TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Quinta Disciplina

Por:   •  6/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.642 Palavras (7 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 7

PARTE DOIS

O início desse capítulo se refere Às leis da quinta disciplina que são como “sub temas” que se interligam um com outro dando continuidade e acrescentando sempre algo a mais com alguma mensagem baseada em frases que resume determinada parte desse trecho, primeiro ele coloca uma frase e logo após vem um texto onde exemplos relacionados com estas frases são citados.

O segundo capítulo inicia contando a história de uma vendedor de tapetes que encontrou em um dos seus tapetes uma grande ondulação no centro do mesmo, o vendedor pisou sobre ondulação para tentar removê-la porém a ondulação surgiu em outra parte do tapete, e o mesmo continuou fazendo esse processo por mais algumas vezes. Depois de muito pisar nas ondulações resolveu olhar se havia algo embaixo do tapete e ao levantar uma das pontas se deparou com uma cobra saindo debaixo do tapete.

O início deste capítulo tem como maior intenção falar sobre “ os problemas de hoje vem das “soluções” de ontem “ e relata também a história de uma grande empresa que estava com problemas devido as vendas do trimestre terem caído porém não levaram em consideração que no trimestre anterior haviam realizado uma promoção onde muitos clientes foram atraídos e como esperado preferiram comprar durante a promoção o que ocasionou na queda da venda agora.

A maior mensagem que esse trecho do livro quer trazer é que muitas vezes solucionamos alguns problemas transferindo-os para outra parte do “sistema” e na maioria das vezes não percebemos.

Em seguida o texto cita A Revolução dos bicho, de George Orwell, que mostra a história de um cavalo que nunca parava de trabalhar e diz que quanto mais você trabalha mais tem que trabalhar. Porém o cavalo mesmo sem perceber estava ajudando os porcos, que usava os outros animais para seu benefício, impedindo que os outros animais vissem o que os porcos estavam fazendo. E esse fenômeno tem um nome segundo o pensamento sistêmico “ feedback de compensação” que é nada menos que intervenções bem-intencionadas que provocam respostas do sistema eliminando os benefícios da intervenção. E trás uma frase que mostra claramente isso “quanto mais você empurra, mais o sistema empurra de volta”.

O livro segue falando sobre feedback de compensação até que entra no assunto de marketing apelativo e agressivo, dizendo que quando as empresas percebem que determinado produto está perdendo seu “poder de atração” no mercado é investido em propagandas e baixam os  preços, e segue dizendo que estes métodos podem  recuperar os clientes temporariamente porém consomem mais dinheiro da empresa fazendo com que a mesma seja obrigada a cortar despesas para compensá-los, e por este motivo a qualidade do serviço pode vir a cair ocasionando na futura perda de mais clientes.

Em seguida o livro retorna ao assunto de feedback de compensação e relata que este fenômeno não se limita somente a grandes empresas mas pode vir a acontecer na vida pessoal citando alguns exemplos. posteriormente o texto também fala que o feedback de compensação possui algumas desvantagens por ser como “um lapso de tempo entre o benefício a curto prazo e o prejuízo a longo prazo“ .

Dando continuidade o texto traz uma mensagem bastante intrigante onde nos mostra que muitas vezes em meio a um problema procuramos uma solução conhecida e que na maioria das vezes não resolve tal situação porém seguimos insistido cada vez mais por “soluções familiares” deixando que problemas básicos continue acontecendo ou até mesmo se agravem mais.

O livro traz muitas mensagens do nosso cotidiano e muitas frases impactantes, uma dessas frases é “a cura pode ser pior que a doença”, esta expressão tem como maior intuito nos mostrar que quase sempre a solução fácil além de ser ineficaz pode também ser perigosa fazendo com que fiquemos de certo modo dependente  dessas soluções temporárias, e isso acaba diminuindo a capacidade das pessoas de resolver seus próprios problemas.

 Mais adiante a obra alega que a maioria dos homens e mulheres de negócios acreditam que o crescimento ideal para um sistema é o mais rápido possível, entretanto os sistemas naturais possui seu próprio ritmo ideal de crescimento que é muito mais lento que o crescimento “mais rápido possível”.

Este capitulo fala bastante sobre pensamentos sistêmicos ou ponto de vista sistêmico, e também cita muitos exemplos dos cotidianos das indústrias norte-americanas, um desses exemplos citados é que durante anos estas indústrias acreditavam que era preciso escolher entre baixo custo e alta qualidade e não consideravam a possibilidade do aumento da qualidade e da redução de custo ocorrer em juntas ao longo do tempo, também não perceberam que realizando melhorias básicas nos processos de trabalho poderiam reduzir as reclamações dos clientes, diminuir o retrabalho, reduzir gastos com publicidade e ainda aumentar a confiabilidade perante os consumidores.

Também é dito neste exemplar que o caráter de uma pessoa depende do todo e que o mesmo acontece nas organizações. Também menciona que as pessoas tem a tendência de não conseguir assumir a culpa de seus próprios problemas sempre querendo colocar a culpa em outra pessoa mas o pensamento sistêmico não acha isso, ele acredita que nós e a causa de nossos problemas fazem parte de um único sistema.

O livro trás muitas frases que tem como maior intenção trazer fatos cotidianos, uma delas é que a beleza das pessoas encontra-se quando à vemos por inteiro, ou seja, não só o exterior, a beleza física, importa – particularmente acredito que essa beleza é a de menor importância – e sim o que a pessoa tem dentro, seu caráter.

O pensamento sistêmico se faz muito presente durante todo o capítulo dois, e em uma parte desse capítulo fala que esse pensamento é a “pedra fundamental” conceitual e subjacente a todas as cinco disciplinas citadas no livro.

Todas as cinco disciplinas descritas no livro tem como principal intenção trazer uma mudança de mentalidade, de ver a parte como um todo, de considerar as pessoas como relativas e impotentes na formação de sua realidade, deixando de reagir ao presente para criar um possível futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com