolução a nível Nacional e sua história.

Palavra Chave: E-commerce, evolução, consumidores.

 

1 INTRODUÇÃO

Com o avanço da tecnologia temos a facilidade e a comodidade de comprar sem sair do conforto de nossa casa, podendo comparar preços, variedades, inovações em diversos concorrentes, fazendo tudo isso a qualquer dia e horário, até mesmo na fila de um banco ou deitado no conforto de sua cama.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce brasileiro partiu de um faturamento de R$ 18,5 bilhões em 2011 para mais de R$ 60 bilhões em 2017, ano em que alcançou 12% de crescimento.

A pesquisa proporcionará o estudo da Evolução do e-commerce do Brasil à Lençóis Paulista/SP, analisando seus impactos em empresas que investiram nessa ferramenta para conseguir alcançar a todos os tipos de clientes.

2 PROBLEMATIZAÇÃO

A pesquisa proporcionará o estudo da Evolução do e-commerce do Brasil à Lençóis Paulista/SP, analisando seus impactos em empresas que investiram nessa ferramenta para conseguir alcançar a todos os tipos de clientes.

3. OBJETIVOS

3.1 GERAL 

Analisar o progresso dos e-commerce de Lençóis Paulista, traçando o perfil dos consumidores e comparando as vantagens e desvantagens dos lojistas que atuam com lojas física e loja virtual.

3.2 ESPECÍFICOS

  • Examinar os resultados da pesquisa em campo do perfil dos consumidores;
  • Verificar dados apurados com a Acilpa (Associação Comercial Industrial Lençóis Paulista);
  • Entrevistar lojistas Lençoense que trabalhe com ambos segmentos.
  • Analisar a evolução do e-commerce na última década;

4. HIPÓTESES

Tendo em vista a facilidade da compra pela internet será analisado os preconceitos de consumidores de lojas físicas e a viabilidade do lojista que mantém os segmentos da loja física com a loja virtual.


5 JUSTIFICATIVA

Com a facilidade que os smartphones nos trazem no nosso dia-a-dia, as empresas que enxergaram essa facilidade ao acesso em lojas virtuais acabaram investindo no e-commerce como forma de atingir esse novo público, mantendo assim sua loja física como a nova loja virtual.

 Demonstraremos através deste projeto a evolução do e-commerce em Lençóis Paulista visando esclarecer se esse investimento é rentável aos empresários de Lençóis Paulista através de pesquisa e entrevista á empresário da cidade.

6. DESENVOLVIMENTO

6.1 CONTEXTO

Conceito e Surgimento do E-commerce [pic 1]

Imagem1- Evolução do e-commerce                         Fonte: Performance Digital

E-commerce ou comércio eletrônico é um tipo de comércio que consiste em negociações feitas por meio de dispositivos eletrônicos, como computadores, tablets e smartphones.

Um e-commerce só pode receber esse nome quando ele traz os produtos de uma única empresa, seja um fabricante ou revendedor, em uma plataforma virtual própria. Além disso, não há um intermediador para o processo de venda.

O e-commerce nasceu em meados de 1970 nos Estados Unidos, como troca de arquivos de solicitações de pedidos.

Suas origens supostamente vêm do início da década de 1970 quando alunos da universidade de Stanford e do MIT (Massachusetts Institute of Technology) usaram a ARPANET – uma espécie de antecessora da internet, desenvolvida pelo Departamento de Defesa dos EUA.

Em 1979, Michael Aldrich, renomado empreendedor e executivo do ramo de TI (Tecnologia da informação), apresentou um projeto que permitia fazer compras online através de uma televisão modificada, que ele chamou de Videotex.

Esse precursor do e-commerce foi chamado de teleshopping. Porém, apesar do nome, não confunda com aquela prática de ver os produtos na televisão e ligar para comprar! Esse estilo “Polishop” de negócios é chamado de telesales.

Dois anos depois, o primeiro sistema de online shopping B2B (business to business) foi instalado. Ele foi utilizado pela empresa Thomson Holidays UK, do ramo de turismo. É interessante mencionar que, embora o sistema de compra e venda pela internet tenha sido implementado em 1981, foi apenas em 1995 que a empresa lançou seu primeiro website.

Na realidade, a primeira pessoa no mundo a fazer uma compra pela internet a partir de sua própria casa (como todos nós estamos acostumados a fazer atualmente) foi a usuária Jane Snowball, em junho de 1984. O fato foi tão marcante que ela foi entrevistada enquanto fazia sua compra através do Videotex.

A partir de então, a evolução das compras online acelerou. Em 1992, foi criado o primeiro website comercial, que vendia livros online e processava os pagamentos com cartão de crédito.

Em 1995, foram fundadas as gigantes Amazon e eBay. Em 1999, foi estabelecido o grupo Alibaba, na China.        

6.1.1 - A primeira loja virtual no Brasil

Não temos registros oficiais, o primeiro e-commerce no Brasil foi a Book Net, fundada por Jack London e que começou em maio de 1995.

Em 1996 outra loja virtual chamada Brasoftware começava suas operações, tendo como diretor Jorge Sukarie Neto.

A história do e-commerce no Brasil começa em 1995, com o início da internet comercial por aqui.

Em setembro desse ano o Pão de Açúcar distribuía CD Roms com o catálogo de seus produtos para que as pessoas pudessem comprar pelo computador, mas os pedidos tinham que ser enviados por fax ou e-mail e o pagamento era na contra-entrega, então não foi bem um e-commerce.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (575 Kb)   docx (476.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com