TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia estágio

Por:   •  4/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 7

FICHAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2015.2

  1. PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. ESTÁGIO E DOCÊNCIA. São Paulo: Cortez, 2004

  1. SÍNTESE DA OBRA:

Este livro apresenta o estágio como componente curricular dos cursos que formam professores e pedagogos. Discute e aponta caminhos para as questões de estágio desde sempre marcadas pela problemática relação entre teoria e prática, que pode ser equacionada na proposta de um estágio realizado com pesquisa e, como pesquisa, contribui para uma formação de melhor qualidade de professores e de pedagogos. A essa problemática somam-se outras, que decorrentes das mudanças no contexto social, na política educacional e na legislação e do avanço de conhecimentos sobre a formação de professores, apontam para a necessidade de se colocar o estágio em foco de análise, a partir de questões como: o que é o estágio como componente curricular? Quais as finalidades os cursos de formação? Qual a diferença entre estágio curricular e estágio profissional? Quais os fundamentos que o embasam? Em que normas e regulamentos se sustenta? Como ocorre sua interação com as outras disciplinas dos cursos de formação de professores? Como os professores estão vivenciando o desafio do grande aumento de horas de estágio? Como se faz o estágio para quem já é profissional do magistério? E possível conceber o estágio como formação contínua? Como os professores estão planejando, operacionalizando e avaliando o estágio? Quais os espaços de formação dos orientadores de estágio?

  1. FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO:

3.1 Estágios: diferentes concepções

“Essa contraposição entre teoria e prática não é meramente semântica, pois se traduz em espaços desiguais de poder na estrutura curricular, atribuindo-se menor importância à carga horária denominada “prática”. Nos cursos especiais de formação de professores realizados em convênios entre secretarias de educação e universidades, observa-se essa desvalorização traduzida em contenção de despesas. [...] No campo da pesquisa, essa desvalorização da prática se traduz em verbas menores a projetos aplicados, como no caso da educação” (p.34).

Um dos principais objetivos da prática é disseminar informações que podem ser usadas para o aperfeiçoamento profissionalizante na prestação de serviços de assistência para os alunos das escolas, baseado no conceito de que existem fortes inter-relações entre teoria, pesquisa e prática.  Teoria e prática, então, servem como base para a atuação do professor em sala de aula.

“... a atividade de estágio fica reduzida à hora da prática, ao “como fazer”, às técnicas a ser empregadas em sala de aula, ao desenvolvimento de habilidades específicas do manejo de classe, ao preenchimento de fichas de observação, diagramas, fluxogramas” (p.37).

O estágio deve ter uma concentração maior nas modalidades didáticas que são consideradas mais importantes. São consideradas estratégias que incentivam o aluno a fazer reflexões que vão além do nível de competências objetivas e habilidades profissionais para chegar ao nível de significado pessoal, do conhecimento particular para a aprendizagem do sujeito. Estas reflexões formam um grupo de competências determinadas que antecipam e acompanham o processo de aprendizagem em todas as suas formas.

“De acordo com o conceito de ação docente, a profissão do educador é uma prática social. Como tantas outras, é uma forma de se intervir na realidade social, no caso por meio da educação que ocorre não só, mas essencialmente, nas instituições de ensino. Isso porque a atividade docente é ao mesmo tempo prática e ação” (p. 41).

Os educadores em sua prática social desempenham um papel importante na formação dos alunos perante a sociedade, oferecendo orientação e avaliação para se tornem cidadãos mais participativos e críticos. Um educador totalmente qualificado precisa estar envolvido para apoiar o aluno, garantindo a qualidade do posicionamento do aluno. É preciso transmitir essas habilidades e conhecimentos necessários para o aluno realizar tarefas de trabalho social dentro de um ambiente de ação e prática escolar.

“... denominamos ação pedagógica as atividades que os professores realizam no coletivo escolar supondo o desenvolvimento de certas atividades materiais orientadas e estruturadas. Tais atividades têm por finalidade a efetivação do ensino e da aprendizagem por parte dos professores e alunos. Esse processo de ensino e aprendizagem é composto de conteúdos educativos, habilidades e posturas científicas, sociais, afetivas, humanas; enfim, utiliza-se de mediações pedagógicas específicas. Nesse sentido, na escola compreendida como comunidade temos diferentes ações e diferentes sujeitos com funções que também se diferenciam para a concretização do objetivo coletivo, a educação escolar” (p.42).

Dentro das atividades de ensino, a ação pedagógica deve envolver o princípio da determinação cultural, significa que a interacção pedagógica ocorre sempre em um contexto social e cultural maior, que produz um horizonte simbolicamente e historicamente pré-estruturado para a ação pedagógica - ou seja, a determinação cultural. É essencial perceber que os horizontes da criança e do educador não são intersubjetivamente compartilhados; a criança ainda não é socializada para as convenções culturais. Em interacção pedagógica, o educador tenta trazer a criança para o horizonte cultural vigente. Este esforço é absolutamente necessário, porque a ação autônoma do educador só é possível em algum ambiente simbolicamente pré-definido. A ação pedagógica é não só a socialização em uma forma predominante de vida, mas sim a plena determinação cultural.

“Portanto, o papel da teoria é oferecer aos professores perspectivas de análise para compreender os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si mesmos como profissionais, nos quais se dá sua atividade docente, para neles intervir, transformando-os. Daí, é fundamental o permanente exercício da crítica às condições materiais nas quais o ensino ocorre” (p.49).

A teoria fornece previsões e explicações, bem como diretrizes para as ações e comportamento, mas deve estar aliada e em conjunto com a ação dentro do ambiente educacional.  A aprendizagem teórica é o conhecimento sobre o aprendizado prático, é a forma como o conhecimento foi aprendido. Ambas as experiências práticas e teóricas andam lado a lado, cada uma tem sua própria importância. Tanto os conhecimentos teóricos e habilidades práticas são necessários para dominar um campo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com