TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO DOS COLABORADORES DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO

Por:   •  17/4/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.505 Palavras (23 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 23

A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO DOS COLABORADORES DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO EM UM MUNICÍPIO DO CENTRO-OESTE DE MINAS GERAIS

Zâina Calixto de Barros1* 

Sebastião Daniel Guarino de Oliveira2

1 Aluna do curso de Pós-Graduação em Liderança e Gestão de Pessoas, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Alto São Francisco – FASF.

2 Professor orientador, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Alto São Francisco - FASF. Rua Nossa Senhora de Fátima, 307, CEP 35595-000, Centro, Luz, Minas Gerais, Brasil.

* Autor correspondente: zaina_luz@hotmail.com

RESUMO

Este estudo tem por objetivo avaliar o nível de inteligência emocional e sua relação com o desempenho dos colaboradores de uma cooperativa de crédito de um município do Centro-Oeste mineiro. Para tanto, os colaboradores foram avaliados quanto ao seu desempenho no PGD do exercício do ano de 2017, bem como seu quociente de inteligência emocional, aferido por meio de uma autoavaliação através da aplicação de um questionário aos colaboradores com base nas diferentes competências emocionais pessoais e sociais. Foi observado um elevado grau de quociente de inteligência emocional, uma vez que 100% dos colaboradores apresentaram nota média do quociente emocional entre 3 e 4, confirmando que o nível geral de IE é adequado e pode ter influenciado nas notas da avaliação dos colaboradores no PGD. Considerando-se o bom desempenho dos colaboradores no PGD e o elevado quociente emocional dos mesmos, os resultados aqui obtidos sugerem que o quociente de inteligência emocional contribua positivamente no desempenho profissional dos colaboradores avaliados.

Palavras-chave: Gestão de pessoas. Inteligência emocional. Avaliação de desempenho.

ABSTRACT

This study aims to evaluate the level of emotional intelligence and its influence on the performance of employees of a credit cooperative in a municipality in the Center-West of Minas Gerais. To that end, the collaborators were evaluated for their performance in the PGD for the year 2017, as well as their emotional intelligence quotient, measured by means of a self-assessment through the application of a questionnaire to the employees based on the different personal and emotional competences social rights. A high degree of emotional intelligence quotient was observed, since 100% of the employees presented a mean emotional quotient score between 3 and 4, confirming that the general level of IE is adequate and may have influenced the evaluation scores of the collaborators in the PGD. Considering the good performance of the employees in the PGD and their high emotional quotient, the results obtained here suggest that the emotional intelligence quotient is a predictor that contributes positively to the professional performance of the evaluated employees.

Keywords: People management. Emotional intelligence. Performance evaluation.

INTRODUÇÃO

A revolução tecnológica e as mudanças nas organizações têm levado a uma grande competitividade, de forma que, para se manter no mercado o profissional deve estar sempre se aperfeiçoando, buscando assim um maior nível de conhecimento. Embora o conhecimento técnico seja importante, os aspectos emocionais também são determinantes no sucesso e satisfação profissional, e por isso devem ser fortalecidos ao longo da carreira.

Neste sentido, a inteligência emocional (IE) desempenha um importante papel no perfil e desempenho profissional de qualquer indivíduo, uma vez que está relacionada à capacidade de criar motivações pessoais, além de favorecer o equilíbrio emocional e permitir um bom estado de espírito, fatores que contribuem para o sucesso e satisfação tanto pessoal quanto profissional.

No mundo contemporâneo, devido à globalização, a competição entre as empresas está cada vez mais acirrada e no setor financeiro não é diferente. Assim sendo, as instituições financeiras fornecem treinamentos de capacitação para seus funcionários a fim de prepará-los para esse mercado cada vez mais dinâmico. Desta forma, os funcionários destas instituições devem estar sempre preparados para dar em tempo hábil o retorno que o cliente precisa, bem como satisfazer às exigências do mercado. A inteligência emocional é uma ferramenta que auxilia nesse preparo dos funcionários para com suas responsabilidades junto à empresa e a possibilidade de desenvolvimento profissional, bem como vantagem competitiva.

Embora qualquer pessoa possa trabalhar e desenvolver sua IE, o contexto histórico, cultural e social influencia bastante tanto na personalidade quanto no perfil profissional do indivíduo. Contudo, cabe ressaltar que o desenvolvimento da IE por si só não garante o sucesso, uma vez que há outras diversas características pertinentes a IE que são extremamente valorizadas pelas empresas.

        Diante do contexto apresentado e da importância da gestão de pessoas no sucesso das organizações e na carreira profissional, este estudo tem por objetivo avaliar o nível de inteligência emocional e sua relação com o desempenho dos colaboradores de uma cooperativa de crédito de um município do Centro-Oeste mineiro.

A escolha do tema surgiu da necessidade de se verificar a influência da IE, bem como de fatores comportamentais e motivacionais sobre o relacionamento dos colaboradores com o trabalho, com vistas a contribuir na promoção de estratégias que permitam uma melhora nas relações humanas no ambiente organizacional, aumentando assim o desempenho dos profissionais.

Neste sentido, esse estudo se faz relevante tanto para a pesquisadora, que nutre um grande interesse pessoal pelo assunto, quanto para a empresa estudada, uma vez que poderá contribuir na compreensão do desempenho humano e profissional dos funcionários, bem como maximizá-lo.

1 DESENVOLVIMENTO

1.1 Gestão de pessoas

        A gestão de pessoas tem por objetivo administrar comportamentos individuais em função dos objetivos da empresa. Segundo Rodrigues (2013), atualmente os colaboradores não são considerados apenas um recurso da empresa, são eles os detentores do conhecimento e os responsáveis pela execução e consolidação de todas as atividades empresariais.

        A gestão de pessoas constitui um conjunto de políticas e práticas que possibilitam a conciliação de expectativas entre organização e colaboradores. Desta forma, a gestão de pessoas tem por objetivo a cooperação dos colaboradores para o alcance dos objetivos tanto organizacionais, quanto individuais (DUTRA, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)   pdf (159.4 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com