TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Projetos FGV MBA

Por:   •  4/7/2021  •  Resenha  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

Anotações - Projetos

Módulo 1 - Apresentação

Projeto x Programa x Porfifólio

Unidade 1

- projetos são projetos desde sempre, apenas chamados de outros nomes

- projetos do sec 20~21 tem mais direcionamento e foco

- com a adoção de metodologia (PMI, PRINCE 2) tivemos muito mais sucesso pois se torna mais cientifico, antes éra emperismo

Unidade 2

PROJETOS

São exemplos de projeto:

produção de um filme;

implementação de painéis de energia solar;

ataques terroristas a Nova Iorque em 11 de setembro de 2001 e

lançamento da linha do Titanic, navio de passageiros britânico cuja viagem inaugural, de Southampton a Nova Iorque, ocorreu em 10 de abril de 1912.

Esses exemplos são considerados projetos porque compartilham três atributos básicos. Clique em cada um deles, a seguir, para entender como estão presentes em cada um dos exemplos apresentados.

O primeiro atributo é o da singularidade. Tanto rodar um filme quanto lançar uma nova linha de cruzeiros são, certamente, situações singulares nas suas histórias. Nenhum filme ou ataque terrorista é igual ao outro, o que faz de ambos projetos.

O segundo atributo, da temporariedade, também é perceptível nos quatro exemplos. O projeto de um filme pode, de fato, levar anos para ser desenvolvido, pois envolve desde a primeira ideia (original ou adaptada), até, efetivamente, a produção do filme e estreia nas salas de cinema. Essa temporariedade faz dele um projeto.

O mesmo ocorre com a implementação de painéis de energia solar. Tão logo haja a sua total instalação e o teste, o projeto é concluído.

Não menos importante é o terceiro atributo, o da progressividade. Em todos os quatro casos, há fases para as diversas entregas, até que, enfim, o projeto torna-se completo.

Em um filme, a concepção ou adaptação do roteiro é uma das primeiras etapas, assim como a fase de seleção dos atores e de outros membros da equipe que ficam por trás das cenas. A filmagem das cenas em si é um dos momentos centrais desse projeto, mas, após a sua conclusão, diversas outras fases são necessárias, como a edição, até que o filme seja lançado e exibido finalmente.

O mesmo ocorreu no projeto do Titanic: primeiramente, fez-se o projeto literal, em seguida construiu-se o navio e, finalmente, foi feita a comunicação da sua primeira viagem até os Estados Unidos. Infelizmente, esse projeto, como se sabe, não foi bem-sucedido, devido a inúmeros erros humanos e de concepção, além da interposição da natureza (iceberg). Todos os quatro projetos foram, evidentemente, realizados por pessoas e, devidamente, planejados e controlados.

Unidade 3

Trabalhos operacionais x Projetos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com