TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM AMBIENTES MULTIDISCIPLINARES

Por:   •  13/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  10.536 Palavras (43 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 43

UNIVERSIDADE DE AVEIRO

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, GESTÃO E ENGENHARIA INDUSTRIAL

MESTRADO EM GESTÃO DA TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHECIMENTO

[pic 1]

DISCIPLINA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM AMBIENTES MULTIDISCIPLINARES

TRABALHO ELABORADO POR:

RICARDO COELHO


INDICE

Introdução / Resumo

3

1. Conceitos introdutórios da gestão do conhecimento

5

1.1 Informação e conhecimento

5

1.2 Dois tipos de conhecimento: tácito e explícito

6

1.3 Gestão do conhecimento: âmbito

7

2. A criação do conhecimento na empresa

8

2.1 Duas dimensões da criação do conhecimento

8

2.2 Quatro modos de conversão do conhecimento

9

2.3 Espiral do conhecimento

11

2.4 Espiral de criação do conhecimento organizacional

13

2.5 Condições Capacitadoras da Criação do Conhecimento Organizacional

14

2.6 Modelo de Cinco Fases do Processo de Criação do Conhecimento Organizacional

18

2.7 O processo de Gestão Middle-up-down para a criação de conhecimento

20

2.8 Equipa de Criação do Conhecimento

23

2.9 Uma nova estrutura organizacional

26

2.10 Comparação entre a criação do conhecimento organizacional: estilo japonês versus estilo ocidental

29

3. Multidisciplinaridade

31

3.1 Disciplinaridade: conceito

31

3.2 A Multidisciplinaridade

31

3.3 Desafios da Multidisciplinaridade

33

3.4 Características do modelo de Gestão do Conhecimento em processos multidisciplinares

35

3.5 Casa do Futuro – um caso de estudo

40

Conclusões e reflexões críticas

43


Introdução / Resumo

Este trabalho pretende ser uma monografia de síntese da pesquisa bibliográfica que efectuei no âmbito da disciplina de Gestão de Conhecimento do Mestrado de Gestão da Tecnologia, Inovação e Conhecimento.

A pesquisa foi orientada para uma tentativa de compreender os conceitos, objectivos e implicações da gestão do conhecimento nas organizações e, de uma forma particular, a gestão multidisciplinar do conhecimento.

Escolhi este tema pela percepção de que a complexidade crescente da sociedade actual tem vindo a levar a uma igualmente crescente complexidade dos problemas que os agentes económicos (em particular as empresas) enfrentam. Para melhor lidar com muitos destes novos problemas poderá já não ser suficiente a utilização de uma só área de conhecimento: é possível que seja necessário o contributo de conhecimentos de áreas distintas.

A pesquisa incidiu particularmente no livro Knowledge-Creating Comany: How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation, como pesquisa introdutória na gestão do conhecimento nas organizações; e num conjunto de artigos, publicados por professores e investigadores ligados ao Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro, relacionados com a gestão multidisciplinar do conhecimento.

O primeiro capítulo procura esclarecer e definir os conceitos introdutórios ao tema: o conhecimento, nas suas diversas formas e a gestão do conhecimento. Procurei aqui compilar os contributos sobre este tema dos diferentes autores que pesquisei.

No segundo capítulo são compiladas as principais ideias do modelo de gestão do conhecimento apresentado no livro de Nonaka et al. O livro apresenta um modelo com base na forma como as empresas japonesas abordam a gestão do conhecimento. Devido a diferentes tradições e culturas, a abordagem japonesa é substancialmente diferente da ocidental.

No terceiro capítulo são compiladas as principais ideias dos artigos pesquisados sobre a gestão do conhecimento em processos multidisciplinares. Os artigos incluíam uma reflexão sobre as implicações, vantagens e desafios da gestão deste tipo de processos; e um estudo de caso de um projecto multidisciplinar de criação de conhecimento: a “Casa do Futuro”.

As conclusões do trabalho são compostas por um conjunto de notas com reflexões e apreciações que fui realizando ao longo da minha pesquisa bibliográfica. Não pretendendo ser uma conclusão no sentido clássico, apontam aspectos que me surpreenderam na pesquisa e outros que gostaria de aprofundar em pesquisas futuras.


1. Conceitos introdutórios da gestão do conhecimento

1.1 Informação e conhecimento

Antes de avançar no trabalho é importante esclarecer alguns conceitos relativos ao conhecimento, nomeadamente a relação entre informação e conhecimento.

Informação é uma mensagem, cuja conotação depende do emissor, do canal de comunicação e da apreciação dada pelo receptor (Saur, 2005). O significado do mesmo conjunto de dados pode diferir de um receptor para outro devido a diferentes modelos mentais (Ibid.).

A informação é um meio ou material necessário para extrair e construir o conhecimento (Nonaka et al., 1995). O conhecimento é a crença verdadeira justificada (Ibid.).

O conhecimento é um processo humano dinâmico, é a interpretação espontânea de dados e informação existente por indivíduos detentores de conhecimento, que emerge dos seus modelos mentais, depende do contexto e resulta na necessidade de agir e/ou entender uma determinada situação (Alves et al., 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (77.1 Kb)   pdf (690.8 Kb)   docx (353.2 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com