TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas - FGV

Por:   •  13/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 5

        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: MBA - Gestão Empresarial

Aluno: Vinicius Santos

Turma: 1019-9_6

Introdução

Nos dias atuais, é notório  o investimento das empresas  no desenvolvimento e capacitação de seus líderes. Sendo assim, é de suma  relevância a identificação de perfis de liderança e suas características para que seja possível o aprimoramento  de uma gerência  humanizada e voltada para as necessidades das equipes, melhorando o desempenho e a produtividade dos funcionários, assim  como as receitas das organizações.  

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Os traços da personalidade e do caráter de um líder, influenciam diretamente em seu perfil de liderança. A seguir, será apresentado os dez tipos de liderança mais comuns nas empresas nos dias de hoje, mostrando as suas vantagens e desvantagens.

1 – Coercitivo

Esse tipo de líder é o mais comum nas empresas, pois se trata do tradicional chefe. Suas características são de ser uma pessoa centralizadoras e individualista. As vantagens que esse perfil apresenta é saber trabalhar com pessoas que causam problemas e estão sempre em busca de resultados. Já as suas desvantagens são de transparecer medo e transmitir feedbacks negativos.

2 – Democrático

Esse tipo de líder busca a colaboração da sua equipe, fazendo uma gestão eficiente e colaborativa. Suas características são de manter a boa comunicação e demostrar confiança nos seus liderados. As vantagens desse perfil são de ser um motivador de equipes e um identificador talentos. Já seu ponto negativo é que ele pode apresentar dificuldades em tomar decisões.

3 – Autoritário

Esse tipo de líder, normalmente não é bem visto pelas empresas pois nos dias atuais existe uma preocupação em prezar pela genuidade. Suas principais características são de ser muito exigente, firme em suas ações e querer excelência em tudo. As vantagens atribuídas a esse perfil é de ser um bom motivador e mobilizar os objetivos da empresa. O ponto negativo é ser muito crítico e autoritário, não sendo um perfil que as empresas buscam atualmente.

4 – Marcador de Rítmo

O líder marcador de ritmo busca atingir altas performances e, quase sempre, sua vida gira em torno do trabalho, não sendo uma conduta saudável. Os pontos positivos desse perfil é não abandanoar a equipe ou o seu liderado quando surge qualquer tipo de problema e, seu lado negativo é não respeitar os limites individuais, gerando desmotivação e insatisfação para os liderados.

5 – Paternal

Já o líder partenal é aquela pessoa que busca construir grandes laços de amizades no seu ambiente de trabalho, trazendo uma relação afetuosa para a sua equipe. Seus pontos positivos é ser um grande mediador de conflitos e está sempre preocupado com o lado humano, colocando as pessoas em primeiro lugar. Seu lado negativo está em não se preocupar com resultados para a empresa e apresentar dificuldades em dar feedbacks.

6 – Treinador

Esse tipo de líder possui uma característica marcante de prezar pelo autoconhecimento, dedicando a maior parte do seu tempo no desenvolvimento de seus liderados. Seu ponto positivo é a rapidez de identificar os pontos forte e fracos das pessoas e poder criar um plano de ação para ajuda-los em seu crescimento profissional. O lado negativo desse perfil de líder é não ter muito diálago em situações adversas.

7 – Centralizador

O perfil centralizador é comum quando o líder tem pouco experiência no cargo, não conseguindo na prática tomar decisões e delegar tarefas. Sua vantagem está em liderar equipes com pouca experiência pois as atividades são centralizadas nele. As desvantagens estão justamente em não saber delegar tarefas, aumentando sua carga de trabalho, gerando uma desmotivação da equipe.  

8 – Liberal

O estilo de liderança desse perfil está voltado para equipes multidisciplinares que já atingiram um nível de maturidade alto, delegando poderes e tarefas aos membros da equipe e ficando a disposição sempre que necessário. O ponto positivo desse líder é de incentivar e dar espaço à criatividade, inovação e troca de conhecimento. Já sua deficiência está em algumas vezes não acompanhar o desempenho de sua equipe, fazendo com que os resultados fiquem comprometidos.

9 – Inspirador

O líder inpirador é conhecido por servir de exemplo para a equipe e todas os funcionários da empresa, devido ao seu alto nível profissional e bom desempenho.  Esse tipo de perfil se encaixa bem em equipe motivadas, sendo muito bom em delegar tarefas e ser justo com todos. Já seu ponto negativo está em não aceitar ouvir opiniões de seus comandados, principalmente de talentos e profissionais mais experientes devido ao seu próprio ego.

10 – Visionário

Por último, esse líder tem o perfil de deslumbrar o futuro da empresa com a criação de projetos e planos de crescimento. Por ser visionário, sua maior virtude está em identificar e descobrir talentos para a sua equipe. Já seus defeitos estão em não conseguir entregar uma tarefa num curso prazo e, também, achar dificuldade em manter a equipe motivada, pois nem todos concordam que o sucesso virá somente no futuro.

Considerações finais

Foi possível observar nos perfis apresentados uma grande diversidade de  peculiaridades, vantagens e desvantagens. Sendo difícil apontar qual o estilo de liderança é o ideal .

O temperamento da equipe, o momento da empresa, o projeto a ser gerido são os pontos cruciais  para a escolha do perfil adequado .

De acordo com James Hunter (2004, p.25), liderança é ’’a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum’’. Com essa enriquecedora idéia do autor, podemos concluir que o papel principal do líder da atualidade, independente de seu perfil, é conseguir unir os interesses individuais com os coletivos.

Referências bibliográficas

CONHEÇA os 10 perfis de liderança mais comuns. Administradores.com, 2010. Disponível em: <https://administradores.com.br/noticias/conheca-os-10-perfis-de-lideranca-mais-comuns>. Acesso em: 10 de Junho de 2019.

DRUBSKY, Luiza. Perfil de liderança: conheça os 10 tipos mais comum e descubra o seu! Saiadolugar,2019. Disponível em: <https://saiadolugar.com.br/perfil-de-lideranca/>. Acesso em: 10 de Junho de 2019

DEZ principais perfis de liderança: Saiba identificar o seu e aprenda com cada um deles. Grupo Skill, 2016. Disponível em: <https://blogskill.com.br/10-principais-perfis-de-lideranca-saiba-identificar-o-seu-e-aprenda-com-cada-um-deles-avaliacao-desempenho-climas-organizacionais-desmotivadores-brasil-necessidade-colaborador-motivacao-local-trabalho/#.Xc1-ny3Op7N>

HUNTER, James C. O Monge e o Executivo. Rio de Janeiro: Sextante, 2004

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (189.2 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com