TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança e Processo de Gestão

Por:   •  3/11/2017  •  Artigo  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Renan Silva Ferreira

Trabalho da disciplina Liderança e Processos de Gestão

                                                 Tutor: Prof. Sergio Paulo Behnken

Belo Horizonte

2017

Estudo de Caso: 

Liderança e Processo de Gestão

Cirque du Soleil

REFERÊNCIA: DELONG. Thomas. Cirque du Soleil. Harvard, 2006.

1984 nascia na cidade de Quebec no Canadá, o hoje tão conhecido Cirque du Soleil, fundado por uma trupe de artistas de rua dirigida por Guy Laliberté, até hoje presidente e CEO. No mesmo ano a trupe de Guy já contava com 73 colaboradores, número que cresceu exponencialmente, hoje chegando a mais de 5.000 funcionários, entre artistas, equipe de apoio e áreas administrativas. Da mesma maneira que o número de funcionários, também cresceu o público do Cirque, indo de uma média anual de público de 270.000 pessoas por ano na década de 80 para quase seis milhões nos anos 2000, contando em média com oito espetáculos em cartas simultaneamente e todo o globo.                                                                Em grande parte da existência do Cirque du Soleil sua administração foi divindade entre Guy, que desde sempre coordenou a parte artística e Daniel Gaultier pela área administrativa. No entanto 1998 Guy se torna único dono do Cirque após compra a parte de Daniel na sociedade.                                                                                

Guy sempre teve a confiança dos artistas, com isso conduzindo de forma tranquilo as duas “rebeliões” de artistas descontes com os caminhos tomados pelo Cirque, que parecia fugir de suas propostas original. Esta mesma confiança em Guy deixou os artistas tranquilos quando houve a entrada do Cirque no mundo coorporativo, sobretudo após sua declaração, no programa 60 minutos, de que nunca venderia ações do Cirque. Guy presava sua autonomia na condução de todos os assuntos relacionados a gestão e administração do Cirque, por isso mesmo com intenções de expandir os negócios não aceitou entrada de capital externo.                        Cirque unia artistas das mais diversas áreas, palhaços, acrobatas, dançarinos, ginastas, músicos, entre outros, envolvendo a todos na criação de espetáculos envolventes, que com suas exibições voltadas para teatralidade e para dança buscavam ultrapassar qualquer fronteira cultural existente. De forma geral a proposta circense foi um diferencial para uma virtuosa experiência que, trazia como proposta um circo sem animais, com pessoas de várias nações e de culturas diferentes, ou seja, valores muito diversificados, contudo, falava-se a mesma língua naquele ambiente, a linguagem da arte.        

Ainda em busca de expandir o Cirque, assim como de diversificar os seus negócios, em Dezembro de 1998 é aberta a sua primeira loja e um cinema permanente, localizados na Walt Disney Word Resort na Florida, iniciando comeste empreendimento o conceito de complexos de entretenimento para a CIA. No ano seguinte o Cirque lançava seu primeiro filme, intitulado Alegria, assim como um de seus espetáculos.        

Para os artistas empregados no Cirque há sobre tudo uma ligação emocional com os espetáculos, que de certa forma é construído por todos desde sua concepção até a execução, conferindo-lhes, assim, grande liberdade criativa e satisfação pessoal. Por outro lado a rotina de trabalho do Cirque, com várias apresentações em uma única semana, assim como sua remuneração, era vista pelos artistas de formas diferentes, dependendo nitidamente de seus padrões de comparação, por tanto para alguns era excepcional, enquanto que para outros, como o regente Oberacke, que vinha da Broadway, estavam em contra mão aos habituais. De uma forma geral o Cirque buscava notoriamente a felicidade de seus artistas, assim como o aprimoramento de seus talentos.                                

A responsável por captar novos talentos para o Cirque, a diretora de elenco Murielle Cantin, viajava por todo globo em busca de talentos que pudessem contribuir criativamente na construção de novos espetáculos na mesma medida que fossem aptos a integrar produções existentes. Para muitos artista o Cirque é considerado como um grande sonho, visto todo modelo de gestão empregado para o desenvolvimento constante, seja através da troca de experiências com outros artistas ou de capacitação fornecida pelo próprio Cirque, além é claro de um mundo novo, um mundo de fantasias, que para maioria é desconhecido.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com