TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERNET DAS COISAS : UM MAR DE OPORTUNIDADES

Por:   •  15/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.524 Palavras (11 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

INTERNET DAS COISAS : UM MAR DE OPORTUNIDADES

Claudio Paschoal (UNIP) Karoline Rodrigues (UNIP)

[pic 3]

Com o avanço da tecnologia, foi possivel interligar inúmeros instrumentos a uma única rede para que sejam capazes de trocar informações. Por meio desa evolução procurou-se promover esse tema, examinando seus tópicos e funções.

A internet das coisas destina-se a disponibilizar grandes praticidades e benefícios para o mercado de modo geral, porém existem algumas dificuldades do mercado brasileiro se comparado a outros mais desenvolvidos, a respeito da instalação dessa contribuição tecnológica.

Palavras-chave: Engenharia de Produção, Tecnologia, Internet das coisas, Pesquisa Operacional, Indústrias.

  1. Introdução

Com o avanço da tecnologia, foi possível interligar inúmeros instrumentos a uma única rede para que sejam capazes de trocar informações. Por meio dessa evolução procurou-se promover esse tema, examinando seus tópicos e funções.

A internet das coisas destina-se a disponibilizar grandes praticidades e benefícios para o mercado de modo geral, porém existem algumas dificuldades do mercado brasileiro se comparado a outros mais desenvolvidos, a respeito da instalação dessa contribuição tecnológica.

O conceito de expansão das relações interpessoais está durante séculos, até que os humanos pudessem usar pequenos dispositivos portáteis, comunicar-se com outras pessoas, receber mensagens e desfrute de fotos e músicas. No entanto, este estágio de evolução tecnológica atingiu outro nível de maturidade onde as interações podem agora ser pensadas das mais diversas formas, equipamentos e itens. O céu não é mais o limite. Apenas capacidade de conexão, energia disponível e potencial de análise de dados. A Internet das Coisas é um novo conceito que conecta as pessoas a tudo, a todos e a qualquer lugar.

A pesquisa tem como objetivo apresentar o conceito de IOT avaliar como funciona, suas principais vantagens, como faz o uso, as mudanças que a realidade trará e como ela se relaciona com o sistema.

  1. Internet das coisas ( IoT)

  1. Definição

É uma revolução tecnológica projetada para estabelecer a comunicação entre sistemas e objetos pela internet, trabalhando com sensores RFID (sigla para identificação por radiofrequência) instalados nas coisas porque esses sensores lhes dão significado, vamos discutir mais com o exemplo anterior. Quando uma coisa tem uma identidade única na rede, significa que ela é endereçada de forma única, garantindo sua comunicação com outras coisas,

Esses protocolos são IPv6 porque esse protocolo tem muito endereçamento único onde tudo ou coisas são endereçadas e identificadas e quando se comunicam obtêm informações sobre como as pessoas o experimentam para que interajam entre si facilitando nossas vidas. A Internet das coisas é uma revolução tecnológica que representa o futuro da computação e da comunicação e cujo

desenvolvimento depende da inovação técnica.

Em suma, nos processos de negócios industriais, a IoT está vinculada de forma a integrar esses modelos, permitindo que informações e dados do ambiente troquem relacionamentos de forma autônoma, há uma conexão entre as comunicações físicas e do mundo real, automatizando sistemas e reduzindo a intervenção humana . Zabada e Castro, 2017)

A tradução de things é coisa em português, isso pode ser um objeto, uma pessoa com aparelho cardíaco, um animal sendo rastreado, plantas em testes, construções, obras, nossas casas, geladeiras, babás eletrônicas, ou mesmo uma lixeira que possa conter um sensor de nível, nossos carros, resumindo qualquer coisa que está ao nosso redor pode participar da IOT.

  1. Como fazer uma IoT

Conforme cita CUNHA, Alessandro em sua palestra sobre IOT, o que devemos fazer para isso acontecer. Primeiro temos que programar um sistema M2M (máquina com máquina), vamos ter de tratar um grande volume de dados (Big data), precisamos levar esses dados para nuvem é também vamos utilizar um sistema SDN (software defined network). Máquina com máquina e fazer a geladeira se comunicar com o mercado, através de uma comunicação via Bluetooth ou Wi-fi com seu roteador, para poder entrar na rede.

Essa comunicação não é apenas com máquinas é também com seres humanos e com o meio ambiente, depois disso temos acesso à mineração de dados, começamos a receber dados externos e informação sobre o status das coisas. A partir disso terá informação a ser tratada, a partir desse momento, com os dados tratados conseguimos atingir o cliente final no tempo certo na hora certa. A rede precisa de uma infraestrutura para suportar o tráfego de dados, utilizamos a cloud (nuvem) e o SDN onde tudo vai ter acesso à nuvem, e com isso ter acessos a todos os pontos da sua rede e colocar tudo para funcionar.

Ainda temos que cumprir as regras de padronização e contar com a regulamentação do governo, temos que verificar a segurança, precisamos de mão de obra qualificada. Todo sucesso da IoT depende da existência de padrões globais e operação adequada e eficiente. Grandes empresas como Dell, Intel e Samsung criaram o Open Interconnect Consortium, mais conhecido como OIC.

O objetivo é padronizar uma linguagem comum para obter um bom desempenho em diferentes marcas, recursos e dispositivos usando as tecnologias mencionadas neste artigo, como Bluetooth

e Wi-Fi. Não sendo o primeiro grupo criado com o mesmo propósito, a Allseen Alliance foi criada em 2013, com 51 empresas compartilhando LG e Microsoft.

  1. IoT na Atualidade

Como muitos novos conceitos, as raízes da IoT podem ser rastreadas para o MIT (Massachusetts Institute of Technology), dos empregos para o Auto-ID Center. O grupo foi criado em 1999 para identificar a Rede de Radiofrequência (RFID) e tecnologias de sensores emergentes. Os laboratórios consistem em sete universidades de pesquisa em quatro continentes que foram escolhidas pelo Auto- ID Center para projetar a arquitetura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (154.2 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com