TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestao de Pessoas

Por:   •  3/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 5

1. O que é recrutamento de pessoal? Quais suas fases? Fale sobre elas.

É o conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos na organização. Esse processo de busca dos candidatos pode ser realizado dentro ou fora da empresa.

O recrutamento constitui em três fases:

Pesquisa Interna: O que a organização precisa: Pessoas necessárias para a tarefa organizacional;

Pesquisa Externa: O que o mercado de RH pode oferecer: Fontes de recrutamento a localizar e alvejar.

Técnica de recrutamento a aplicar: O planejamento do recrutamento tem, pois, a finalidade de estruturar o sistema de trabalho a ser desenvolvido.

2. Fale sobre o recrutamento externo.

Este tipo de recrutamento é realizado com candidatos de fora da empresa. Como todo tipo de recrutamento tem as vantagens e desvantagens.

Vantagens: Traz ―sangue novo e experiências novas para a organização, renova e enriquece os recursos humanos da organização e aumenta o capital intelectual ao incluir novos conhecimentos e destrezas.

Desvantagens: É mais demorado do que o recrutamento interno, é mais caro e exige inversões e despesas imediatas com anúncios, jornais, honorários de agências de recrutamento, em princípio, é menos seguro do que o recrutamento interno, reduz a fidelidade dos funcionários ao oferecer oportunidades a estranhos, geralmente, afeta a política da empresa, influenciando as faixas salariais internas, principalmente quando a oferta e a procura de recursos humanos estão em situação de desequilíbrio e afeta negativamente a motivação dos atuais funcionários da organização.

3. O treinamento é um processo cíclico composto de quantas etapas? Quais são elas?

É composto de quatro etapas: Levantamento das necessidades de treinamento; Programação do treinamento para atender às necessidades; Implementação e execução do treinamento e Avaliação dos resultados do treinamento.

4. O conflito pode ocorrer em três níveis de gravidade. Quais são eles?

Conflito percebido: ocorre quando as partes percebem e compreendem que o conflito existe porque sentem que seus objetivos são diferentes dos objetivos dos outros e que existe oportunidade para interferência. É o chamado conflito latente, que as partes percebem existir potencialmente; Conflito experenciado: quando o conflito provoca sentimentos de hostilidade, raiva, medo, descrédito entre uma parte e outra. É o chamado conflito velado, quando é dissimulado, oculto e não manifestado externamente com clareza e por último o Conflito manifesto: quando o conflito é expresso e manifestado pelo comportamento, que é a interferência ativa ou passiva por pelo menos uma das partes. É o chamado conflito aberto, que se manifesta sem dissimulação entre as partes envolvidas.

5. Quais são as tarefas da Administração de materiais?

São tarefas da Administração de Materiais: Controle da produção; Controle de estoque; Compras; Recepção; Inspeção das entradas; Armazenamento;

Movimentação; Inspeção de saída e Distribuição.

6. Quais os critérios analisados pelos gestores de materiais para decidirem o nível de estoque para cada um dos materiais exigidos pelas áreas da empresa?

São cinco critérios usados pelos os gestores de materiais:

• Necessidade – comprar quando necessário, somente a quantidade necessária e não manter estoques do item;

• Restrição – comprar um lote que atenda às necessidades da empresa durante determinado período de tempo, assumindo o risco pela falta do item;

• Facilidade – manter estoques de matérias-primas suficientes para que a área de produção possa produzir qualquer item em determinado período de tempo preestabelecido (lead time);

• Adequação – manter estoques de produtos acabados suficientes para que determinada porcentagem de clientes seja atendida imediatamente quando ocorrer o pedido.

• Relevância – obedecer aos conceitos de: economia (ABC), popularidade (PQR), criticidade (XYZ) e complexidade de aquisição (123) por item cadastrado.

7. As embalagens podem ser desenvolvidas normalmente pelo fabricante do produto ou por empresas especializadas em propaganda e marketing, quais os fatores mais importantes do desenho das embalagens?

Os fatores importantes no desenho da embalagem são:

• Ter forte apelo de venda;

• Induzir o consumidor à compra;

• Facilitar o manuseio;

• Poder ser usada após vazia, ou ser reciclada;

• Facilitar o reconhecimento do produto;

• Ser resistente e não poluente;

• Representar o benefício primordial do produto;

• Ter baixo custo

8. O que é finanças?

É a arte e a ciência de se administrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com