TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIVERSAS GERAÇÕES LIDAM COM AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS .

Por:   •  24/10/2017  •  Artigo  •  2.015 Palavras (9 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 9

COMO AS DIVERSAS GERAÇÕES LIDAM COM AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS


HOW VARIOUS GENERATIONS DEAL WITH TECHNOLOGICAL TOOLS IN FINANCIAL INSTITUTIONS

Resumo–O objetivo desse artigo é analisar como as diversas gerações lidam com as ferramentas tecnológicas em instituições financeiras, para aferirmos o comportamento dos clientes devido a tantas mudanças neste setor.

A tecnologia desempenha um papel significativo para a sociedade e requer um conhecimento mais amplo das organizações. Para terem uma posição de suma importância no cenário atual é necessário entender a mudança do sistema bancário e como isso pode influenciar no comportamento dos clientes que utilizam do mesmo. Baseado neste estudo as instituições poderão ter acesso ao perfil dos consumidores, deste modo, saberão a melhor forma de comercializar seus serviços digitais.

Com a decorrência da competição do mercado e o aumento da valorização das necessidades dos clientes, muitas empresas têm recorrido às políticas de gestão da qualidade como forma de garantir a satisfação dos seus clientes, onde o Sistema da Qualidade deve prever um ciclo, entre planejar o que vai ser feito, registrar os procedimentos e fluxogramas, fazer o que se planejou, relatar os resultados e com os resultados em mãos, adotar ações corretivas para o caso de não conformidades.

Palavras-chave:Instituições financeiras. Digital.Mudança.

Abstract -The purpose of this article is to analyze how the various generations deal with the technological tools in financial institutions, to measure the behavior of the clients due to so many changes in this sector.

Technology plays a significant role for society and requires a broader knowledge of organizations. To have a position of paramount importance in the current scenario is necessary to understand the change of the banking system and how this can influence the behavior of customers who use it. Based on this study, the institutions will have access to the profile of consumers, so they will know how best to market their digital services.

As a result of market competition and increased customer needs, many companies have resorted to quality management policies as a means of guaranteeing their customers' satisfaction, where the Quality System must foresee a cycle between planning the Which will be done, record the procedures and flowcharts, do what was planned, report the results and with the results at hand, take corrective actions in case of no conformities.

Keywords: Financial Institution. Digital. Change.

I. INTRODUÇÃO

A tecnologia bancária brasileira tem sido na atualidade referência mundial, onde seu aprimoramento foi promovido ao longo de quase cinco décadas. O que permitiu as instituições desse âmbito oferecer seus serviços a toda população brasileira, de todas as classes.

O sistema bancário alavancou diante das inovações, onde trouxe uma visão de futuro e se tornou pioneira no segmento da “Era Digital”.

A função dos bancos nessa nova “era” é aumentar a complexidade referente ao processamento dos sistemas internos, aumentando a competitividade do mercado em meio a inovação e modernização do setor. Essa mudança impacta diretamente na percepção do consumidor. Sendo assim é preciso analisar as gerações para compreender como a evolução bancária digital tem afetado o comportamento dos clientes.

Como parâmetro tem-se quatro gerações para estudo e comparação da evolução tecnológica, classificadas como “Baby Boomers”, “Geração X”, “Geração Y” e “Geração Z”.

A primeira geração conhecida como “Baby Boomers” viveram em um mundo pós-guerra, essa geração nasceu entre 1920 – 1940. Esta época foi marcada por pouca informação tecnológica, onde os processos aconteciam de forma manual.

A segunda geração conhecida como “Geração X” nasceram entre 1965 – 1980, geração que viu surgir computadores, internet, celulares, etc. e com ênfase no mercado de trabalho.

A terceira geração conhecida como “Geração Y” foi a primeira geração verdadeiramente globalizada, diferente da Geração X, a Geração Y já nasceu com tudo, celulares, computadores, TV a cabo. Uma geração que cresceu em ação, acostumado com tarefas múltiplas. Jovens que estão sempre em busca de oportunidades e desafios maiores, visando o crescimento profissional.
A última geração conhecida como “Geração Z” é considerada nativos digitais, nascidos entre 2000 – 2015. Época conhecida como expansão exponencial da internet e suas tecnologias, sendo um grupo de múltiplas oportunidades de aprendizagens. Não acostumados com a rotina, não aceitam que sua carreira seja monótona e apesar de não utilizarem tanto dos serviços bancários, é a geração futuro.

No cotidiano e nas últimas décadas tem-se presenciado grandes mudanças nesse campo de World Wide Web (sistema de documentos em hipermídia que estão interligados e executados na Internet) e, com a evolução do mundo digital também são notáveis o crescimento e a competitividade do mercado em meio a inovação e modernização do sistema.

O que antes era concepção em educação como processo de desenvolvimento individual, atualmente há ideias universalmente comuns. Independente da idade tem-se a necessidade de aprender a qualquer momento, é um leque de inovação que nunca acabará em um único conceito.

Considerando todas as mudanças que apresentaram ao longo dos tempos, como as gerações se comportam diante dessas mudanças?

Com a decorrência da competição do mercado e o aumento da valorização das necessidades dos clientes, muitas empresas têm recorrido às políticas de gestão da qualidade como forma de garantir a satisfação dos seus clientes.

O Sistema da Qualidade deve prever um ciclo, entre planejar o que vai ser feito, registrar os procedimentos e fluxogramas, fazer o que se planejou e relatar os resultados e com os resultados em mãos, adotar ações corretivas para o caso de não conformidades.

Sabendo-se que a gestão da qualidade pode servir de um verdadeiro recurso estratégico para as empresas se houver compromisso da gestão e envolvimento dos colaboradores, é necessário a abordagem e desenvolvimento de estratégias para analisar e considerar algumas preocupações atuais, como as transformações sociais e políticas, que exaltam a necessidade de incentivar a inovação nos produtos e processos, estimular o empreendedorismo, reconhecer a crescente importância da responsabilidade social da empresa e implementar sistemas de gestão da qualidade, otimizando os recursos já existentes nas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (268.2 Kb)   docx (85 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com