TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NEGOCIAÇÃO E ARBITRAGEM

Por:   •  20/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

ALUNO: Tamires Oliveira Silva Lima

Atividade: AD2

Matrícula: 16213110337

Disciplina: Negociação e Arbitragem

O texto intitulado “Implicações étnico-epistemológicas da negociação nos processos de avaliação institucional participativa”, de autoria de Mara Regina Lemes de Sordi (2012), apresenta um tema de extrema relevância para as políticas públicas de melhoria da qualidade da educação no Brasil. A partir de uma experiência de gestão da educação pública municipal que põe em destaque o papel da negociação multiníveis e multiatores, a autora estabelece uma crítica às formas tradicionais e hegemônicas de avaliação da qualidade do ensino, e aponta alternativas a estes métodos. Com base no caso e nas aulas, responda às questões abaixo: ATENÇÃO (INDICAR OS ITENS DAS QUESTÕES NA SUA RESPOSTA – ex: (1 a), (1 b), (1 c) )

  1. Explique em que consiste a Avaliação Institucional Participativa (AIP) (a) destacando a forma como esta política pública se diferencia dos métodos tradicionais de avaliação (b). Em seguida, indique como os conceitos de transparência, democratização e governança se associam à negociação e ao desenvolvimento da AIP nas escolas (c). (35 pontos) (máximo 7 linhas)

Resposta:

1 a) A AIP é um instrumento de avaliação de qualidade da educação. Essa inovação pode se tratar de uma proposta de "autoavaliação".Normalmente as escolas são avaliadas unicamente através de critérios objetivos, tais como resultado dos alunos em testes de larga escala, considerando a matriz curricular padronizada.O projeto pedagógico nas escolas da rede municipal de Campinas(SP),o qual busca estimular a participação de atores nos diversos níveis de negociação, visando um ajuste de qualidade na educação municipal, por meio do diálogo e comprometimento desde o desenvolvimento do projeto até a avaliação dos resultados.

1 b) Essa política rompe com a lógica de avaliação dos métodos tradicionais à medida que busca afastar-se do conceito classificatório e ranqueador que são trazidos pelos

testes padronizados e afastar-se da caracterização de punição versus premiação. A AIP prima pela interação da negociação e pelo diálogo, advindos da realidade dos atores envolvidos no projeto o que os faz mais comprometidos a resolver os problemas e atingir as metas.

1 c) A AIP ao se basear na negociação multiatores e multiinstâncias promove uma regulação legítima onde todos são responsáveis pela administração dos recursos, seja planejando seja cumprindo suas funções- governaça. A transparência possibilita que os atores assumam um papel ativo de dialogar e expor suas demandas, trazendo assim um sentimento de propriedade e comprometimento com as metas estabelecidas para o ano letivo, bem como com o monitoramento da proposta, uma vez que são titulares de todo o processo.

  1. Estabeleça a diferença entre as políticas de responsabilização vertical, e aquelas propostas por Sordi (a), destacando as diferenças em relação ao engajamento dos atores da escola (b). (35 pontos) (máximo 7 linhas)

Resposta:

1 a) A responsabilização vertical tem como base unicamente a escola e seu comprometimento com a qualidade de ensino e com os resultados medidos por testes padronizados, já a API olha para educação como um fenômeno social e complexo que tem melhores resultados quando fomenta a autonomia e responsabilização dos diferentes atores, através do diálogo e do comprometimento com o processo de aprendizagem que será significativo e aplicável a todos estudantes, por meio de um pacto negociado.

1 b) O modelo de responsabilização proposto pela AIP promove um maior comprometimento orgânico dos atores uma vez que nasce da negociação de multiatores, do diálogo multilateral o que faz com que toda comunidade escolar se sinta responsável pelo todo projeto afastando-se assim do modelo hierarquizado/ piramidal baseado em conceitos administrativos gerenciais supremos, unilaterais e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (121.9 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com