TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão por Processos

Por:   •  22/2/2023  •  Resenha  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 5

Com o mundo cada vez mais voltado para era digital, é esperado que surja a fase de adaptação em relação às transformações que ocorrem. Visto que existe uma alta demanda de atividades, regras e normas para se gerenciar, é comum deparar-se com problemas de difícil solução, mas que poderiam ser otimizados. Um ponto interessante que ajudaria na resolução desses problemas é o gerenciamento de processos de negócios, ou Business Process Management (BPM), que tem como objetivo compreender todo o trabalho executado para entregar um produto ou serviço do processo, independentemente de quais áreas funcionais ou localizações estejam envolvidas.

O BPM é um conjunto de boas práticas de gerenciamento que foi desenvolvida com o objetivo de organizar, facilitar e automatizar processos organizacionais, garantindo assim que os processos sigam de forma planejada. Um de seus pontos de crítica é a distinção entre processos e atividades, além do fluxo de processo e fluxo de trabalho. A partir disso, é importante ressaltar que as atividades representam a disposição física do trabalho efetivamente realizado e a forma de fazê-lo. Já os processos representam uma composição lógica dessas atividades.

Para compreender BPM, é necessário compreender o significado de processo de negócio. Nesse contexto, um “processo de negócio” é um trabalho que entrega valor para os clientes ou apoia/gerencia outros processos. Esse trabalho pode ser de ponta a ponta, interfuncional e até mesmo Inter organizacional.

Os processos são compostos por atividades inter-relacionadas que solucionam uma questão específica, nas quais estas atividades são governadas por regras de negócio e vistas no contexto de seu relacionamento com outras atividades para fornecer uma visão de sequência e fluxo. Os processos de negócio podem ser divididos em três tipos: processo primário, tipicamente interfuncional ponta a ponta e que agrega valor diretamente ao cliente. São frequentemente referenciados como processos essenciais ou finalísticos, pois representam as atividades essenciais que uma organização executa para cumprir sua missão; processo de suporte, que vai prestar suporte aos processos primários, assim como também para outros processos de suporte ou de processos de gerenciamento. Esse tipo de processo entrega valor a outros processos, não diretamente aos clientes. Ainda que associado a áreas funcionais, frequentemente são interfuncionais; por último, processo de gerenciamento, que tem o propósito de medir, monitorar, controlar atividades e administrar o presente e futuro do negócio. Assim como o processo de suporte, também não agregam valor aos clientes diretamente, mas são necessários para assegurar que a organização opere de acordo com seus objetivos e metas de desempenho.

O presente trabalho tem como finalidade definir conceitos vistos no BPM, além de expandir a outras áreas de conhecimento correlacionadas. Também aborda a importância do gerenciamento de desempenho de processos para as empresas e, como podemos utiliza-lo para comparar decisões e desempenho e obter vantagem em um possível cenário competitivo.

A prática de BPM pode ser definida como um conjunto de valores, crenças, lideranças e cultura, que formam os alicerces do ambiente no qual uma organização opera, assim guiando a estrutura organizacional. Uma vez que a organização fornece oportunidade de discussões abertas para o crescimento pessoal de seus profissionais, isso acaba refletindo positivamente na relação externa com clientes e comunidade no geral.

O compromisso com o valor do processo e do cliente é o alicerce da prática BPM. Essa prática também requer um amplo comprometimento da organização, uma vez que enquanto organizações tradicionais são centradas em funções de negócios (vendas, marketing, finanças e produção), o gerenciamento de processos de negócio ponta a ponta cruza essas fronteiras. Implicitamente, as organizações que conseguem uma implementação bem sucedida do BPM, terão a capacidade de gerenciar seus processos de negócio de forma eficiente e eficaz.

Logo, gerenciar o negócio por processos requer que medidas, métricas e indicadores de desempenha estejam disponíveis para monitorar os processos de forma que estes atendam às metas. A partir do gerenciamento de desempenho de processos, é possível indicar o gerenciamento tanto do nível de fluxo de processo (interfuncional) quanto em nível de fluxo de trabalho (intrafuncional).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com