TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Natureza de um Projeto

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.832 Palavras (16 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

Gestão de Projetos

Introdução 4

1. Etapa 1 - A Natureza de um Projeto 5

1.1. Transformação do consumo e resíduos das instituições da rede anhanguera em sustentáveis 6

2. Etapa 2 - Avaliação de Viabilidade 9

3. Etapa 3 13

4. Etapa 4 16

Conclusão 20

Referências Bibliográficas 21

Introdução

Este trabalho visa a elaboração de projeto, utilizando técnicas de ensino interessantes e adequadas com a preocupação em fixar os aspectos mais significativos dessa ciência. Com objetivos claramente definidos para desenvolver as competências de aprendizado do curso de Administração na Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade I, da disciplina de Gestão de Projetos.

O cenário proposto traz o desenvolvimento de um projeto dentro da Instituição de ensino favorecendo a Instituição e o meio ambiente, traçando um perfil voltado à sustentabilidade.

Diante este trabalho, poderemos adquirir competências e habilidades de planejamento e gestão de projeto, responsabilidade social, estabelecendo metas a serem cumpridas e tendo como base a efetivação de um projeto viável dentro de uma grande Instituição.

Também estão descritas todas as fases para execução e divulgação deste evento, desde custos, materiais utilizados, mão de obra, distribuição de tarefas, a partir destas informações de toda sua organização teremos a dimensão e proporção deste projeto, sempre focando a sustentabilidade.

Para gerenciar um projeto são utilizadas algumas ferramentas, técnicas que visam garantir o sucesso de cada fase do projeto, que envolve desde etapas de planejamento, execução e atividades de controle, também não podem esquecer que todo projeto tem seus riscos.

Por fim, realizaremos uma avaliação destacando os pontos negativos e positivos do evento e dos elementos que compõem o processo.

Etapa 1.

A Natureza de um Projeto

Sinteticamente falando, o Projeto é composto de três fatores: Tempo, custo e qualidade.

A definição de um projeto é um empreendimento temporário de uma atividade com inicio, meio e fim. Tem por objetivo fornecer um produto singular e dentro das restrições orçamentárias, para realizar as necessidades dos stakeholders. Seja qual for o seu projeto construção de um trem, desenvolvimento de um novo programa, construção de uma ponte, etc.

Stakeholders cuida das partes interessadas do projeto, que podem ser pessoas, grupos ou mesmo empresas cujo interesses podem ser afetados de forma positiva ou negativa com a execução e conclusão do projeto.

Com isso a equipe de gerenciamento deve identificar os stakeholders, determinar suas necessidades e gerenciar . O resultado final seria um projeto bem sucedido.

Principais Stakeholders:

• Gerente do Projeto Responsável pelo gerenciamento

• Cliente pessoa ou organização que solicitou ou contratou o projeto

• Membros da equipe, Pessoas que formam a equipe que desenvolverá o projeto.

• Organização executora, Empresa em que o projeto está sendo execultado.

• Patrocinador ou Sponsor Pessoa ou grupo de dentro ou fora da empresa que fornece os recursos financeiros e institucionais para a execução do projeto

• Usuário Pessoa ou organização que irá utilizar o produto ou serviço

Xavier (2005, p.5) de acordo com norma ISO 10.006 (diretrizes de qualidade de gerenciamento de projetos).

O projeto é um processo único, que consiste um grupo de atividades coordenadas e controladas, com data do inicio e termino a fim de alcançar os objetivos conforme requisitos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos. Por isso um projeto surge em resposta a um problema ou de uma necessidade concreta.

Elaborar um projeto é contribuir para a solução de um problema transformado em idéias com ações planejadas e executadas.

Projeto

Transformação do consumo e resíduos das instituições da rede anhanguera em sustentáveis.

Qual a descrição do projeto proposto no desafio?

A sustentabilidade tem como princípio o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes sem comprometer as gerações futuras. A proposta do projeto é tornar o consumo e os resíduos das unidades Anhanguera Educacional sustentáveis. Através da conscientização dos alunos e profissionais do consumo consciente, adquirindo apenas de empresas comprometidas com a sustentabilidade, ou seja, comprar os materiais de escritório, limpeza, móveis, eletrônicos entre outros, apenas de empresas que tenham responsabilidade socioambiental comprovada. E para os resíduos recicláveis faremos uma parceria com uma cooperativa que recolhera estes materiais e os reciclará, porém os papéis reciclados serão devolvidos para as instituições e esses papéis serão destinados a ONG’s e reutilizados nas unidades anhanguera.

Quais os resultados esperados pelo grupo, com a execução desse projeto?

A conscientização dos funcionários e alunos e minimizar o impacto ambiental causado pelos resíduos gerados.

Baseando se nos resultados esperados pelo grupo, qual seria o melhor resultado?

Se adequar as exigências da norma brasileira NBR ISO 14024, e conseguir o selo de sustentabilidade para produtos e serviços.

Foto retirada do site: http://www.selosustentabilidade.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com