TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

Por:   •  8/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1.

INTRODUÇÃO......................................................................................................04

2.DESENVOLVIMENTO...........................................................................................04

2.1 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL.................................................04

2.2 TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTAL..................................................................05

2.3 GESTÃO DE PESSOA/CLIMA ORGANIZACIONAL..................................................................................................06

4. CONCLUSÃO........................................................................................................08

5. REFERÊNCIAS.....................................................................................................10


1. INTRODUÇÃO

O Referido trabalho tem com embasamento a Usina Hidrelétrica do Riacho Doce, o mesmo tem como objetivo criar um relatório que questione os aspectos de Responsabilidade Social e Ambiental, Gestão de Pessoas e Direito Empresarial e do trabalho. Abordaremos fatores influenciadores no caso de desmatamento da Usina Hidrelétrica do Riacho Doce, envolvendo         questões políticas, sociais, empresarias e questões ambientais,

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Responsabilidade Social e Ambiental

                       A história do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB teve início no final da década de 1970, ainda na ditadura militar. Em 1978, em assembleia, convocada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Igreja Católica, com o apoio de membros da Igreja Luterana e dos sindicatos de trabalhadores rurais, agricultores expropriados de suas terras pela construção da hidrelétrica de Itaipu, no Paraná, criaram o Movimento Justiça e Terra por indenização justa de suas propriedades. Em 1980, acamparam diante do escritório da empresa construtora exigindo negociação sobre as indenizações. Foi o primeiro acampamento da história dos atingidos do país (BENINCÁ, 2011, p.82-83), uma prática recorrente até os dias atuais

                      O MAB é um movimento nacional que se denomina autônomo, de massa, de luta, popular, reivindicatório e político e que tem sua gênese no final dos anos de 1970 e no início dos 80, em especial nas regiões Sul, Norte e Nordeste com a construção de grandes hidrelétricas como Itaipu (PR), Tucuruí (PA), Sobradinho (BA) e outras de menor porte como as barragens dos municípios de Machadinho e Itá, divisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

                      O MAB Refere-se a uma ação coletiva de um grupo organizado, que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio de embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto especifico.

                     

                     Os canais utilizados para atingir os seus fins no caso do dos atingidos pelo empreendimento Foz do Rio Doce foi um acordo político para a criação de uma política nacional de direitos destas pessoas atingidas, formando assim um fundo de auxílio para recuperar os prejuízos. Eles se manifestaram usando a internet, reuniões com movimentações políticas e atividades na rua.

2.2 tecnologia e Meio ambiente

                      A cada dia são encontradas soluções para antigos e novos problemas. As inovações diversas, que são todas tecnológicas, que poderão servir de meio para combater as crises de água, energia e de alimentos, é preciso que haja inovações que consigam articular tais fatores, com a finalidade de proporcionar um futuro mais promissor para as próximas gerações.

O que é tecnologia verde?

O conceito é uma expressão que tem sido utilizada pelo setor de tecnologia para incorporar preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade.

Como esse tema se relaciona com a questão da Usina Hidrelétrica

Foz do Riacho Doce?

                     A tecnologia verde busca implementar tecnologias que não gerem impactos tão grandes ao meio ambiente. No caso da usina hidrelétrica, apesar de uma energia renovável, ela não pode ser considerada sustentável devido ao impacto de desmatamento na instalação da usina.

2.3 Gestão de Pessoa/ Clima Organizacional

                       Clima organizacional é um conjunto mensuráveis do ambiente de trabalho, percebidas de forma direta ou indireta, influenciando diretamente no comportamento das pessoas. O clima organizacional reflete o modo como as pessoas interagem uma com as outras, como clientes e fornecedores externos e internos, bem como o grau de satisfação como o contexto que as cerca. (Chiavenato, (1999, p.440):

                     O Clima pode ser agradável em extremo, ou desagradável em extremo, cabe as empresas balancear e analisar se o clima está trazendo benefícios ou não para que a organização tenha sucesso. (Chiavenato, (1999, p.440):

                     "Clima organizacional são os traços percebidos dos estímulos organizacionais que se tornam uma propriedade do grupo, através das interações interpessoais e que modificam o comportamento aberto dentro da organização" (Taylor & Bowers, 1970).

[pic 14]

Figura 1. Pesquisa de Clima Organizacional estipulada pela empresa.

                      Em meio à globalização e a atual situação econômica do país, as organizações necessitam saber o grau de satisfação de seus funcionários e também agir para que essa motivação ocorra. No que diz respeito a Clima Organizacional, as companhias estão empenhadas em melhorar a cada dia, pois isso garante a falta de absenteísmo, e por consequência uma melhor produtividade, afetando assim, no sucesso da Organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (404.8 Kb)   docx (239.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com