TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: Prefeitura Municipal de Ilhéus

Por:   •  29/10/2019  •  Exam  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ[pic 1]

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ESTUDO DE CASO- Prefeitura Municipal de Ilhéus

Maricélia Almeida

ILHÉUS- BAHIA

2017

Estudo de caso

A prefeitura de Municipal de Ilhéus é uma empresa pública localizada na Avenida Brasil, Bairro Conquista, CEP:45650-270. 

A estrutura organizacional da empresa é constituída pela administração centralizada, onde o prefeito da cidade está alocado; contém 13 secretarias; e a administração descentralizada, da qual a Polícia, Samu e Defesa Civil fazem parte. Dentre o total de secretarias citadas, existe a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável na qual o setor de Controladoria- Licenciamento de Obras Particulares (LOP) está inserido.  Esse setor está localizado no Anexo da empresa que fica no endereço Rua Prado Valadares, 147-Centro, Ilhéus, em que seu horário de funcionamento é de 08 às 12hs e de 13 às 18hs.

O LOP é composto por 1 (uma) arquiteta, responsável pelo setor; 2 (dois) topógrafos; 1 (um) analista de inscrição comercial; 1 (um) analista de certidão de habitabilidade; 1 (um) técnico de edificações; 2 (dois) recepcionistas e 5 (cinco) estagiários. Nesse setor, os funcionários trabalham com a análise de processos voltados para construção civil, executando levantamento topográfico, fazendo controle do Uso do Solo,  emitindo alvará e licença para construção e executando Planejamento Urbano de Habitação. Todos esses processos são físicos e, assim, existe um grande volume de papel no local.

 A primeira impressão que se tem ao chegar no setor é de um local sem organização. Os móveis ali dispostos estão velhos, quebrados, cadeiras sem encosto. Em relação ao estoque dos arquivos, não existia um padrão de arrumação, tornando-o desorganizado. O ambiente possui um layout físico muito mal aproveitado. Existia uma sala com vários armários contendo arquivos com mais de 20 anos, cadeiras, mesas empilhadas, e caixas com documentos importantes ali depositados.

No local, existe um sistema interno que possibilita a localização do processo, quando inserido o número correspondente a ele. No entanto, esse sistema está desatualizado, assim, não era possível a localização por este meio e com isso a procura deve ser feita olhando todos os armários, prateleiras e mesas e, dessa maneira, existia muito tempo perdido.

1 INTRODUÇÃO

 Histórico do aluno como estagiário na empresa, início de atividades, dias e horários de trabalho, setores em que atuou.

  A estagiária Maricélia Almeida dos Santos estagiou no setor de Licenciamento de Obras particulares, no período de 20 de outubro a 31 de dezembro de 2016 de segunda a sexta feira com 6 horas diárias, totalizando uma carga horária de 30 horas semanais.

  1. A empresa e sua Estrutura organizacional

 

A prefeitura de Municipal de Ilhéus é uma empresa pública localizada na Avenida Brasil, Bairro Conquista, CEP:45650-270. A estrutura organizacional da empresa é constituída pela administração centralizada, onde o prefeito da cidade está alocado; contém 13 secretarias; e a administração descentralizada, da qual a Polícia, Samu e Defesa Civil fazem parte.

Dentre o total de secretarias citadas, existe a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável na qual o setor de Controladoria- Licenciamento de Obras Particulares (LOP) está inserido.  Esse setor está localizado no Anexo da empresa que fica no endereço Rua Prado Valadares, 147-Centro, Ilhéus, em que seu horário de funcionamento é de 08 às 12hs e de 13 às 18hs.

O LOP é composto por 1 (uma) arquiteta, responsável pelo setor; 2 (dois) topógrafos; 1 (um) analista de inscrição comercial; 1 (um) analista de certidão de habitabilidade; 1 (um) técnico de edificações; 2 (dois) recepcionistas e 5 (cinco) estagiários. Nesse setor, os funcionários trabalham com a análise de processos voltados para construção civil, executando levantamento topográfico, fazendo controle do Uso do Solo,  emitindo alvará e licença para construção e executando Planejamento Urbano de Habitação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (242.8 Kb)   docx (55.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com