TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Gestão de Projetos FGV

Por:   •  20/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETO

Módulo: 6

Aluno: CAMILA DA SILVA E ALMEIDA

Turma: 4

Tarefa: EVENTO DA EMPRESA CCC

Características do projeto 

Trata-se de um evento cultural, que será promovido por uma grande empresa do ramo de vestuários, a CCC, que tem como principal objetivo impactar seu público com iniciativas nesta vertente e se destacar competitivamente investindo no Marketing Cultural.

A ideia é promover um evento musical em Porto Alegre, no Centro de Eventos FIERGS, onde eles reunirão no fim do ano algumas bandas de Rock que fizeram sucesso nos anos 80. Há uma parceria com algumas outras empresas de fast food, para garantir a oferta de alimentação durante o festival, mas a maior financiadora do evento é de fato a CCC.

Segundo o PMI, na sexta edição do PMBOK:

“Projetos são realizados para cumprir objetivos através da produção de entregas. Um objetivo é definido como um resultado a que o trabalho é orientado, uma posição estratégica a ser alcançada ou um propósito a ser atingido, um produto a ser produzido ou um servico a ser realizado. Uma entrega é definida como qualquer produto, resultado ou capacidade único e verificável que deve ser produzido para concluir um processo, fase ou projeto. As entregas podem ser tangíveis ou intangíveis.” (PMI, 2017, p.40)

Pensando nessas características, o evento pode ser considerado um projeto, já que apresenta um posicionamento estratétigo com objetivo bem definido, resultando na entrega de um produto intangível. Além disso, também segundo o PMI, o evento apresentará mais algumas características que reforçam a possibilidade de o chamarmos de “projeto”, como:

  • Tempo: para executarmos este evento, teremos que desenvolver atividades antes, durante e depois. Por mais que futuramente a Gestão da CCC decida que ele terá edições anuais ou semestrais, a cada execução deste evento teremos que dar “starts” e, mais à frente, encontraremos com o fim das atividades, que será justamente quando o objetivo deste festival for alcançado.

  • Singularidade: não há uma outra marca tendo a mesma iniciativa no Mercado. O resultado deste projeto será único e com foco total na realização do evento e no estreitamento de relacionamento entre a CCC e seu público.  
  • Progressividade: durante todo o processo de desenvolvimento, teremos etapas a serem executadas. E a cada fase, encontraremos novos processos (planejamento, execução, monitoramento). Há um progresso entre as atividades em todo o ciclo de vida do evento, fazendo com que tudo que foi inicialmente planejado seja executado e posteriormente encerrado.

E, por ser uma demanda fora da expertise matriz da empresa, a CCC se viu na necessidade de adquirir DT Produções, que servirá como uma incubadora e executora de todo o projeto. Como parâmetro, o  PMBOK  pode servir como norteador dos processos e fases do projeto, traçando uma melhor forma de colocar em prática os conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas necessárias para realização de um evento cultural de grande sucesso.

Os passos ali descritos foram testados e atestados por diversos especialistas no mundo inteiro e, se seguidos rigorosamente, diminuímos absurdamente as possibilidades de erros durante todo o projeto.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

FASES (CICLO DE VIDA)

PROCESSOS

JUSTIFICATIVA

INICIAR PROJETO

Elaboração da TAP

Fase para definir questões fundamentais para a realização de qualquer plano.

Aqui será definida a visão e os objetivos do projeto, além de ser o momento onde criaremos a documentação do modelo de negócios. A Fase de iniciação será concluída após a elaboração do “Termo de Abertura do Projeto”.

Identificar as Partes Interessadas

Sequenciar Atividades

Planejar Gerenciamento do Escopo

Criar EAP

ORGANIZAÇÃO E PREPARAÇÃO

Desenvolver Cronograma

Nesta fase planejaremos todas as atividades para que cnsigamos atingir os objetivos criados na fase de inicial. É nesta fase que começamos a formar o Escritório de Negócios, mobilizando pessoas e se preparando para a próxima fase.

Determinar o Orçamento

Planejar o Gerenciamento de Qualidade

Reaizar Análise Qualtitativa dos Riscos

Realizar Análise Qualitativa dos Riscos

Planejar Gerenciamento de Comunicações

Planejar Gerenciamento de Recursos

EXECUÇÃO DO TRABALHO

Controlar Cronograma

Após definir claramente o escopo e planejar todo o projeto, iniciamos a fase pragmática: a execução do projeto. É nesta etapa que colocaremos em prática tudo o que foi planejado e onde as entregas e resultados começam a serem entregues.

A fase de execução do trabalho é basicamente a entrega e o controle do escopo, custos, qualidade, riscos e de possíveis alterações no projeto. A cada processo finalizado e e nova entrega feita, ações de monitoramento e controle são essenciais para garantir a assertividade do projeto.

Controlar Custos

Controlar Qualidade

Adiquirir Recursos

Desenvolver e Gerenciar Equipe

Orientar e Gerenciar o trabalho do Projeto

Validar Escopo

Gerenciar as Comunicações

Implementar Respostas a Riscos

Realizar o Controle Integrado de Mudança

ENCERRAMENTO DO PROJETO

Encerrar Projeto

Momento da entrega do ProDuto Final. Esta fase vem acompanhada com a desmobilização da equipe e com o fim dos contratos dos fornecedores. Além disso, o relatório final deve conter o "Documento de Lições Aprendidas", afim de avaliar todo o desempenh durante este Projeto e sinalizar possíveis mehorias para Projetos futuros.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (394.4 Kb)   docx (821.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com