TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestao de Pessoas

Por:   •  28/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.065 Palavras (21 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 21

ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS

CURSO DE PÒS – GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA

A IMPORTANCIA DA LIDERANÇA NO PROCESSO DE INFLUENCIAR PESSOAS

MANAUS

2017

RAIMUNDA CRISTIANE SILVA DOS SANTOS

A IMPORTANCIA DA LIDERANÇA NO PROCESSO DE INFLUENCIAR PESSOAS

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para a conclusão do Curso de Especialização em Gestão de Pessoas e Liderança Escola Superior Batista do Amazonas.

Orientador(a): Elizabete Santos de Melo

MANAUS

2017

A IMPORTANCIA DA LIDERANÇA NO PROCESSO DE INFLUENCIAR PESSOAS

Raimunda Cristiane Silva dos Santos[1]

Elizabete Santos de Melo[2]

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo identificar as características da liderança e da motivação dentro do ambiente organizacional, e a influência que o comportamento do líder exerce em sua equipe. O tema liderança vem sendo muito discutido dentro do ambiente organizacional. Outro fator importante abordado neste artigo é a motivação, que está cada vez mais relacionada com o bem estar dos colaboradores, e as empresas tem se dedicado cada vez mais em satisfazer as necessidades de seus colaboradores. Parte do objetivo deste estudo foi identificar os estilos de liderança e teorias motivacionais abordadas pelos principais autores e historiadores sobre o tema, e assim entender a influência que a liderança tem sobre o indivíduo dentro de uma sociedade ou empresa. Este artigo tem como principal característica mostrar através de pesquisas bibliográficas de modo qualitativo, o quanto a figura do líder é importante dentro do ambiente organizacional. Sendo assim pode-se concluir que através dos estudos realizados foi possível ter uma visão mais ampla da influência que a liderança e motivação exercem sobre um indivíduo inserido em uma organização.

Palavras-chaves: liderança. Motivação. Organização. Líder. Colaborador.

INTRODUÇÃO

Dentro do cenário atual de grande competitividade as empresas veem buscando cada vez mais se destacar no mercado, sempre tentando alcançar mais espaço em meio ao cenário econômico altamente competitivo e em constantes mudanças, procurando novas formas de aumentar e maximizar a produtividade.

De acordo com Gil (2012, p.212) As empresas estão valorizando cada vez mais o comprometimento das pessoas. Os funcionários comprometidos é que vêm sendo convocados para fazer parte das soluções e é exatamente neles que as empresas mais tendem a investir".

As organizações então perceberam que não apenas o salário é capaz de motivar os colaboradores, mas sim também reconhecimento, treinamento, desenvolvendo habilidades daqueles colaboradores, sendo capaz de alcançar todo seu potencial de maneira eficaz dando-lhe o reconhecimento e destaque por suas ações e conquistas dentro da organização.

Conforme Cury (2009, p.80) A liderança é um processo que tem como finalidade influenciar as atividades do indivíduo ou de um grupo, nos esforços para a realização de um objetivo em determinada situação. Basicamente, a liderança inclui a realização de objetivos, com pessoas e por meio delas, devendo um líder ocupar-se de tarefas e relações humanas.

O papel do líder ganha grande destaque dentro dessas mudanças e esse cenário, passou a ser um fator determinante para as organizações no processo de condução das atividades e dos trabalhos e tarefas, assim como também na motivação dos colaboradores e seu desenvolvimento, já que esse fator passou a ser peça chave importante para uma boa sobrevivência da empresa.

Devido à forte influência que a motivação e a liderança exercem sobre as pessoas, ela vem sendo cada vez mais usada dentro das empresas se tornando cada vez mais importante para o desenvolvimento organizacional. A liderança pode surgir de várias formas dentro da organização uma vez que o lideres sempre buscam formar equipes mais eficazes e competitivas. Nesse contexto o líder deve ter características individuais e habilidades que possibilite e possam garantir que a melhor decisão possa ser tomada em relação a escolha da equipe, são algumas dessas capacidades por exemplo: ser crítico, decisivo e carismático.

A motivação surgiu da necessidade de que sucessivamente o ser humano precisa ter suas premências supridas, cada objetivo alcançado ou necessidades preenchidas uma nova surgi com um grau maior de dificuldade, exigindo que o nível de motivação para alcançar aquele resultado seja ainda maior que o anterior.

O colaborador precisa cada vez mais estar envolvido com os objetivos da organização, precisa estar motivado, para que assim possa exercer suas atividades de formar satisfatória, por isso a motivação se tona crescentemente importante para o sucesso da organização, por consequência o colaborador se sentiria progressivamente mais inserido dentro da empresa se sentindo gradualmente mais importante e responsável pelas decisões e objetivos que levarão a empresa alcançar os resultados finais. Contudo é importante que o líder conheça as necessidades do grupo para assim poder estabelecer metas e que os objetivos estejam em um bem comum tanto para a empresa tanto para o colaborador.

Para que o líder consiga influenciar seus colaboradores a comunicação vira uma importante aliada, pois é através da troca de informações, do contato e da interação entre pessoas que permitirá ao o líder conseguir influenciar, motivar e entusiasmar sua equipe, a comunicação dentro da organização é fundamental pois possui um papel de união entre todas as pessoas e setores dentro de uma empresa levando informações aos membros e partes interessadas. Por esse motivo ter um bom processo de comunicação é de grande influência nos resultados finais de uma organização.

O objetivo deste artigo é trazer uma pesquisa bibliográfica de modo qualitativo contextualizando os fundamentos de liderança e seus benefícios para a sociedade, alinhando os contexto históricos como motivação e liderança destacando os principais autores e suas teorias como: teorias de Maslow, teoria de X e Y, teorias de ERG. Para assim conseguir compreender a forma como é exercida esse papel que é primordial dentro do ambiente organizacional que é a liderança.

2 CONCEITO DE LIDERANÇA

Segundo o dicionário Aurélio (2010), liderar significa, dirigir na condução de líder, ser o primeiro em liderança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)   pdf (253.8 Kb)   docx (52.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com