TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO: UM ESTUDO DE CASO NA PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL XAVIER CHAVES/MG

Por:   •  12/8/2018  •  Monografia  •  8.429 Palavras (34 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 34

INTRODUÇÃO

A motivação para o trabalho, em qualquer organização, seja ela pública ou privada, é um fator de desafio para o gestor. Mudanças neste ambiente são constantes e levam os líderes a repensarem-no e estruturarem-no de forma a priorizar a satisfação, visto que para apresentar resultados relevantes são necessários trabalhadores motivados, uma vez que assim terão maior envolvimento e comprometimento em suas tarefas.

Na administração pública a motivação dos funcionários é ainda mais complexa, pois envolve peculiaridades próprias da gestão pública como a preocupação com o social. Apesar das vantagens já estereotipadas pela população, seja pela estabilidade oferecida, ou pela remuneração, nem sempre o trabalho realizado pelo servidor público é merecidamente reconhecido afetando os mesmos no que diz respeito à satisfação na prestação do serviço.

Assim, o problema de pesquisa traz a seguinte questão: qual a importância da motivação sobre os colaboradores na prestação do serviço público municipal?

O tema escolhido é justificado pelo interesse em desmistificar a atuação dos colaboradores na prestação do serviço público e verificar, através de estudo de caso, se os funcionários públicos municipais da cidade de Coronel Xavier Chaves, MG, se sentem motivados na prestação do serviço, pois considerando que grande parte destes são atraídos pela segurança e estabilidade oferecidas pelos cargos, a satisfação, muitas vezes, é esquecida e pode prejudicar os resultados esperados pela sociedade.

A motivação dos funcionários é preponderante para alcançar os resultados esperados pela empresa, já que para a realização de um serviço com comprometimento e eficiência, é fundamental que os mesmos estejam bem estruturados, comprometidos em suas tarefas e metas sociais. O estudo em questão trará informações para acadêmicos e para quem mais possa se interessar pelo tema, como fonte de pesquisa e para administradores que queiram atuar na área pública como forma de conhecimento sobre a motivação do funcionário público municipal e a relevância desse fator para os resultados administrativos sociais.

Com este intuito, a pesquisa tem como objetivo geral analisar a importância do fator motivacional para o bom desempenho do trabalho desenvolvido pelo funcionário público municipal. E, através dos objetivos específicos, conceituar motivação, apresentando o ciclo motivacional e as principais teorias motivacionais; demonstrar a importância de um ambiente de trabalho motivado nas organizações; definir Administração Pública e suas peculiaridades; apresentar um estudo de caso na Prefeitura Municipal de Coronel Xavier Chaves para verificar a motivação do funcionário público na sua prestação de serviço e, também, no alcance de resultados institucionais.

O trabalho monográfico será dividido em duas etapas, onde na primeira será feita uma revisão bibliográfica para conceituar e explanar sobre motivação e suas principais teorias, administração e serviço público e suas particularidades; através de livros que versem sobre o tema, bem como artigos científicos e de internet, matérias em sites especializados, jornais, revistas e periódicos. Já na segunda etapa será feito um estudo de caso na Prefeitura Municipal de Coronel Xavier Chaves, MG, através de questionário aplicado aos funcionários, de diferentes setores da prefeitura, como forma de analisar o grau de satisfação do servidor público municipal e a relevância social originada pela motivação dos mesmos ao realizar o trabalho visando responder ao problema de pesquisa desta monografia.

O primeiro capítulo conceitua Motivação sob a visão de diversos autores e explana sobre as principais teorias motivacionais, bem como a importância da motivação no ambiente de trabalho.

O segundo capítulo define Administração Pública, apresentando suas modalidades com ênfase no papel do gestor perante seus colaboradores. Aborda ainda o embate entre a prestação do serviço e o estresse do servidor público, e como esse fator pode influenciar nos resultados da administração pública.

No terceiro capítulo é apresentado o método adotado para elaboração do estudo de caso, a história da instituição pesquisada, assim como os resultados obtidos através do estudo de caso desenvolvido na Prefeitura Municipal de Coronel Xavier Chaves.

  1. MOTIVAÇÃO: TEORIAS E INFLUÊNCIAS NO CLIMA ORGANIZACIONAL

Este capítulo abordará a motivação apresentando suas principais teorias motivacionais, bem como destacará sua importância no ambiente de trabalho, e o papel do gestor frente aos colaboradores para garantir melhor desempenho organizacional.

1.1 Conceituando Motivação

As empresas atuais investem cada vez mais no capital humano [1]como fonte de crescimento e rendimento empresarial. De acordo com Vergara (2006, p.43) “as empresas precisam de pessoas motivadas para que o tão propalado binômio produtividade-qualidade aconteça”. Pessoas são partes integrantes e primordiais no desenvolvimento das organizações e, assim, é importante que os administradores estimulem a motivação dos funcionários.

Motivação é uma propulsão pessoal, intransferível, intrínseca e estimulada por fatores externos, que conduz as pessoas a buscarem atingir metas, a satisfazerem suas necessidades. Assim, segundo Gil (2009, p. 202) “Motivação é a força que estimula as pessoas a agir e tem origem nas necessidades não satisfeitas”. Com o que concorda Vergara (2006, p. 42): “[...] motivação é uma força, uma energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa [...]”.

Já para Chiavenato (2003, p. 63), apesar da complexidade ao definir motivação, de forma geral, motivação é tudo que impulsiona o comportamento das pessoas, ou dá origem a tal comportamento.

Robbins (2009, p. 132) define ainda motivação como: “o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa, para o alcance de determinada meta”.

A pessoa se motiva por razões diversas em busca da satisfação de suas necessidades o que leva a motivar um indivíduo, não será necessariamente motivador para outro. Para Gil (2009, p. 202), A motivação é consequência de necessidades não satisfeitas. Essas necessidades são intrínsecas às pessoas e o líder deve trabalhar como um agente estimulador. Considerando as diferenças individuais, percebe-se que determinar fatores de motivação é complexo, pois não existe um padrão determinado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.6 Kb)   pdf (362.4 Kb)   docx (57.2 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com