TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Projetos FGV

Por:   •  6/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Gestão de Projetos

Módulo: Atividade Individual

Aluno: Paulo Cesar Cerento de Lyra

Turma: 0519-9_2

Tarefa:

Características do projeto 

O Projeto tem algumas características, as quais o definem bem.

Segundo VELOSO o projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único, ou seja, um projeto deve ser:

Singular – Nenhum ser igual ao outro;

Temporaridade – Projeto se concluí em um determinado tempo e

Progressividade – Existem fases para diversas entregas durante o ciclo de vida do projeto.

 

Outra definição seria a seguinte:

“O conceito de projeto pode ser definido como um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado, são atividades ou empreendimentos que tem início e fimprogramados, devendo resultar em um serviço ou produto final” (MARCONDES,2016)

Sendo assim, fica claro que o evento que a CCC está propondo trata-se de um projeto, pois atende as características básicas de um projeto.

- Trata-se de um evento único, que tem seus objetivos, dificuldades e etc., um show com algumas bandas em Porto Alegre.

- Existe um prazo definido de execução do mesmo, pois haverá a organização, a execução do evento e seu encerramento, com isso mostra que há temporaridade.

- Tem como objetivo criar um serviço único, que é promover um grande evento musical em Porto Alegre.

Com essas características fica evidente que a organização desse evento é um projeto e que deve ser encarado como tal.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

Segundo MOURA (2017), um evento também envolve um processo de planejamento que está relacionado com suas diversas fases, para a melhor execução e organização desse projeto iremos dividir o mesmo nas seguintes fases, conforme indicado:

- Pré-Evento – Etapa que serão traçadas as metas, estabelecidos os parâmetros, equipe a se contratada e elaboração do planejamento, afim de atender a todos os objetivos do projeto;

- Evento – realização do evento, contando desde a preparação do local para o dia da festa bem como a coordenação do show propriamente dito e

- Pós-Evento – Desmobilização do evento, fechamento de contas, pagamento de fornecedores e apresentação dos resultados;

“O gerenciamento de projetos se fundamenta em processos, ou seja, em grupos de ações e atividades inter-relacionadas e sobrepostas. ” (VELOSO, 2019). Assim as fases se utilizam de diversos processos afim de garantir e auxiliar no fluxo do projeto ao longo de seu desnvolvimento, que são formadas por atividades inter-relacionadas.

Sendo assim, em cada fase teremos alguns processos que auxiliarão nesse fluxo mais eficaz, a seguir listamos alguns processos essenciais em cada uma das fases:

Pré-evento:

Identificar as partes interessadas, desenvolver o termo de aertura do projeto, desenvolver o plano de geencoamento do projeto, planejar o gerenciamento do escopo, coletar os requisitos, definir o escopo, criar EAP, Planejar o gerenciamento do cronograma , definir as atividades, sequenciar as atividades, estimar os recursos da atividade, estimar a duração da atividade, desenvolver o cronograma, planejar o gerenciamento dos custos, estimar custos, determinar o orçamento, planejar o gerenciamento da qualidade, planejar o gerenciamento dos recursos, planejar o gerenciamento das comunicações, planejar o gerenciamento dos rsicos, identificar os riscos, realizar análise qualitativa dos riscos Planejar as respostas aos riscos, planejar o gerenciamento das aquisições, planejar o gerenciamento das partes interessadas, orientar e gerenciar o trabalho do projeto, mobilizar equipe do projeto, desenvolver equipe do projeto, gerenciar comunicações no projeto e validar escopo;

Evento:

Gerenciar comunicações do projeto, conduzir as aquisições, gerenciar o envolvimento das partes interessadas, monitorar e controlar o trabalho do projeto, realizar controle integrado de mudanças, controlar escopo, controlar o cronograma, controlar os custos, controlar a qualidade, contorlar as comunicações, controlar os riscos, controlar as aquisições e contorlar o envolvimento das partes interessadas.

Pós-Evento:

Encerrar o projeto ou fase e encerrar aquisições.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

As empresas de um modo geral estão cada vez mais estruturando os processos de gestão de projetos, para assim garantir que seus projetos sejam gerenciados dentro de um custo, qualidade, prazo e escopo pré-definido, porém as estruturas das organizações são de diversas formas, dependendo muito da forma que a organização conduz os seus projetos.

Segundo Nicholas e Steyn (2012), citado por Valle, André, “não existe um tipo melhor de estrutura organizacional, pois as estruturas se desenvolvem através de uma combinação de respostas planejadas e evolutivas aos problemas que surgem diariamente”

Dentro os tipos de estrutura organizacional vamos citar três, bem como suas principais características:

Funcional – Autoridade do Gerente é pequena ou nenhuma, disponibilidade de recursos é pequena ou nehuma, quem administra o orçamento é o gerente funcional, o gerente do projeto tem dedicação em tempo parcial e a equipe administrativa em gerenciamento de projeto em tempo parcial.

Matricial – Autoridade do Gerente é baixa a moderada, disponibilidade de recursos é baixa a moderada, quem administra o orçamento é o gerente funcional e o gerente de projeto, o gerente do projeto tem dedicação em tempo total e a equipe administrativa em gerenciamento de projeto em tempo parcial ou total.

Projetizada – Autoridade do Gerente é alta, disponibilidade de recursos é alta, quem administra o orçamento é o gerente do projeto, o gerente do projeto tem dedicação em tempo total e a equipe administrativa em gerenciamento de projeto dedicação em tempo total.

CCC é uma empresa que atua no ramo de atacado de roupas, sendo uma forte rede de loja de roupas com diversos representantes pelo Brasil, com essas características esse tipo de empresa tem mais trabalhos /atividades operacionais de projeto, sendo assim a estrutura para a CCC deve ser Funcional ou Matricial Fraca.

A DT Produções, empresa incubadora e executora de eventos, é caracterizada como uma empresa que sempre estará executando diversos projetos (eventos), sendo assim a melhor estrutura, conforme visto anteriormente é a estrutura projetizada ou matricial forte.

Referências bibliográficas

MOURA, Marcus – A Gestão de Projetos na Produção de Eventos – 2017 – https://uvagpclass.wordpress.com/2017/09/05/a-gestao-de-projetos-na-producao-de-eventos/ – acesso em: 21/06/2019.

Valle, A. et al. Fundamentos do gerenciamento de projetos. 3. ed. Rio de Janeiro : Editora FGV, 2014

MARCONDES, José – Conceito de Projeto Oque é? Definição, Características, Aplicação – 2016 – https://gestaodesegurancaprivada.com.br/conceito-de-projeto-o-que-e-definicao/ – acesso em: 20/06/2019.

VELOSO, Lorena. Gestão de projetos. Rio de Janeiro: FGV online, 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (345.6 Kb)   docx (818.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com