TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégica de Marketing

Por:   •  20/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE CEUMA

HUGO LEONARDO SERRA SILVA

ATIVIDADE DISCURSIVA

Gestão Estratégica de Marketing.

SÃO LUÍS

2020


Hugo Leonardo Serra Silva

ATIVIDADE DISCURSIVA

Estudo de caso Padarie.

Atividade discursiva, apresentado ao curso de Administração, como requisito para obtenção de nota parcial na matéria Gestão Estratégica de Marketing.

SÃO LUÍS

2020


Estudo de caso Padarie.

O desejo de todo empresário é alcançar o sucesso, alguns são mais ambiciosos e buscam o crescimento contínuo, quando o sucesso da marca já está consolidada no mercado é hora de expandir. De acordo com a ABF - Associação Brasileira de Franchising, o mercado de franquias faturou mais de R$ 186 bilhões em 20191, os números mostram que o modelo de expansão em franquia é um formato de gestão que funciona.

A franquia é uma ótima alternativa de negócio para empresários que possuem uma empresa com marca forte e reconhecimento do público onde pretende fazer com que ela penetre em outros mercados, mas não deseja contrair o peso de investir e custear a instalação de novas unidades nem tampouco assumir o compromisso de gestão dessas várias unidades.

Optando pelo modelo de franquia do negócio o empresário se exime de ser o único proprietário da rede, onde toda a responsabilidade pela gestão e investimento acaba recaindo sobre o próprio empresário. Já no modelo de franquia, a gestão é compartilhada com os franqueados, desta forma, ao abrir espaço para que outros investidores explorem sua marca, você também estará diluindo riscos e como benefício, o empresário não terá gastos com a implantação de novas lojas.

Apesar dos benefícios, também é necessário cautela. Antes de transformar o negócio em uma franquia, é fundamental que o empresário faça uma análise profunda para prevenir problemas futuros ao franquear a marca, pois nem todas as empresas e gestores possuem perfil de franqueador.

Por fim, franquia pode ser um passo certeiro na expansão do negócio, porém requisita que o legado a ser transmitido aos donos das novas unidades independentes do empreendimento seja tão bom quanto o original, em que tanto esforço e boas práticas foram investidos.

Referências Bibliográficas

1 https://www.abf.com.br/franquias-balanco-da-abf-destaca-segmentos/ acessado em 11/09/2020

2 Franquia ou negócio próprio: como escolher? Disponível em https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/franquia-ou-negocio-proprio-como-escolher/ acessado em 12/09/2020

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com