TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inteligência de Mercado

Por:   •  13/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

ICEG – Curso de Administração

GESTÃO DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO

Belo Horizonte

2018

GESTÃO DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO

Trabalho Acadêmico apresentado a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais como requisito parcial a obtenção de créditos na disciplina de Gestão da Inteligência de Mercado.

Orientador: Ronaldo André Rodrigues da Silva

Belo Horizonte

2018

EMPRESA: Construtora e Incorporadora Pride.

SITUAÇÃO PROBLEMA

A construtora Pride é uma empresa que atua no ramo de construção civil do Paraná e foca suas atividades no arrendamento e construção de lotes e empreendimentos para o programa “Minha Casa Minha Vida”. A captação de recursos é feita através de financiamentos com investidores autônomos que desejam retorno rápido e elevado do capital investido. Em seu site, a Pride informa que entrega seus empreendimentos no prazo de 12 a 16 meses, sendo esse o prazo de retorno ao investidor. Até o momento o plano de negócios da Pride vem funcionando, porém nos deparamos com a seguinte situação problema: Com um mix de produtos limitados às construções de baixo custo licitadas pelo governo, buscamos compreender como ampliar a atuação de mercado da Pride caso um possível fim do programa de governo de moradia popular ocorra?

JUSTIFICATIVA

Escolhemos trabalhar acerca da problemática descrita acima pois além da possibilidade de encerramento do programa responsável pela liberação de empreendimentos para a Pride, a forma com que a Pride se relaciona com seus investidores pode ser drasticamente afetada caso o nicho mercadológico da empresa mude. Atualmente, o que atrai os investidores para serem participantes dos empreendimentos é o alto retorno à curto prazo e o baixo risco de insucesso das obras, visto seus baixos custos. Porém, se a Pride optar por adentrar mercados mais luxuosos ou de maior valor agregado, o retorno e ou risco do capital investido será alterado, podendo afetar a captação de recursos da empresa e sua sustentação no mercado imobiliário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com