TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade e Produtividade

Por:   •  9/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES:

Atenção - Envie as questões junto com as respostas.

Atividades das aulas 01 à 04

  1.  Após ler a aula 1 responda: Explique as principais diferenças entre a Produtividade Clássica da produtividade Estratégica.  

A produtividade clássica consiste em obter através de ações analisando os desperdícios, simplificando o trabalho, melhorando os controles diários, obtendo maior volume produzido por operário. Os objetivos da produtividade clássica eram eliminar os desperdícios do esforço humano, substituindo movimentos inúteis. Por outros mais eficazes, treinar os operários com vistas à maior especialização, de acordo com as tarefas e estabelecimento de normas de atuação para que desta forma a eficiência do funcionário melhorasse logo o rendimento da produção também permitindo maior remuneração pelo aumento da produção.

 A produtividade estratégica consiste em conseguir maior eficiência nos aspectos que trazem vantagem competitiva. Isso se dá através: rápida introdução de novas tecnologias; rápido lançamento de um novo produto; rápida preparação de protótipos; rápida mudança do programa de produção quando muda o mix de vendas da empresa; melhoraria do tempo entre o recebimento de materiais e a entrega de produtos acabados. As características da produtividade estratégica são: necessidade de haver, por parte do conjunto de empregados, a mobilização consciente para conseguir vantagens competitivas; necessidade de partir do pressuposto de que todos os empregados têm disposição e a capacidade de resolver problemas; necessidade de, para além da produtividade Clássica que visa a um único alvo e um baixo custo de produção, visar também outras vantagens competitivas.

  1. Explique o que é programa 5S. Porque ele ganhou esse nome?

É uma filosofia de trabalho que surgiu no Japão, para combater a desorganização, sujeira e a poluição da empresa, onde procura substituir ou superar antigos hábitos buscando assim a melhoria de vida. Visando obter um local de trabalho limpo, ordenado e saudável. Os cincos passos básicos são: Senso de Utilização; Senso de Ordenação; Senso de Limpeza; Senso de Saúde; Senso de Autodisciplina. E ao longo da necessidade foram implantados mais 3 sensos que são o Senso da determinação e união, o Senso de educação, formação profissional e treinamento e o Senso da economia e combate aos desperdícios.

  1. Cite e comente pelo menos 02 tipos de abordagens da qualidade que mais chamou sua atenção:

Abordagem baseada no valor: É considerado a qualidade dos produtos em termos de custos e preço, onde o cliente pode arcar financeiramente e buscando ponderar a melhor opção custo e benefício. Exemplo feijão de vários tipos 1,2,3.

Abordagem baseada no usuário: É onde o usuário busca atender suas necessidades com produtos ou serviços que ele procura, considerando diversos aspectos, especificações e a sua adequação às suas expectativas do consumidor. Exemplo o serviço de uma companhia de vôo pode ter sido projetado para servir refeições, mas, no entanto, os passageiros preferem tarifas mais baixas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com