TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTAO DE PESSOAS

Por:   •  19/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: 1 a 4

Aluno: Núbia Osório Marinho

Turma: 01-22

Tarefa: Atividade Individual

Plano de desenvolvimento da equipe

Introdução

A Gestão de equipes é o controle e orientação sobre o trabalho e desempenho de um grupo de colaboradores ou setor de uma organização.  Quem fica a frente é o líder, que deve acompanhar todo o desenvolvimento, e tem a responsabilidade de motivar os colabores, para ter uma excelência na produtividade.

Análise de cenário - apresentação do contexto e desafios

Cenário atual da empresa/área e desafios

   Diante desse contexto estarei colocando a experiência do meu primeiro emprego na Demillus, uma empresa muito conhecida no mercado, voltada para o ramo de lingerie, trabalhei durante 1 ano e 9 meses, no setor de produção, e com os conhecimentos que adquiri durante o período da faculdade e agora no curso de gestão de pessoas, percebo que dentro da organização existia muitos erros e falhas que atrapalhavam o desenvolvimento dos colaboradores e da produtividade. A empresa   mantém uma cultura engessada, lideres sem qualificações para o cargo e sem preparo. A empresa tem como um dos desafios o absenteísmos dos colaboradores, já que trabalham em um ambiente, aonde se sentem desmotivados, em qualquer oportunidade  pegavam atestado (que no nosso caso, tinham clinicas que aceitavam  o nosso plano de saúde que davam bastantes dias).Dentro disso tudo, um dos maiores problemas da empresa era a questão de roubo das peças intimas, o método que eles usavam  não eram eficientes para evitar os roubos, no caso era o uso de uma necessaire transparente aonde os colaboradores colocavam seus pertences como: escova de dente, pasta, talheres, celular entre outros, já que pro setor só era permitido subir com essa bolsa, no vestiário tinha guardete mas não era permito revistar.

Cenário atual de desenvolvimento de pessoas

Dentro do setor da produção, os colaboradores trabalhavam em um ambiente de muita cobrança, com máquinas antigas que davam defeito durante o período de trabalho com isso gerando atrasado na produção, mesmo que a culpa não fosse do colaborador, os lideres cobravam da mesma forma. Muitas das vezes quando faziam reuniões para expor algum problema, era feito dentro do setor na frente de todos, com atitudes grosseiras vindas dos líderes, citavam até coisas da vida pessoal do colaborador, gerando um assédio moral. Com isso os colabores que já estavam desmotivados ficavam ainda mais, já que não tinham equipamentos em bom estado para trabalho. A forma como os colaboradores eram deligados da empresa, era bem diferenciada. Os mesmos não eram chamados ao setor de RH e sim, os próprios líderes, que iam até a bancada, e pedia para que o colaborador pegasse suas coisas, pois tinha sido demitido.

Plano de desenvolvimento da liderança

perfil atual da liderança da área

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

 Líderes sem preparo para o cargo e desmotivados, não sabem se comunicar bem e dar feedbacks. São autoritários e egocêntricos e ignoram o potencial dos colaboradores.

Um líder com um perfil adequado para esse setor de produção seria um líder, que saiba se comunicar com os colabores, que seja empático, que ajude quando ocorrer algum problema e não jogue ele para o colaborador e que saiba resolver conflitos.

Umas das principais funções do líder é ajudar e guiar os colaboradores a alcançar os objetivos do setor e na empresa no qual atua. É está presente para tomar decisões importantes em situações difíceis, passar confiança para sua equipe e ser integro, ter empatia com os colaboradores.

Seguindo o perfil desejado de um Líder, a organização tem muito a ganhar, pois o líder fazendo o seu papel dentro do setor que atua, estará ajudando os colaboradores a exercerem a suas funções e darem produtividade.

Plano de desenvolvimento da equipe

perfil atual da equipe

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

Colaboradores desmotivados, praticantes do absenteísmo, com mau comportamento e com produtividade baixa.

Colaboradores que vistam a camisa da empresa, que sejam flexíveis, tenham um bom relacionamento interpessoal, que sejam proativos, ajudando no crescimento da empresa.

Os colaboradores devem ter comprometimento com o trabalho, saber trabalhar em equipe, desenvolver suas funções de forma correta e eficaz, evitando desperdícios e ajudando a organização a alcançar suas metas.

Os colaboradores seguindo o perfil desejado, vão gerar mais produtividade, e trabalharão mais empenhados vestindo a camisa da empresa, gerando mais lucro, com isso fazendo com que a organização chegue mais perto dos seus objetivos.

Considerações finais

Com isso concluímos que se os colabores estiverem desmotivados, isso afeta diretamente a produtividade independente do setor envolvido. E diante disso o melhor a se fazer é ter lideres capacitados para motivar sempre a equipe, passar segurança, dar um ambiente de trabalho digno e confortável, para que possam trabalhar bem e gerar produtividade.

Referências bibliográficas

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (196.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com