TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática de Ensino e Estágio Supervisionado Em Gestão Das Organizações Escolares

Por:   •  29/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.602 Palavras (11 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado Em Gestão Das Organizações Escolares

                                   MÁRCIA TEIXEIRA PINTO PEREIRA

          MATRICULA: 20140246361-8

RIO DE JANEIRO

2017

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Gestão na Organizações Escolares

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Gestão Escolar sob a orientação do Professor:  LUCIA HELENA DOS ANJOS PORTO 

                       

 Curso: Pedagogia

RIO DE JANEIRO

2017                                                                                                  

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO......................................................................................................

CAPITULO I – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E CARACTERIZAÇÃO DO TRABALHO DA EQUIPE GESTORA

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA......................................................................

  1. CARACTERIZAÇÃO DO TRABALHO DA EQUIPE GESTORA.......................

CAPITULO II – DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS.................................................................................

CAPITULO III – CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................

REFERÊNCIAS................................................................................................................


1.INTRODUÇÃO

      Eu Márcia Teixeira Pinto Pereira, aluna do Curso de Pedagogia EAD da Universidade Estácio de Sá, Campus Madureira, para aprimoramento e enriquecimento da pratica acadêmica, sob a supervisão e orientação da professora Lucia Helena dos Anjos Porto na Disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Gestão nas Organizações Escolares, oferecida no 7 período do curso de pedagogia como requisito parcial para aprovação na referida disciplina, iniciei o estágio supervisionado e de coparticipação no Centro Educacional Pedro Faria Localizado na Estrada do Portela, 362 Madureira RJ - Funcionamento amparado pela Portaria 7205/DAT), CNPJ 28374767/0001-08.    

      Este relatório irá descrever uma experiência de estágio supervisionado em Gestão Escolar realizado no período vespertino nos dias (18) dezoito de abril a (18) dezoito de maio de 2017, tem por objetivo possibilitar ao estagiário contato direto com situações reais que lhe permitem observar o cotidiano escolar. O estágio tem como finalidade apresentar as observações, a participação na rotina escolar e os conhecimentos adquiridos durante a realização do estágio em Gestão Escolar. Este estágio possibilitou o preparo para o exercício da prática de gestão, com um propósito de mudança e um olhar mais amplo para as relações teoria-prática oportunizando-nos conhecer a realidade da Gestão Escolar, as atividades desenvolvidas na área administrativa da escola e o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, e outros ambientes socioeducativos; desenvolver através da reflexão e da crítica, oportunidades para que o estudante reconheça o professor educador como participante e corresponsável pela construção do conhecimento, formação da cidadania e consciência crítica. É uma oportunidade muito importante para o acadêmico de Pedagogia, afinal é onde pode observar o contato direto com situações reais que lhe permitam observar o cotidiano escolar. O estágio me proporcionou contato direto com a realidade de uma instituição, e como um gestor pode buscar alternativas para soluções em conjunto. O estágio e uma oportunidade única onde se pode decidir se e realmente é isso que você quer, há momentos gratificantes que compensam todo trabalho observado por esses profissionais, mas pode observar que não e fácil ser um gestor.

CAPITULO I – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E CARACTERIZAÇÃO DO TRABALHO DA EQUIPE GESTORA

1.1.CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

     O CENTRO EDUCACIONAL PEDRO FARIA ao longo de mais de 30 décadas de existência,  está atuando no desenvolvimento do Ensino de Educação infantil , Series iniciais do Ensino Fundamental e Series finais do Ensino Fundamental há mais de 30 anos e através da ética e dedicação visa sempre capacitar os seus profissionais e  o compromisso em passar aos alunos e respectivos responsáveis que estudar é o melhor caminho para o sucesso, administrar pessoas com ética e o compromisso de integridade do conteúdo repassado aos alunos, bem como a transparência com todas as partes interessadas.

     Sua estrutura física conta com total de 14 salas de aula, 01 cantinas, 01 salas de professores, 05 banheiros, 02 bibliotecas, 01 quadra de esportes, 02 almoxarifados, 01 sala de informática, 01 sala da diretoria que funciona como secretaria.  

     A escola possui recursos tecnológicos que auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem, tornando as aulas mais ricas e atrativas para os alunos, possui também um bom acervo bibliográfico. A mesma funciona nos turnos matutino e vespertino, atendendo as classes de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

     O corpo docente do Centro Educacional Pedro Farias, é composto por 19 professores, sendo que 12 com formação superior, 02 em fase de conclusão e 05 com formação de nível médio normal. A administração fica a cargo da diretora, vice-diretora, coordenadora e secretária.

     Percebe-se que o convívio e as relações dos professores e dos demais agentes escolares são harmônicas, fator essencial para um bom desempenho das funções escolares. A escola possui momentos de reflexão com os professores e gestor semanalmente, com o objetivo de elaborar projetos educativos, discutindo e explicitando de forma clara os valores coletivos assumidos, delimitando suas prioridades para definir os resultados desejados e incorporando a auto avaliação do professor. Portanto, o resultado que se espera é que os alunos tenham uma experiência escolar coerente e bem-sucedida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (180.7 Kb)   docx (50.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com