TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas FGV

Por:   •  5/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 4

        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo:

Aluno:

Turma: 2019

Introdução

A gestão da liderança é a chave para o sucesso ou fracasso de uma equipe, empresa ou até nação. O papel do líder como agente motivador e influente, pode mudar o pensamento e comportamento das pessoas ao seu redor.

Mas o que é um líder? Quando procuramos no dicionário, ou na internet, a definição de líder eis que temos as seguintes descrições:

  1. 1.indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros.
  2. 2. pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras.

Esses são conceitos, pois a liderença vai muito além disso. Ela é um exercício que todos podem e devem praticar, não só no seu ambiente de trabalho, mas no dia a dia. Todos nós somos agentes influenciadores e influenciáveis, por isso devemos tomar cuidado com o estilo de liderança que adotamos.

Temos que ter a consciência que, as vezes um estilo de liderança, pode não se encaixar com os liderados ou com o ambiente organizacional de determinada empresa. Por isso a liderança deve ser trabalhada e melhorada.

Diante das rápidas transformações que vem ocorrendo, a definição do papel que o líder deve desempenhar dentro das organizações, pode mudar de acordo com o ambiente organizacional da empresa e influências externas, por exemplo.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Na busca do aprimoramento como líder é importante conhecer e trabalhar os seus pontos forte e fracos. É difícil escolher qual o melhor estilo de lideraça, pois dependerá da situação.

Cada perfil de liderança tem suas vantagens e desvantagens o Coercitivo é o famoso chefe mandão, faça o que eu quero, pois eu quem mando aqui. Esse tipo pode ser bom quando, na equipe existem pessoas que não tem comprometimento, ou até mesmo responsabilidade com suas atribuições. O lado negativo é que por não ter uma relação aberta de diálogo e troca de ideias, pode desmotivar ou até instigar furor entre ele e a equipe.

Temos o líder democrático, aquele que adere a colaboração entre os membros da equipe e que sabe distribuir e delegar funções. Porém se for democrático demais, em situações de crise, pode aparentar ser duvidoso e indeciso.

O líder autoritário, é focado e exigente na realização das atividades, por essa característica pode ser exemplo de determinação para a equipe. Porém é insuficiente no desenvolvimento inter-pessoal e no feedback com seus funcionários.

Líder marcador de ritmo é uma pessoa que busca excelência demasiada em tudo que faz. Normalmente trabalha muito, e espera que os funcionários tenham o mesmo ritmo e dedicação que ele tem. Caracteristica positiva é que ele lidera pelo exemplo, pois é o primeiro a realizar as tarefas e incentivar a equipe, porém pode exigir mais do que a sua equipe tem a oferecer.

Líder paternal, é muito bom em resolver conflitos internos, valoriza as relações interpessoais pois acredita que as pessoas estão em primeiro lugar. O que em contrapartida é um também um aspecto negativo, pois pode deixar as necessidades da empresa em segundo plano.

O perfil líder treinador pode ser bem aplicado no setor de Rh por exemplo, pois busca desenvolver e motivar as pessoas a darem o seu melhor. Todavia, tende a presumir que todos os conflitos podem ser resolvidos com palestras e dinâmicas, e pode deixar a desejar em uma conversa mais aberta e prática.

Líder centralizador, é o oposto do democrático. Monopoliza as tomadas de decisões para sí, sem perguntar a opinião de sua equipe, e tem uma certa resistencia em transferir tarefas. É bom para liderar equipes jovens e pessoas indecisas. Contudo, pode desmotivar sua equipe, pois a mesma pode sentir que o seu trabalho não é bom o suficiente.

Liderança liberal pode ser aplicada em trabalhos de home office, por exemplo. Pois, o líder incombe ao funcionário a tarefa, e fica a disposição para o que eles precisarem. Dá autonomia para o funcionário, porém se não houver o devido acompanhamento das atividades, pode ser prejudicial para a equipe.

Aquela pessoa carismática e competente, nas atividades que realiza, é um exemplo de líder inspirador. Grandes personalidades, como Gandhi e Steve Jobs, são bons exemplos. Normamente estão a frente de equipes motivadas e maduras profissionalmente (não tem relação com a idade dos membros da equipe). Não precisa dar ordens, pois seus funcionários, sabem qual seu papel dentro da organização. Pode ter uma personalidade forte, e entrar em conflito com outros profissionais.

Quando pensamos na palavra visionário, o que vem a nossa mente é, uma pessoa além do seu tempo, que pensa no futuro. Líder visionário é alguém proativo e que está pensando no futuro, na criação de novos processos e projetos para ajudar e melhorar a empresa. Pode ter dificuldades com projetos de curto prazo e problemas imediatos do dia a dia.

Infelizmente os perfis mais tóxicos, como o autoritário, o coercitivo e o centralizador, ainda estão mais presentes dentro das organizações, fatores socio-culturais influenciam muito nisso. Porém com a democratização e diversidade dentro das empresas, outros perfis como o líder inspirador, o democrático e o liberal vêem crescendo nas corporações e na sociedade de um modo geral.

Considerações finais

Não há um só perfil de liderança ideal, e nós também não nos encaixamos 100% dentro de um deles. É importante que o líder desenvolva o autoconhecimento, para aprimorar seus pontos fracos, destacar os positivos e estar disposto a mudanças.

Exercendo as suas competências pessoais e interpessoais, para tentar atender as necessidades dos seus funcionários e juntos alcançarem o objetivo proposto. O líder não pode ser visto como inimigo, o que o papel de chefe por vezes transmite. Não podemos esquecer que, o grande papel da liderança é alcançar um objetivo comum, da melhor forma possível.

Referências bibliográficas

https://administradores.com.br/noticias/conheca-os-10-perfis-de-lideranca-mais-comuns

https://saiadolugar.com.br/perfil-de-lideranca/

https://www.ibccoaching.com.br/portal/conheca-o-perfil-do-lider-de-hoje-lider-democratico/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (202.2 Kb)   docx (965.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com