TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO EMPRESARIAL E O AMBIENTE DE NEGÓCIOS

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.075 Palavras (25 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]


[pic 10]

APRESENTAÇÃO        6[pic 11]

AULA 1: A GESTÃO EMPRESARIAL E O AMBIENTE DE NEGÓCIOS        8[pic 12]

INTRODUÇÃO        8

CONTEÚDO        10

O COMPOSTO MERCADOLÓGICO        10

4 P’S: PRODUTO, PREÇO, PONTO DE VENDA E PROMOÇÃO        10

4 C’S: CLIENTE, CONVENIÊNCIA, COMUNICAÇÃO E CUSTO        12

O SIGNIFICADO DO PREÇO        14

COMPONENTES DO PREÇO        15

A VISÃO MULTIDIMENSIONAL DO PREÇO        17

GUERRA DE PREÇOS        19

UMA GUERRA DE PREÇOS BAIXOS NA INDÚSTRIA DE SMARTPHONES        24

ALCATEL COMEÇA A VENDER CELULAR MAIS BARATO DO MUNDO POR APENAS R$ 15        26

ATIVIDADE PROPOSTA        27

REFERÊNCIAS        30

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO        32


[pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19]

[pic 20]

Você sabe o que é precificação? Trata-se da verdadeira arte do mundo dos negócios de atribuir preços a produtos e serviços. Mas essa não é uma tarefa fácil, principalmente se considerarmos o mercado competitivo em que as empresas estão imersas, cujas mercadorias possuem características próprias, com maior ou menor especificidade.

Nesse contexto, o formador de preços de venda assume papel significativo quanto ao processo de geração de caixa e rentabilidade do empreendimento.

Entre as diversas ferramentas gerenciais, a fixação de preços é, sem  dúvida, a mais difícil de dominar. Afinal, nem sempre conhecemos o comportamento do consumidor e suas percepções em relação aos produtos e serviços disponíveis ou em desenvolvimento.


[pic 21]

Introdução

A velocidade com que o mundo empresarial vem se modificando é significativa. Com a abertura da economia e a globalização dos mercados, o ambiente empresarial brasileiro sofreu sucessivas mudanças, o que implicou na necessidade de reestruturar as empresas. Diversas organizações se adaptaram rapidamente a essa nova realidade, de forma a apresentar maior eficiência e eficácia no alcance de seus objetivos.

Nessa nova conjuntura empresarial, buscar instrumentos que atendam ao processo de gestão empresarial torna-se essencial para a permanência das empresas no mercado. Os controles de gestão se apresentam como instrumentos de auxílio à gestão. Além disso, proveem informações que demonstram a situação da empresa e apresentam indicadores que possibilitam a tomada de decisões sobre o rumo da empresa e de ações corretivas contra eventuais problemas e ineficiências do processo organizacional.

O negócio de uma empresa pode ser definido como a orientação específica de sua atividade empresarial; enquanto “modelo de negócio”, define o que a empresa pretende fazer, por que fazer e como fazer. A definição do negócio é necessária para que todos os colaboradores da empresa tenham visão e compreensão comuns, bem como unidade na direção dos esforços e investimentos.

Ao analisarmos a empresa sob o enfoque sistêmico, a identificamos como um sistema que transforma insumos em bens ou serviços, com a meta final de alcançar objetivos determinados e reconhecidos pela organização. Um desses objetivos é a busca permanente do melhor ajustamento entre duas grandes forças      no      mercado:      alguém      que      pretende      ofertar     algo


(produto/mercadoria/serviço) e alguém que pretende demandar algo (consumidor).

Para conseguirmos esse ajustamento, a questão da precificação surge como uma das funções essenciais em ambientes de concorrência. Nesse sentido, a precificação desponta como elemento essencial da gestão econômico- financeira e mercadológica da empresa.


Conteúdo

O composto mercadológico

As organizações utilizam diversas ferramentas e mecanismos para a criação e sustentação de relacionamentos com consumidores finais. Las Casas (2006) defende que se uma empresa deseja posicionar-se perante o mercado de determinada maneira, ela deverá desenvolver o composto mercadológico para atingir esses objetivos específicos.

Neste sentido, Churchill & Peter (2005) mencionam que o composto mercadológico é uma combinação de ferramentas estratégicas usadas para criar valor para os clientes e alcançar os objetivos da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com