TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Orientação de Produto x Orientação de Marketing

Por:   •  16/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

REBECA MOREIRA GIVIGI

Orientação de Produto x Orientação de Marketing

SÃO GONÇALO- RJ

2022

Introdução

Hoje as empresas estão preocupadas em atender e se adaptar as necessidades dos clientes, acompanhando o desenvolvimento e os avanços tecnológicos. Esse fator impacta diretamente as empresas gerando competição e com isso passam a buscar por mais produtividade e satisfação do consumidor.

Nesse contesto temos a empresa Beta que desenvolve produtos tecnológicos, como smartphones e notebooks e sempre focou no seu cliente e manteve o produto com as características iniciais, não fazendo alterações.

O diretor de marketing acredita de deve mudar o foco da empresa, pois o custo dos processos de fabricação estão cada vez mais altos e continuam perdendo clientes. Ele está em dúvida se deve seguir a Orientação de Produto ou a Orientação de Marketing.

Como consultora de marketing contratada pela Beta irei escolher a melhor orientação para realizar as estratégias.

Desenvolvimento

A empresa Beta desenvolve produtos tecnológicos, mas não está acompanhando as tendências do mercado e com isso está perdendo muitos clientes e se continuar assim será engolida pela concorrência. Um grande exemplo disso é a Blockbuster Vídeo, uma empresa de locação de vídeo que perdeu seu lugar para as “locadoras on line” como a Netflix, pois se recusou a usar a internet que era a inovação da época.

Hoje as transformações e evoluções digitais são quase que diariamente, gerando uma enorme concorrência entre as empresas. Vivemos na era da tecnologia e a geração z, que são nativos digitais, são imediatistas, eles querem o agora, estão sempre em busca de uma internet mais rápida, aparelhos mais modernos com designer mais inovadores, eles querem a tecnologia na palma de suas mãos.

Pensando nisso a Beta deveria seguir uma Orientação de produto e melhorar não só seus softwares, mas também a parte de hardware para que consiga acompanhar o mercado. Mas por outo lado existe uma preocupação com os custos mais elevados da produção desses componentes novos que são cada vez mais sensíveis. Segundo Kotler (1993, p.36) devemos atender a demanda, o desejo dos clientes pelo produto, mas também medir o número de pessoas que de fato podem adquirir o produto.

Nesse sentido a Orientação de Marketing preocupa se em englobar as atividades e estratégias de todo o negócio e assim atingir não só a satisfação do cliente, mas também o lucro. Nessa orientação o objetivo é interagir com as áreas de produção, de concorrência, de produto, de lucro, de vendas e de clientes.

Conclusão

Por todos esses aspectos conclui-se que a Beta deve seguir a Orientação de Marketing passando a fazer melhorias dos seus produtos atendendo as necessidades dos consumidores, sabendo quais são as suas dores para fazer os ajustes em seus produtos, e com isso buscar obter a liderança do mercado. E mesmo tendo um preço mais elevado a empresa deve continuar buscando manter um bom relacionamento com o cliente, gerando estratégias para garantir clientes fiéis que valorizam e se identificam com a marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com