TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Social e Economia Solidária

Por:   •  20/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1] 

Avaliação à Distância 2 – AD2

Período 2023.1

Aluno: Luan Alves Amaral Sant Ana

Matrícula: 18213110023

Polo: Belford Roxo

 

AD 02 –  Gestão Social e Economia Solidária

A moeda social é uma moeda criada para circular apenas em uma determinada comunidade com o objetivo de gerar emprego e renda, estimulando a produção, venda, compra e troca de serviços e produtos.  Fomentando o desenvolvimento da economia local beneficiando a redistribuição de renda entre usuários da moeda. Ela é utilizada exclusivamente como meio de troca limitando seu uso, impossibilitando que seja utilizada, por exemplo, com interesse especulativo. Elas são emitidas por bancos comunitários, sem fins lucrativos, que ficam responsáveis de fazer o câmbio da moeda. Para que os usuários tenham a garantia da  troca da moeda social pela moeda oficial, os bancos possuem o valor  equivalente de moedas oficias armazenado. Como não é uma moeda paralela à  moeda oficial, possui o mesmo valor que o  Real, no caso do Brasil.

A cidade de Marica, no estado do Rio de Janeiro, ficou conhecida nos últimos anos por sua experiência com a moeda social Mumbuca. A iniciativa foi criada no ano de 2013 para estimular a economia local e promover a inclusão social.

Mumbuca é uma moeda virtual que só circula na cidade de Maricá. É distribuído mensalmente aos moradores e servidores municipais cadastrados no programa Bolsa Família. Os beneficiários podem usar a moeda para comprar produtos e serviços em estabelecimentos comerciais da cidade que aceitam Mumbuca como forma de pagamento.

Podemos dizer que também contribui para o desenvolvimento local de Maricá, incentivando o consumo local e potencializando o comércio da região. Além disso, promove a inclusão social, pois permite que pessoas desfavorecidas tenham acesso a bens e serviços aos quais, de outra forma, não teriam acesso.

A iniciativa promove a participação ativa da comunidade, incentivando os moradores a se inscreverem no programa e utilizarem a moeda nas instituições locais.

A experiência da moeda em Marica pode ser vista como um exemplo de como economia solidária, desenvolvimento local e inovação social podem se combinar para promover o bem-estar social e econômico das comunidades locais.

Ao meu ver, tem gerado resultados positivos para a economia local e para a inclusão social, podendo servir de inspiração para outras cidades e regiões que buscam soluções criativas para questões socioeconômicas.

REFERÊNCIA:

http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2014/04/para-diminuir-pobreza-marica-no-rj-cria-1-moeda-social-eletronica-do-pais.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (390 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com