TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura de Processos

Por:   •  18/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  2.398 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Estrutura e Processos Organizacionais

Módulo:

Aluno: Fernanda Cristina Ferreira Barbosa

Turma: POS ADM

Tarefa: Matriz de Atividade Individual

Pesquisa in loco

McDonald’s

Burguer King

Restaurante familiar

Sobrado e CIA

metas da organização (rapidez, atendimento, clima, etc.) 

Rapidez, agilidade, trabalho em equipe, limpeza, qualidade.

Rapidez, agilidade, limpeza, rentabilizadade, Meritocracia, Foco no Cliente, Simplicidade

Atendimento personalizado, responsabilidade social e ambiental.

estrutura de autoridade

Centralizada, uma pessoa supervisiona a produção em linha.

Centralizada, uma pessoa supervisiona a produção em linha.

Duas pessoas supervisionam e dividem as responsabilidades.

estrutura da organização (mecanicista, orgânica)

Mecanicista

Mecanicista

Orgânica

trabalho em equipe ou individual (as pessoas trabalham juntas ou

sozinhas?)

Trabalho individual.

Trabalho individual.

Trabalho em equipe

interdependência (até que ponto os empregados dependem uns dos outros nas suas tarefas?)

Na linha de montagem e produção, os funcionários dependem da entrega de cada parte para a entrega do produto final ao cliente.

Na linha de montagem e produção, os funcionários dependem da entrega de cada parte para a entrega do produto final ao cliente.

As atividades são bastantes interdependentes.

tarefas (rotineiras ou não rotineiras)

Tarefas Rotineiras

Tarefas Rotineiras

Tarefas Rotineiras e não rotineiras.

especialização dos empregados nas tarefas

Alta

Alta

Média

padronização (até que ponto as tarefas e os produtos são variados?)

Tarefas muito padronizadas, permite alterar um pouco o produto conforme demanda do cliente.

Tarefas muito padronizadas, permite alterar um pouco o produto conforme demanda do cliente.

Muito flexível.

As atividades variam de acordo com demanda, não sendo muito especialistas nas áreas que atuam.

habilidade exigida (técnica, social)

Alta habilidade técnica e baixa habilidade social.

Alta habilidade técnica e baixa habilidade social.

Baixa habilidade técnica e mais habilidade social.  

tomada de decisões (centralizada/descentralizada)

Centralizada.

Centralizada.

Descentralizada.

Avaliação dos dados

Questão 1

Considerando o posicionamento estratégico dos restaurantes pesquisados (as suas metas, os seus objetivos e a sua identidade organizacional), disserte, analisando criticamente, se considera adequada a estrutura e os processos locais observados.

Os restaurantes pesquisados possuem uma estrutura funcional, separada por partes, por áreas distintas, com diferentes funções bem delimitadas e dessa forma contribui para se tornar mais agéis e eficientes.

Com base na teoria dos sistemas como vimos na disciplina, deve ser analisada os efeitos do ambiente externo, interno e suas estruturas. E, cada vez mais os consumidores estão se tornando mais exigentes, daí a importância da empresa se adaptar constantemente a essas mudanças no mercado e também ter um responsável para analisar, avaliar essas questões. Uma questão que as empresas também devem considerar é avaliação, análise e o monitoramento de alguns indicadores de gestão, como por exemplo de desempenho, de satisfação e vendas realizadas, produtos desperdiçados. Com uma melhor gestão de processos permite a diminuição de custos, maior agilidade na tomada de decisões e as mesmas serem mais assertivas.

Na teoria contingencial também nos auxilia no processo de compreensão e análise dos efeitos do ambiente nas organizações e em suas estruturas. Essa teoria conclui-se que as organizações se tornam mais eficientes quando suas características estão adequadas ao ambiente.

No restaurante familiar por se tratar de um modelo mais orgânico, com menos formalização, promove um ambiente mais coletivo, colaborativo e o atendimento se torna mais agradável e personalizado.

Questão 2

Se você fizesse parte de uma consultoria indicada para melhorar as operações das organizações pesquisadas, que recomendações você faria a cada uma delas? Embase a sua resposta em suas observações e na teoria da disciplina.

No caso do Mc Donalds e do Burger King ambas vem crescendo e expandindo, tornando-se empresas eficazes, pois atingem suas metas, pelo menos é o que parece. Mas, não considero uma empresa tão eficiente, por mais que tenham uma linha e um sistema de montagem funcionais; o atendimento deixa a desejar em relação ao Ms Donalds especificamente. Já tive algumas experiências e já presenciei alguns atendimentos do Mc Donalds que os clientes não ficaram satisfeitos, por motivos como entrega de produto errado e o funcionário ainda questionar e/ ou justificar, falta de educação, brincadeiras com os clientes. E, conforme vimos na disciplina, a gestão por processos tem foco no cliente, ele é figura central. Todos os processos devem ser pensados e organizados para atende-lo da melhor forma, da ponta até o final de cada linha de processo. A gestão de processos é fundamental para alcançar o resultado da empresa. E, é importante fazer que todos se sintam parte do processo e tenham bem claro a importância de cada um para o resultado final que é a entrega do produto. E, para obter um resultado satisfatório esses funcionários têm que se sentir parte do processo, sendo fundamental ter treinamentos constantes, incentivos por parte das 3 empresas mencionadas na matriz.

Como mencionado na questão 1, a teoria dos sistemas deve ser analisada os efeitos do ambiente externo e interno. No caso dos restaurantes mencionados é necessário reposicionar suas marcas adotando algumas práticas mais saudáveis, uma vez que a demanda por produtos saudáveis está crescendo cada dia mais e ganhando mercado.

Um ponto também que quero destacar que não adianta ter uma marca conhecida mundialmente, um visual merchandising atrativo, mas com profissionais desmotivados e atendimento ruim. Deveriam selecionar melhor as pessoas, de acordo com os perfis adequados conforme atividade que será exercida, exigir experiência em atendimento e proporcionar algum benefício/ incentivo, plano de carreira. É fundamental avaliar muito o perfil dos funcionários, ainda mais por se tratar de uma atividade bastante rotineira e padronizada, a seleção adequada do perfil nesse caso se torna essencial para um bom resultado. Ter uma pessoa para avaliar os processos, indicadores, pontos de melhoria é fundamental.

O Burger King deveria investir melhor em marketing para ganhar maior visibilidade no mercado e se tornar mais competitivo, pois possui concorrentes consolidados no mercado, como por exemplo Mc Donalds, Subway, entre outros. Hoje, as pessoas buscam também por alimentação com preços mais acessíveis e percebo que no Burger king existe um cardápio de combos e promoções, mas este não é tão divulgado, mesmo se perguntar por promoções eles informam que são as que estão expostas, você tem que ser bem específico perguntando desse cardápio para eles entregarem.

As 2 empresas mencionadas acima, Mc Donalds e Burger King estão situadas em cidades com perfis específicos e exige que tenha com uma determinada população, porém como já mencionado os funcionários não são valorizados e possuem um salário abaixo do mercado, tornando-os desmotivados.

Um ponto essencial para o restaurante familiar, além do que já foi mencioando é o treinamento para os garçons, pois é este que está na linha de frente com o cliente. Interessante também criar metas diárias para os garçons. É interessante reduzir o tempo que o cliente fica na fila, deixar dois caixas para otimizar o processo é uma que agrega valor, diferencial para a empresa, pois, hoje tempo para as pessoas é um ponto crucial e relevante que deve ser observado.

Referências bibliográficas

- Apostila Estrutura e Processos Organizacionais – Ana Christina Celano Teixeira

 Site: https://ls.cursos.fgv.br/d2l/le/content/109953/Home

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (191.3 Kb)   docx (506.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com