TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO RECURSOS HUMANOS PARA A QUALIDADE

Por:   •  25/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.635 Palavras (11 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 11

A IMPORTÂNCIA DO RECURSOS HUMANOS PARA A QUALIDADE

 

Ana Paula da Silveira Rodrigues

Gabriella Lucena Pimentel

Gustavo Lucas Taffarel

Tutor Externo – Bianca Aparecida Grubert Gonçalves de Araújo

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo abordar um tema muito importante em todas as organizações, disseminando a abordar o conceito e os métodos usados no papel dos Recursos Humanos dentro das empresas. O mesmo irá abordar as técnicas empregadas para o desenvolvimento das pessoas dentro da empresa, treinamentos internos, avaliações de desempenho, estratégias usadas para elevar a moral dos funcionários.

  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho irá abordar sobre o papel dos Recursos Humanos nas organizações, iremos destacar resumidamente sobre essa área que atua diretamente na gestão de pessoas, desde a seleção, contratação, manutenção e moral dos funcionários nas organizações.

Em uma pesquisa realizada na empresa LUATEX TÊXTIL LTDA apontamos várias situações da Gestão de Recursos Humanos. Como se aplica, como os treinamentos e elaboração empresarial alteram de forma significativa o desempenho como um todo nas organizações.

Como o setor de Rh e o setor da qualidade podem trabalhar simultaneamente para que a empresa seus colaboradores evoluam constantemente?

Segundo Chiavenato (2000), “para uma empresa ser bem-sucedida, deve-se pensar em toda sua estrutura organizacional e para isso acontecer, o capital humano é de fundamental importância.”

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O gestor de recursos humanos deverá estar preparado para administrar essas novas tendências para questões de competitividade da organização, como manter um relacionamento adequado entre seus colaboradores. Saber entender os colaboradores independente o cargo hierárquico, ter relação com setores da qualidade e diretoria, farão com que o RH contribua ainda mais para o crescimento a empresa e seus funcionários . (BOHLANDER; SNELL; SHERMAN, 2005).

Muito se fala no operário ou no próprio funcionário quando o assunto é Qualidade, mas a qualidade do mesmo começa a partir do ponto em que o gestor e o recrutador contratam a pessoa certa para a empresa e determinada área.

Todas empresas tem orgulho ou compartilham sobre sua visão e valores, e ter conhecimento disso, não só torna e esclarece os objetivos de todos os colaboradores, como facilita a compreensão de erros e melhorando assim os resultados e qualidades.

Almeida (2015,p.1)

“Apresenta alguns objetivos e metas importantes que os recursos humanos deverão acompanhar a partir da missão, visão e valores que a organização definir, sempre que necessário, no entanto, deve-se levar em consideração que por situações do ambiente externo e interno, muitas vezes é preciso mudar a direção do planejamento estratégico, tendo que projetar um novo rumo ao planejamento de recursos humanos.”

Planejamento de recursos humanos é o ponto de partida, seja para treinamentos internos ou contratação de especialistas para analisar situações onde há falha de gestores e colaboradores (BOHLANDER, 2010, p. 60).

Portanto, cabe ao gestor de Recursos Humanos desenvolver estratégias para buscar um equilíbrio entre a empresa e o indivíduo que nela está inserido, através de seis processos básicos, apresentados por Chiavenato (2010,p.1).

I - Agregar pessoas: geralmente é um processo para incluir novas pessoas no ambiente da organização, tendo como denominação a contratação de pessoas, ou para provisão. Agregar pessoas inclui a seleção e o recrutamento de pessoas.

II - Aplicar pessoas: a empresa desenvolve o processo das atividades que os indivíduos irão realizar dentro da organização, orientar e acompanhar seu desempenho. No desenvolvimento está incluído o desenho de cargos, descrição dos cargos, orientação e avaliação do desempenho.

III - Recompensar as pessoas: incluir recompensas, benefícios, remuneração e serviços sociais auxilia a incentivar as pessoas no ambiente de trabalho e satisfazer as necessidades de cada indivíduo.

IV - Desenvolver pessoas: geralmente são utilizados para capacitar e incrementar o conhecimento dos profissionais. É através do treinamento, e desenvolvimento, gestão do conhecimento e competências, aprendizagem, programas de mudanças, desenvolvimento das carreiras e programas de comunicação.

V - Manter pessoas: através de programas que criam condições psicológicas satisfatórias no ambiente de trabalho. Dessa forma, os indivíduos devem ser incluídos no ambiente da organização, bem como no clima e cultura organizacional, na disciplina, higiene, segurança, qualidade de vida e relações sindicais.

VI - Monitorar pessoas: acompanhar e controlar as atividades.

Segundo Kely (2019), quando tratamos de Rh, mensurar a qualidade abarca um raciocínio simples e objetivo, mas a qualidade envolve alguns dilemas. No sistema da qualidade, o sistema se expressa como um todo, participativo, aberto e solucionador de problemas, e todos se responsabilizam com o objetivo de melhorar a qualidade da organização.

Mas quando tratamos de Recursos humanos ele engloba "um conjunto de princípios, estratégias e técnicas que visa contribuir para a atração, manutenção, motivação, treinamento e desenvolvimento do patrimônio humano de qualquer grupo organizado" (TOLEDO 1986, p.8).

Imagem 1.

Sistema de Recursos Humanos

[pic 1]

Fonte: https://blog.peexbrasil.com.br/o-que-e-um-sistema-de-recursos-humanos/

  1.  METODOLOGIA

O trabalho apresentado trata-se de uma pesquisa descritiva.   Para recolher os dados da pesquisa foi realizada uma pesquisa qualitativa e aplicado um questionário simples, o referencial teórico do trabalho foi feito a partir da coleta de informações em livros, sites e estudos sobre o tema abordado.

Dados apresentados em formato de citações que chega a conclusão do problema. Na empresa LUATEX TEXTIL LTDA, foi realizada um questionário sobre como é abordado o fator RH e gestão de qualidade a empresa, como afeta os colaboradores e diretores, como é aplicado a visão e valores da empresa.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Esse trabalho abordou o tema: a importância dos recursos humanos para a qualidade, mostrou as diversas técnicas e conceitos usados dentro das organizações na gestão das pessoas. Para se manter-se competitivo no mercado a organização deve ter como meta a satisfação do cliente, mas para que alcance esse resultado, deve manter um bom gerenciamento interno em relação aos colaboradores investindo em treinamento tantos dos profissionais e gestores como também das próprias pessoas do chão de fábrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (157.6 Kb)   docx (49.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com