TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estratégia de Negociação

Por:   •  20/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.734 Palavras (7 Páginas)  •  2.299 Visualizações

Página 1 de 7

Olá Estudantes,

 

Os conflitos fazem parte do nosso dia-a-dia, bem como da rotina organizacional, sendo necessário realizar negociações para solucioná-los. É indispensável, portanto, estarmos preparados para essa tarefa, promovendo soluções que atendam satisfatoriamente os interesses das partes envolvidas. Negociar de forma mais eficaz requer definir uma estratégia de atuação. Carvalhal (2011) indica as seguintes alternativas de posicionamento estratégico: uso de poder, fuga, amaciamento, barganha e integração.

 

A partir da leitura do nosso material didático, aponte e caracterize o posicionamento estratégico que julga mais adequado para solucionar situações de conflitos que fazem parte da rotina em qualquer organização, em seguida analise se este se aproxima do seu perfil fornecendo um exemplo.

Achei o tema bem interessante e vou postar meu ponto de vista referente o assunto.

Penso que a estratégia para solucionar situações de conflitos nas empresas é a integração, pois levo em consideração que a integração tem a missão de encontrar uma saída, uma solução diante do conflito focando em estabelecer critérios, troca de informações e incentivando as partes a terem confiança nas decisões tomadas.

Entendo que pelo fato de em vários casos nem todos terem o mesmo ponto de vista, é preciso ter paciência para que está estratégia de certo.

Porém ainda que tenham visões diferentes, são incentivados a debaterem os pontos divergentes para então tentarem chegar em um bom acordo para todos.

O interessante desta estratégia é que tem um foco bem legal em que os dois lados ganham.

Então quando uma das partes verifica que a outra não esta querendo o ganho só para si mas pelo contrário, almeja que ambos saiam ganhando, o acordo fica mais fácil de ser feito.

É uma estratégia que mais se aproxima do meu perfil.

Lembro de uma fato que ocorreu no setor da empresa onde trabalho em que uma parte dos funcionários queriam algo, porém a outra parte almejava outra coisa totalmente diferente, então o supervisor do setor usou está estratégia de integração e no final, todos ganharam com a decisão que foi tomada.

Claro que existem situações e situações mas vejo está estratégia como sendo muito boa para resolver diversas situações de conflitos nas empresas.

Bom dia colegas de fórum. 

Diante do proposto no fórum avaliativo, segue abaixo minha resposta: 

Acredito que o posicionamento estratégico mais adequado para solucionar situações de conflitos da rotina da organização é a interação. Caracterizada por ser a busca conjunta para a solução das diferenças, nela é estimulada a troca de informações, ou seja, as partes discutem sobre os problemas, as divergências, as discordâncias buscando soluções e visando o ganho mútuo. Isso ajuda a fortalecer a confiança entre as partes, tornando os conflitos cada vez mais maleáveis a se solucionar. 

 

Também acredito que este posicionamento tem muito haver com minha personalidade, por exigir paciência e se utilizar da razão para resolver os problemas. Nas minhas relações tanto pessoais, quanto no trabalho, uso sempre essas duas táticas para resolver os conflitos. São essenciais e extremamente necessária para mantê-las.

O posicionamento mais adequado para fins de situações de conflitos nas organização seria a Integração, pois com ela pode haver uma melhoria para ambas as partes, é um posicionamento mais demorado, porque assim pode avaliar as questões de cada um, com trocas de informações, discutindo os pontos de mais importância e o que deve ser melhor para cada um. É um posicionamento que vê a situação de todas as partes, podendo assim as duas partes 'ganhar' e não só uma.

 

Como todo o processo de negociação e conflito, precisa-se analisar todas condições e acredito que principalmente paciência para lidar com determinados assuntos, me identifico com esse posicionamento, pois é exatamente assim que me posiciono para resolver qualquer tipo de problema, pois acredito que só com uma boa conversa, discutindo pacificamente as situações, analisando o que deve ser melhor para cada um e tendo paciência para resolver que pode-se haver uma melhora para as duas partes.

Um conflito é uma posição de desarmonia entre o posicionamento de duas pessoas, que representam necessidades e desejos diferentes. Para superar este impasse é necessário identificar os interesses que estão em jogo e tentar rearranjá-los de forma a dar mais conforto aos envolvidos.

As negociações acontecem através das pessoas e a maneira de realizá-las vai depender do tipo de divergência apresentada. Em um conflito de causa real é necessário destacar os objetivos diferentes de cada lado e tentamos encontrar objetivos comuns e criar sistemas de recompensas. Esse posicionamento estratégico de negociação pode ser explicado pelo que Carvalhal (2012) denomina de "amaciamento" onde é dado ênfase aos interesses comuns procurando minimizar as diferenças entre as partes conflitantes.

Acredito que eu tenha facilidade em atuar dentro deste contexto, pois me sinto confortável em ponderar divergências e pontos em comum, durante uma negociação. Uma posição que não me deixa confortável é quando há o uso de poder para solucionar um conflito, pois claramente se coloca uma questão impositiva, sem acordos e fortalecimento mútuo.

Entendo que dependendo das circunstâncias, do ambiente, das pessoas envolvidas e do assunto, se faz necessário um tipo específico de posicionamento estratégico para administrar um determinado conflito, que pode ser através do uso do poder, fuga amaciamento, barganha e integração.

Porém, acredito que a integração quando usada de modo produtivo promove o crescimento e o desenvolvimento, favorece um ambiente de confiança, busca a cooperação e a comunicação, além de obtenção de ganhos mútuos. Por isso julgo sendo a mais adequada para solucionar situações de conflitos em um ambiente empresarial, e ainda é a que eu considero a mais próxima do meu perfil, por valorizar a discussão / troca de opiniões sobre pontos divergentes buscando uma melhor alternativa para se chegar num resultado final, considerando sempre o uso da razão.

No ambiente empresarial, sempre existem conflitos de diferentes tipos, e como bons profissionais que somos, em uma situação conflitante, devemos sempre tentar solucionar a divergência de maneira que ambas as partes sejam satisfeitas, entrando em consenso.

Dessa forma, o posicionamento estratégico que pessoas e organizações de maneira geral devem ter é o de Integração, em que são criados princípios e faz-se o bom uso da comunicação entre as partes para obter-se conhecimento e confiança.

Sempre que houver uma discordância, ambos os lados irão debater e chegar a um denominador comum, com o objetivo de que haja ganhos mútuos. Com isso, cria-se uma negociação produtiva e agradável a todos, favorecendo uma nova negociação futura pela boa experiência, gerando credibilidade e relação de fidelidade entre os negociadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (217.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com