TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DE FERRAMENTAS TECNOLOGICAS PARA O ARMAZEM DE UMA ORGANIZAÇÃO

Por:   •  21/5/2015  •  Resenha  •  2.469 Palavras (10 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 10

Tema: Armazenagem

Titulo: A IMPORTANCIA DE FERRAMENTAS TECNOLOGICAS PARA O ARMAZEM DE UMA ORGANIZAÇÃO

Objetivo: Mostra-se as mudanças e as melhorias causadas pela inovação e inclusão de ferramentas tecnologicas.

Justificativa: Quando se fala ferramentas logisticas, refere-se a uma maneira mais apropriada de administrar o armazenamento, neste projeto iremos abordar ferramentas como Just in Time, Kambam, mostrando seus beneficios como redução de custos, problemas internos e garantindo a eficiencia no setor organizacional.

Referencia Teórica:

http://estudandologistica.com.br/armazenagem-2/definicao-de-armazenagem-ou-estocagem

http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-importancia-da-armazenagem/62513/

http://negocios.maiadigital.pt/hs/sector_actividade/armazenagem/caracterizacao/esboco

BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial. São Paulo: Atlas, 1993. PLT

Matemática Financeira e Analises das Demonstrações.

Logística Integrada. Apostila do SENAC Eba. Controle de Estoque de matérias-primas

Ballou, Ronald. H Logística Empresarial São Paulo; Atlas, 1993. PLT

https://amarildonogueira.com.br Ferramentas de logistica

Administração: Teoria,processo e prática, Chiavenato Idalberto - PLT

MARTIN, D. (2002) - Central de Distribuição: A Automação como Fator Competitivo. Disponível em:

<http://www.guiadelogistica.com.br>. Acesso em: abr. 2002.

FLEURY, P.F.; WANKE, P. & FIGUEIREDO, K.F. (2000) - Logística Empresarial: A Perspectiva Brasileira.

Atlas. São Paulo.

Capítulo 1 - Conceitos e Definições

Armagenagem é definido como “espaço para guardar materiais”, uma forma já conhecida pelo Homem desde, quando ainda era nômade e passou a viver de um modo sedentário realizando praticas agrícolas de subsistência e criação de animais.

Com o aumento da prática agrícola e a demanda do consumo de produtos ouve-se, a necessidade de criação de espaços destinados ao armazenamento e consequentemente a descoberta do transporte com o uso do animal, de forma a transportar suas mercadorias para outras cidades.

Com a Revolução Industrial, e a invenção da máquina a vapor em 1776, surgiu o crescimento dos níveis de produção e circulação de mercadorias tendo em vista à necessidade de locais mais apropriados destinados a conservação de matérias- primas, produtos acabados e semiacabados.

Assim foram surgindo os armazéns, atendendo as necessidades de algumas organizações guardando mercadorias de forma apropriada, em local estrategico para facilitar movimentação, preservando as características dos produtos e facilitando a circulação e distribuição dos mesmos.

Hoje pode-se definir que a missão da armazenagem é um conjunto de funções como recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação em um processo de quantidade, qualidade, oportunidade e preço. Em alguns casos este espaço não é bem aproveitado, podendo transformar-se em um local onde as pessoas ficam perdidas, trazendo aumento de custos devido à movimentação inadequada dos materiais.

Ao longo dos anos, muitas ferramentas logísticas estão sendo criadas para auxiliar e reduzir a necessidade de um armazem grande e alta concentração de materiais armazenados, auxiliando as organizações de forma eficaz, além de mostrar como as ciencias aprendidas até agora também contribuem para que isso aconteça.

As ferramentas logísticas são uma maneira apropriada de administrar o armazém de uma organização, analisando qual delas se aplicará melhor com a realidade da empresa.

Não adianta termos os melhores softwares se não tivermos as ferramentas para nos auxiliar e colaboradores treinados e qualificados para manuseá-las.

O sistema SCM - Supply Chain Management é utilizado para coordenar e o gerenciamento do fluxo de materiais e informações, acompanhando toda a atividade da empresa desde o recebimento até a entrega no destino final.

Muitas empresas já trabalham com o SCM, e vem obtendo resultados significativos:

• Redução de custos.

• Cumprimento no prazo de entrega, garantindo a satisfação dos clientes

• Aumento na eficiência operacional

• Armazenagem focada com a realidade da empresa

As ferramentas logísticas são filosofias de trabalho que auxiliam as organizações para a otimização do SMC.

O Just in Time é uma filosofia que significa “no tempo justo”, ou seja, a mercadoria é entregue no tempo certo, no local certo e na quantidade certa, assim pode-se eliminar parte ou totalmente a armazenagem desse objeto.

O JIT é considerado uma ferramenta que inclui aspectos de administração de materiais, gestão de qualidade, arranjo físico, organização do trabalho entre outros.

O Kanban é uma técnica que tem como premissa básica o JIT, esse método é utilizado com cartões coloridos colocados em envelopes a vista de todos os envolvidos. Existem dói tipos diferentes de cartões:

• Kanban de requisição

• Kanban de ordem de produção

O Kanban de requisição detalha a quantidade que será necessária retirar no armazém para abastecimento, enquanto o Kanban de ordem de produção determina a quantidade de um item para a produção.

Esses cartões irão circular entre os setores de produção e armazenagem da empresa, fornecendo informações de retirada de matéria prima e produção, trabalhando em equilíbrio e favorecendo o método de produção JIT.

O Cross docking é um método que movimenta os produtos de um fornecedor através de um CD (Centro de distribuição), sem armazenar o produto por um longo período.

Para melhores resultados são utilizados sistemas de dados de identificação e informação de produtos pelo código de barras, além disso, a existência de softwares de gerenciamento de armazenagem para coordenar o intenso e rápido fluxo de produtos entre as docas garantem a qualidade do processo.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com