TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas - fgv

Por:   •  25/1/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 6

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de pessoas

Módulo:

Aluno: José Hermínio da Silva Filho

Turma: 0520_0_4

Introdução

A partir da busca de respostas ao questionamento de quais são as vantagens e desvantagens dos diferentes perfis de líderes, foi feita uma pesquisa bibliográfica, justificada pelo contexto social atual em que há grande necessidade da formação de líderes para gerir pessoas e recursos de forma sustentáveis.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

  1. PERFIS DE LIDERANÇA

Segundo Mello (2010) em ambientes corporativos encontraremos perfis diferentes de lideranças, e o estilo de liderança dependerá do perfil do líder, pois pode existir líderes mais liberais, aqueles que constroem laços com seus liderados, ou ainda pode existir aquele que é mais autoritário.

Ainda segundo Mello (2010) as personalidades dos líderes e suas formações podem ser fatores importantes para determinar o perfil de líder. Mello (2010) indica ainda que não é possível determinar qual é o melhor perfil, dependerá da atividade que tiver sendo prestada, do perfil da organização e do ritmo que deve ser implantado.

Albuquerque (apud Mello, 2010) coloca que um líder, mesmo tendo seu perfil definido, deve se adaptar a eventuais situações conforme pode ser visto na sua citação:

 Por exemplo, se a casa está pegando fogo e o líder for fazer uma eleição para ver se evacua ou não a sala porque entende que a liderança ideal é a democrática, ele será ineficaz em uma situação como esta. Nessa situação, o adequado é usar o estilo autoritário, ou seja, ter comando firme” (ALBUQUERQUE apud MELLO, 2010)

Mello (2010) informa que existe diversos tipos de liderança, ele lista dez perfis de líderes que são, liberal ou segundo Dias, laissez faire; democrático; autoritário ou segundo Chivenato (2014), autocrático; marcador de ritmo; paternal; treinador; centralizador; coercitivo; inspirador; e visionário.

  1. PERFIL DE UM LÍDER AUTOCRÁTICO


  1. Características

Seguindo informações de Menvie sobre a liderança autocrática, ou como liderança autoritário, esse líder tem como característica o controle absoluto na tomada das decisões e pouca colaboração dos comandados, uma vez que, líderes com perfil autocráticos tomam decisões baseados em suas convicções e julgamentos e não costumam aceitar conselhos dos seus liderados.

Ainda segundo informações de Menvie, as organizações que contratam líderes com o perfil autocrático precisam verificar onde ela ou ele podem ser mais úteis, pois assim como os demais perfis de liderança o perfil de liderança tem vantagens e desvantagens.

  1. Vantagens

Menvie explana que o autocrata tem vantagens em alguns casos, por exemplo, quando a decisão necessita de agilidade, pois como a decisão vem diretamente do líder, não haverá consulta para os demais membros.

Seguindo as informações de Menvie alguns projetos solicitam que a liderança seja forte para existir uma maior rapidez e eficiência.

Além disso Menvie indica que quando o líder é a pessoa com maior experiencia na organização ser autocrata pode ser um facilitador.

Completando as informações de Menvie a liderança autocrática tem vantagem em grupos pequenos, em casos que exista muita pressão.

  1. Desvantagens

Segundo Menvie as desvantagens do perfil autocrático podem ser aguçadas se ele estiver a frente de um grupo com alto nível de conhecimento e alto grau de experiência, pois pode desencorajar o pensamento coletivo, ignorar novas ideias e experiências, e abalar o moral dos comandados.

  1.  Exemplo de líder autocrático

Figura 1: Jair Bolsonaro

[pic 1]

 (FRANCO, 2017)

Segundo Franco (2017) um exemplo de autocrata, é o presidente do Brasil eleito nas eleições de 2018, Jair Bolsonaro. Franco explana ainda que o fato de vir de escola militar influencia no perfil de liderança de Jair Bolsonaro, vemos em Ferreira; Santos; Nasser; Johann (2017) que a liderança de militares é melhor atendida pelo perfil de liderança autocrático.

  1. PERFIL DE UM LÍDER DEMOCRÁTICO

  1. Características

Segundo Neto; Rezende; Moura (2017) o líder democrático é o líder que acompanha e estimula o debate entre os liderados. É o consenso da equipe que determinará as diretrizes para atingir os objetivos. A própria equipe decidirá com quem irá trabalhar e decidem as divisões das tarefas.

Segundo Maximiano (apud Neto; Rezende; Moura, 2017), quanto mais o líder permite a participação dos demais participantes do grupo mais será considerado democrático.

seguindo informações de Menvie, assim como o líder autocrático o líder democrático tem vantagens e desvantagens.

  1. Vantagens

Conforme pode ser verificado em Menvie as vantagens de um líder com perfil democrático é que os colaboradores terão uma maior satisfação por ter sensação de poder, aumenta a criatividade e inovação entre os participantes da grupo devido a participação da equipe, diminui o absenteísmo entre os colaboradores com maior comprometimento, constrói relacionamentos de confiança mútua com os comandados e o aumento da produtividade sendo resultado da força de trabalho voltada para solução.

  1. Desvantagens

Baseado nas informações de Menvie as desvantagens para o perfil de liderança democrática são: os lideres necessitam de profissionais maduros para compreender sua filosofia, e fica muito dependente de suas experiências, demorará em respostas que necessitam ser rápidas, uma vez que o resultado depende do consenso e esse consenso pode demandar um tempo precioso.ir um tempo valioso ao obter informações de pessoas que não estão de acordo. Além disso Menvie informa que os líderes poderão se sobrecarregar.

  1.  Exemplo de líder autocrático

Figura 2: Steve Jobs

[pic 2]

 (MAIOLI; BONELLA, 2018)

Segundo Maioli; Bonella (2018) um exemplo de um líder democrata é Steve Jobs. Como exemplo Redação em Alta (2016), informa que Steve Jobs contratou um profissional da área de negócios para ser o CEO Apple, pois ele não se considerava qualificado nesse tipo de atividade.

  1. PERFIL DE UM LÍDER LIBERAL

  1. Características

Tendo em vista informações de Neto; Rezende; Moura (2017) o líder liberal é aquele que menos participa das ações da equipe, seus liderados quase não o consultam nas decisões do grupo.

  1. Vantagens

Tendo como base informações de Retondo (2019), as principais vantagens do líder liberal é o fato dos funcionários terem alto nível de autonomia e independência o que traz um aumento significativo da motivação dos subordinados, como o profissional tem que agir sem apoio do líder cria uma maturidade e criação de especialistas.

  1. Desvantagens

Ainda segundo Retondo (2019), a falta de um líder pode causar desconforto em profissionais menos maduros, além disso pode amedrontar seus subordinados em ter muitas responsabilidades, conta-se ainda que pode existir atitudes equivocadas.

Retondo informa ainda que o fato de dar extrema liberdade aos seus comandados pode enfraquecer a liderança e causar confusão de papeis e responsabilidades.

  1.  Exemplo de líder autocrático

Figura 3: Margaret Thatcher

[pic 3]

(MAIOLI; BONELLA, 2018)

Segundo Maioli; Bonella (2018) um exemplo de um líder democrata é Margaret Thatcher. Para Maioli; Bonella (2018) Margaret Thatcher era uma líder liberal pelas suas crenças políticas, na qual pregava o liberalismo, ou seja, praticar a diminuição do estado e abertura da economia.

Considerações finais

Existem vários tipos diferentes de lideranças e não há um tipo que é possível definir como melhor, porém é possível enxergar que cada perfil se encaixa melhor em momentos distintos, sendo assim concluo que o líder ideal é aquele do dia a dia, pois cada situação irá solicitar um perfil de líder diferente, o mais interessante para um profissional é transitar entre os perfis de acordo com a necessidade.

Referências bibliográficas

CHIAVENATO, Idalberto. A Administração nos novos tempos:  os novos horizontes em administração. 3. ed. Barueri: Editora Manole, 2014.

DIAS, Elisângela. Liderança liberal. Disponível em:<https://www.dicionariofinanceiro.com/lideranca-liberal/#:~:text=A%20lideran%C3%A7a%20liberal%20%C3%A9%20caracter%C3%ADstica,por%20este%20tipo%20de%20l%C3%ADder.>. Acesso em 24 JUNHO. 2020.

FERREIRA, V. C. P.; SANTOS, A. R.; NASSER, J. E.; JOHANN, M. E. P. Gestão de pessoas na sociedade do conhecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2017.

FRANCO, Augusto. Por que podemos afirmar que Bolsonaro é um autocrata. 2017. Disponível em: <http://dagobah.com.br/por-que-podemos-afirmar-que-bolsonaro-e-um-autocrata/>. Acesso em 24 JUNHO. 2020.

MAIOLI, Silvio; BONELLA, Jéssica. Perfil de liderança. São Marcos, 2018. Disponível em:< http://site.facsaomarcos.com.br/anexo/forum-2018-08-28-5b8557fd1c5aaA%20P%20S%20%20Silvio%20e%20G%C3%A9ssica%20-%20Massairo.pdf> . Acesso em 24 JUNHO. 2020.

MELLO, Fábio Bandeira. Conheça os 10 perfis de liderança mais comuns. 2010. Disponível em:< https://administradores.com.br/noticias/conheca-os-10-perfis-de-lideranca-mais-comuns>. Acesso em 24 jun. 2020.

MENVIE. 10 características do líder autocrático: conheça os benefícios e desvantagens. Disponível em <https://menvie.com.br/lider-autocratico/>. Acesso em 24 jun. 2020.

MENVIE. Liderança democrática: características, vantagens e desvantagens. Disponível em <https://menvie.com.br/lideranca-democratica/#:~:text=O%20estilo%20de%20lideran%C3%A7a%20democr%C3%A1tica%20envolve%20sempre%20a%20tomada%20de,envolvam%20no%20gerenciamento%20das%20organiza%C3%A7%C3%B5es.>. Acesso em 24 jun. 2020.

NETO, Jordão Soares da Silva; REZENDE, Lucas Dias; MOURA, Cláudia Márcia Sá Martins. Estilos de liderança: Análise do perfil dos líderes sob a ótica dos liderados. Joinville. 2017. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_241_396_34481.pdf> . Acesso em: 24 de jun. 2020.

RETONDO, Lucas. Liderança Liberal: o que é e quais as vantagens e desvantagens? 2019. Disponível em: <https://blog.consultoriacoach.com.br/lideranca-liberal/>. Acesso em: 24 de jun. 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (470.4 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com