TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: Prefeitura Municipal de Itapecerica-MG

Por:   •  4/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  4.501 Palavras (19 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PAULISTA

CARLOS EDUARDO LOPES PEREIRA– RU:  

ESTUDO DE CASO: Prefeitura Municipal de Itapecerica-MG

PIM V

        

DIVINOPOLIS-MG

2018


CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

CARLOS EDUARDO LOPES PEREIRA– RU:

ESTUDO DE CASO: Prefeitura Municipal de Itapecerica-MG

PIM V

Projeto Integrado Multidisciplinar V para a obtenção do título de Gestor na Área Pública apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

DIVINOPOLIS - MG

2018


RESUMO

A administração pública procura consecutivamente melhorar a qualidade dos serviços buscando alcançar sua missão precípua de melhor acolher às reais necessidades sociais. A Gestão de Projetos apresenta-se como um meio fundamental para proporcionar esse ganho de qualidade e efetividade no setor público. Este trabalho tem como objetivo analisar a gestão de projetos da Prefeitura Municipal de Itapecerica-MG, analisando processos importantes da eficácia de projetos. Trata-se de uma pesquisa documental, realizada através de pesquisa bibliográfica, observação direta e entrevistas na prefeitura com gestores públicos. As práticas da gestão de projetos podem conceber um modo seguro rumo ao desenvolvimento econômico, adequando melhores condições de vida à sociedade. O Brasil precisa inserir projetos que consintam ao país aperfeiçoar seu desempenho produtivo, extinguir retrocessos originados por carências de sua infraestrutura e qualidade de vida à população.

Palavras-chave: Projetos. Gestão pública. Eficiência. Eficácia.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 ANÁLISE E ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS PÚBLICOS        4

2.2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO        13

2.4 MATEMÁTICA FINANCEIRA        14

CONCLUSÃO        15

REFERÊNCIAS        16


1 INTRODUÇÃO

        É de suma importância a determinação de projetos dentro da administração pública, pautando-se para a eficiência e eficácia dos projetos determinados pelo governo.

Torna-se necessário um constante aprimoramento dos processos administrativos na gestão pública, principalmente com novas tecnologias vitais para o sucesso de uma obra.

A administração pública procura consecutivamente melhorar a qualidade dos serviços buscando alcançar sua missão precípua de melhor acolher às reais necessidades sociais. A Gestão de Projetos apresenta-se como um meio fundamental para proporcionar esse ganho de qualidade e efetividade no setor público.

No caso de prefeituras, importante salientar que toda ação governamental está fundamentada em programas orientados para a realização dos objetivos estratégicos determinados para o período do Plano Plurianual (PPA), isto é, de quatro anos.

Dessa forma, este trabalho tem como objetivo analisar a gestão de projetos da Prefeitura Municipal de Itapecerica-MG, analisando processos importantes da eficácia de projetos.

Trata-se de uma pesquisa documental, realizada através de pesquisa bibliográfica, observação direta e entrevistas na prefeitura com gestores públicos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ANÁLISE E ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS PÚBLICOS

A gestão de projetos pode ser conceituada como o planejamento, a programação e o controle de tarefas conectadas de modo a alcançar seus objetivos com sucesso, para benefício dos participantes do projeto. A gerência de projetos como campo teórico originou-se na década 50, embora metodologias importantes tenham aparecido antes, como a proposta de Henry Gantt (1950) de usar estratégias de planejamento e controle expressas por meio de gráficos de barra. Na mesma época apareceram duas técnicas matemáticas para controlar o agendamento das tarefas: o Program Evaluation and Review Technique (PERT), realizado para controlar o programa de desenvolvimento do míssil Polaris pela Marinha Americana e o Critical Path Method (CPM) desenvolvido pela DuPont Corporation (LIMA, 2010).

Para entender de gestão de projetos, primeiramente é necessário saber reconhecer o que é um projeto. Trata-se de um empreendimento com objetivo bem definido, que consome recursos e atua sob pressões de prazos, custos e qualidade. Além disso, projetos são geralmente considerados atividades exclusivas em uma organização. Uma empresa qualquer pode gerenciar atividades repetitivas fundamentadas em padrões históricos. O desafio para quem não quer ser somente mais uma empresa no mercado está em gerenciar atividades realizadas e que podem jamais vir a se repetir no futuro. Os projetos tornam-se aparentemente cada vez maiores e complexos. Um projeto pode ser definido como uma atividade multifuncional, pois o papel de gerente de projetos tem-se tornado mais o de integrador do que o de um especialista técnico. (KERZNER, 2011).

Para Vieira (2011) os projetos possuem as seguintes características:

1) Únicos, isto é, envolvem algo inédito, sem ser realizado antes do mesmo modo;

2) Temporário, com prazos definidos de início e fim;

3) Progressivo, com o passar dos anos o detalhamento aumenta.

O projeto pode ser definido como “um empreendimento temporário feito para criar um produto, serviço ou resultado único”. É um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas, com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos. (JUNIOR RABECHINI; CARVALHO, 2006).

Os componentes que unem um gerenciamento de projetos são (ENAP, 2014):

  1. Escopo, cronograma, orçamento, qualidade, recursos e riscos.
  2. Levantamento das necessidades e expectativas dos clientes e das partes interessadas.
  3. Estabelecimento de objetivos claros e alcançáveis.
  4. Adaptação das especificações, dos planos e da abordagem às diferentes preocupações e expectativas das partes interessadas.
  5. Balanceamento das demandas conflitantes de escopo, cronograma, orçamento, qualidade, recursos e riscos.

O próximo tópico demonstra o ciclo de vida do projeto conforme o Guia PMBOK, apresentando a importância desse ciclo para determinar cada etapa do mesmo.

O guia PMBOK ® é útil subconjunto do abrangente conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos. Os projetos são divididos em fases, com a finalidade de melhoria de controle e gerenciamento. O conjunto de etapas é denominado como Ciclo de Vida de um Projeto, que determina as fases que ligam o início de um projeto ao seu final. Não existe uma exclusiva, ideal ou melhor forma para determinar um ciclo de vida de um projeto. Empresas formam políticas que unificam todos os projetos com um único ciclo de vida enquanto outras admitem que a equipe de gerenciamento de projetos escolha o ciclo de vida mais adequado para seu próprio projeto. (ENAP, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (247.6 Kb)   docx (107.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com