TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Marketing Estratégico

Por:   •  1/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.527 Palavras (7 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 7

IBMEC ONLINE

PALOMA FURTADO COSTA

Atividade 01 – Gestão de Marketing Estratégico

Brasília - DF

2018

Uma empresa líder no mercado mundial em recrutamento de grandes executivos recrutou você como consultor de Marketing da Ikea.  Imagine que a empresa já decidiu operar no mercado brasileiro e todas as providências legais já foram tomadas por uma equipe muito competente e empreendedora.

Você será contratado para desenvolver e recomendar um conjunto de ações para o ingresso da organização no Brasil e deverá, neste exercício, centrar-se na elaboração de ações que envolvam um mini Planejamento de Marketing, para a abertura de lojas e início da operação no Brasil.

Não desconsidere na sua análise e proposição o ambiente de marketing, mas procure viabilizar o empreendimento. Justifique suas escolhas e conclua apontando os benefícios das suas recomendações.

Caprichem na proposta desse “Mini Plano de Negócios”, pois ele garantirá uma remuneração de R$500.000,00 para você. Você não vão querer perder essa, vai?!

Para facilitar a construção da atividade, recomenda-se o roteiro abaixo:

  1. Definição do Negócio:

  1. Qual é o negócio da empresa?

Produção de produtos de design inovador, funcionais e a preços baixos com
forte compromisso de sustentabilidade.

  1. Qual é o setor que a empresa vai atuar?

               Setor de móveis e decoração.

  1. Faça uma pequena análise do ambiente interno (forças e fraquezas) e do ambiente externo (ameaças e oportunidades) – SWOT.


STRENGTHS
 Marca internacional forte
 O conceito IKEA é único tanto a nível operacional como estratégico
 O sucesso está directamente ligado à arquitectura de preços
acessíveis associada a produtos de design inovador mas funcionais
 O compromisso com a sustentabilidade ambiental
 As embalagens planas asseguram custos menores quer no transporte, quer no armazenamento, assim como no transporte para o cliente.
 A flexibilidade no que diz respeito à troca de produtos é alta
 O desenvolvimento do E-commerce permiti chegar ainda a mais
consumidores.

WEAKENESSES
Com a crise instalada no Brasil a, o principal ponto fraco do IKEA será a lei tributária brasileira. Dificilmente, a Ikea conseguirá manter os preços baixos, praticados nas lojas estrangeiras, um dos grandes diferenciais da marca, por causa da alta carga tributária nacional.
 Modelo de negócio da empresa os móveis devem ser montados, em casa, pelos próprios clientes, o que pode não ser bem aceito no país. Os consumidores brasileiros estão acostumados com o serviço de montagem.

OPPORTUNITIES
 O produto conceito do IKEA afasta os clientes com baixos níveis de
confiança associados aos preços baixos, a oferta de alguns produtos
de design inovador e de qualidade superior pode garantir mais este
segmento de mercado
 Embora existam associações negativas no desenvolvimento do
mercado electrónico, também é verdade que representa uma forte
oportunidade de crescimento e de melhoria dos níveis de serviços de
apoio ao cliente. As transações no E-commerce IKEA ajudam a
reduzir as pressões nas lojas (é positivo, até certo ponto)
 A crise económica NO Brasil, pode trazer outros segmentos de
mercado que não consideravam comprar na IKEA


THREATS
 Num mercado de retalho de larga escala cada vez mais competitivo, os concorrentes começam a imitar a oferta do IKEA, isto é produtos de design inovador a preços baixos e de auto montagem associados a embalagens planas, isto vai ter impacto no dinamismo do IKEA.
 A instabilidade política e económica no Brasil, também representa uma forte ameaça.

  1. Análise de Mercado

2.1 – Pesquisa de mercado

2.1.1 Sobre os clientes - Segmentação de Mercado: Qual é o seu perfil (geográfico, demográfico, psicográfico e comportamental)? Quantos são? Onde estão? Quais são as necessidades dos clientes? Qual será a forma de atender às necessidades dos clientes?

O estilo de vida, maioritariamente, quer dos jovens solteiros, quer das famílias jovens adapta-se perfeitamente ao produto oferecido pela IKEA. As prioridades destes segmentos são outras, como equipamentos informáticos, viajar, etc. assim o rendimento disponível para mobiliário e decoração é menor, mas procuram o moderno e acessível, logo IKEA. As alterações das estruturas familiares são negativas e positivas, por um lado as famílias pequenas e saída tardia dos jovens, da casa dos pais é
negativo. Por outro lado, as taxas crescentes de divórcios são um fator positivo (desde que não voltem para casa dos pais!!). Outro fator positivo, o número de indivíduos sensibilizados com questões ambientais e sociais tem vindo a crescer significativamente, a marca
IKEA é uma referência para esse público. O envelhecimento da população é genericamente um factor negativo, mas também pode ser positivo, os avos de hoje são mais pragmáticos e aquando da emancipação dos filhos, mudam-se para uma casa mais pequena e a mobília tem que ser adaptada as novas condições, logo potenciais clientes IKEA.

O desenvolvimento do E-commerce é outra vantagem, já que as vendas on-line têm aumentado significativamente nos últimos anos, facilitando a venda direta sem intermediários, seguindo o conceito do cliente escolher, comprar e montar. Uma fonte importante para a divulgação da marca serão as mídias sociais e os brasileiros compõem a nacionalidade que passa mais tempo nessas redes.

Para manter o mesmo padrão das lojas estrangeiras Ikea no Brasil a localização estratégica será no triangulo mineiro.

2.1.2 Concorrência - Quais os principais concorrentes? Quais os principais benefícios e atributos da concorrência?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (143.8 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com