TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental Empresarial

Por:   •  15/4/2020  •  Seminário  •  9.040 Palavras (37 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 37

Sumário

1        Introdução        2

2        Consciência sobre impactos ambientais        2

2.1        Conferência de Estocolmo        3

2.2        Eco-92        3

2.2.1        Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento        4

2.2.2        Criação da Agenda 21        7

2.2.3        Declaração de Princípios sobre Florestas        8

2.2.4        Convenção da sobre a Biodiversidade        8

2.2.5        Convenção do Clima        9

2.3        Rio +10        9

2.4        Rio + 20        10

3        Ciclo PDCA        10

3.1        Produção e Consumo Sustentáveis        12

3.2        Indicadores        14

3.3        Comunicação e compartilhamento de experiências        15

4        O que é gestão ambiental das empresas?        17

5        Gestão Ambiental é obrigatória?        18

6        Como implementar um sistema de gestão ambiental?        18

7        Quanto custa a implementação de um sistema de gestão ambiental?        19

8        Gestão ambiental como vantagem estratégica        20

9        Consequências da falta de gestão ambiental        21

9.1        O caso SAMARCO e a responsabilidade por dano ambiental        21

10        Exemplos de empresas com modelos de sustentabilidade        23

10.1        Natura        23

10.2        Braskem        24

11        Empresas inimigas do meio ambiente        24

11.1        Petrobrás        25

11.2        Vale        25

12        Legislação brasileira        25

13        Considerações finais        29

14        Referências Bibliográficas        30


  1. Introdução

A Gestão Ambiental Empresarial está essencialmente direcionada as organizações, ou seja, companhias, corporações, firmas, empresas ou instituições constituindo um conjunto de políticas, programas e práticas administrativas e operacionais que consideram como prioridade a saúde e a segurança das pessoas, além da proteção ao meio ambiente por meio da eliminação ou redução de impactos e danos ambientais decorrentes da implantação, operação, ampliação ou desativação de empresas com grande porte fabril, englobando todas as fases do ciclo de vida de um produto.

Segundo Barbieri (2008, p.99),

“A solução dos problemas ambientais, ou sua minimização, exige uma nova atitude dos empresários e administradores, que devem passar a considerar o meio ambiente em suas decisões e adotar concepções administrativas e tecnológicas que contribuam para ampliar a capacidade de suporte do planeta. Em outras palavras, espera-se que as empresas deixem de ser problemas e sejam parte das soluções.”.

Desta forma, foi criado o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que remete ao conjunto de ações (procedimentos e controles) e recursos (humanos, financeiros, materiais) organizados cujo intuito é assegurar que todos os produtos e atividades da empresa sejam ecologicamente corretos, isto é, não prejudiquem o Meio Ambiente.

  1. Consciência sobre impactos ambientais

Durante séculos empresas utilizaram os recursos naturais desenfreadamente diante de uma economia voltada á produção em escalas elevadas e seu consumo excessivo.

O período da Revolução Industrial (1760 – 1840) foi a transição para novos processos de manufatura. Essa transformação incluiu transição de métodos de produção artesanais para produção por máquinas. Nesse período também houve a descoberta de novos produtos químicos, novos processos de produção de ferro, eficiência energética através da água e também a substituição da madeira e outros combustíveis pelo carvão. Esse processo foi o estopim para a utilização elevada de recursos naturais renováveis e não renováveis.

Com a utilização de matérias novas e elevada escala de produção surgiu o capitalismo e a globalização. Naquela época os países que mais produziam eram colocados como mais ricos, sem averiguar as condições de trabalho, degradação ambiental, condições de vida.

Só na década 1970 o homem passou a ter consciência a do seu comportamento a frente da tecnologia e em que o seu consumo excessivo resultava: rios poluídos, florestas devastadas, chuva ácida, poluição atmosférica, então houve a percepção de que, muitas vezes, as matérias renováveis não tinham tempo hábil de se recompor para serem reutilizadas, então a população passou a ser afetada drasticamente e começou a manifestar sua insatisfação cobrando mudanças.

 Foi então que a ONU em 1972, após percebe o elevado grau de insatisfação da população e de entidades relacionadas ao meio ambiente, inaugurou sua primeira conferência mundial do meio ambiente, sendo um grande marco para questão ambiental.

  1. Conferência de Estocolmo

Realizada na cidade sueca que deu origem ao seu nome. Reuniu um total de 113 países e 250 organizações ambientais para discutir assuntos polêmicos referentes ao meio ambiente, e teve como principal resultado uma declaração oficial na qual designava a premissa de que gerações futuras e a população mundial teriam o direito incontornável de viverem em um ambiente com saúde e sem degradação.

  1. Eco-92

Realizada 20 anos após a primeira e ficou conhecida como Cúpula da Terra, foi considera um dos principais marcos da questão ambiental em termos de políticas internacionais ao longo da história. Com uma ampla cobertura midiática e a presença de 172 países e centenas de organizações ambientais, que teve como resultado a assinatura de cinco importantes acordos ambientais:

  1. Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento

Modificou algumas decisões tomadas na primeira cúpula e formulou 27 princípios básicos para o desenvolvimento sustentável, a dignidade humana, o meio ambiente e as obrigações dos Estados em matéria de direitos ambientais e seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.6 Kb)   pdf (374.4 Kb)   docx (344.5 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com