TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTE

Por:   •  12/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.498 Palavras (10 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTE        5

3        PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL        7

4        DIREITO EMPRESARIAL E DO TRABALHO        8

5        CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12

APÊNDICES        13

APÊNDICE A – FORMULARIO DE PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL        14



  1. INTRODUÇÃO

O Brasil está entre os cinco maiores produtores de energia hidrelétrica do mundo. Cerca de 71% da energia consumida pela população é proveniente de usinas hidrelétricas, onde o processo de produção da energia elétrica é utilizando-se de um rio. Esse processo não polui o meio ambiente, mais para construção de uma usina hidrelétrica não é algo de fácil realização. Para construir uma usina hidrelétrica é necessário um estudo geral do rio no qual pretende utilizar. Este rio tem que dispor de um alto volume de água e conter em seu curso alguns desníveis.

Antes de iniciar a construção é necessário realizar um estudo do impacto ambiental, respeitando todas as leis vigentes. Os primeiros impactos ambientais acontecem durante a construção do reservatório, pois a construção acaba afetando a fauna e a flora local, de uma hora para outra a floresta vira um lago. Essa mudança se não for bem estudada e orientada pode acabar com a flora local.

O processo de aprovação de uma usina hidrelétrica junto aos órgãos competentes é complexo, geralmente lento e conflitante no que diz respeito às partes diretamente interessadas ou afetadas. Os interesses econômicos fazem um esforço extraordinário para obterem as licenças, de forma a apressar o início das obras, mas vários entraves acabam se apresentando.

O primeiro impacto que se nota está relacionado com a chegada da empresa construtora ao local da obra e a montagem do canteiro. O aumento súbito da população pelos trabalhadores acarreta vários problemas como um acréscimo na produção de lixo e esgoto sanitário, aumento na circulação de máquinas pesadas que danificam as vias e modificam as características do trânsito local, crescimento da violência urbana, entre outros. A supressão da vegetação nativa, para ocupação da área, é também um grave problema. Por outro lado, há um crescimento das atividades econômicas por conta desse incremento populacional em regiões onde muitas vezes não existe nem energia elétrica.

Há também o impacto relacionado com as populações atingidas pelo alagamento das propriedades, casas, áreas produtivas e até cidades inteiras. Podem-se incluir neste contexto os impactos pelas perdas de laços comunitários, separação de comunidades e famílias, destruição de igrejas, capelas, locais sagrados para comunidades indígenas e tradicionais que muitas vezes vivem isoladas.

Com a situação geradora de aprendizagem vamos analisar o caso da Hidrelétrica do Riacho Doce. A Foz do Riacho Doce é a empresa detentora da concessão, que opera e administra a implantação da usina. Para resolver as questões serão apresentados os aspectos sobre a responsabilidade ambiental e social, gestão de pessoas e direito empresarial e do trabalho


  1. Responsabilidade social e ambiente

Com relação aos movimentos sociais podemos dizer que se trata de uma ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio de embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto especifico.

Com o impacto social milhares de pessoas deixam suas casas e têm de recomeçar sua vida do zero num outro lugar. Para o empreendimento foz do rio doce existe um movimento especifico chamado MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens). O mesmo teve início na década de 70, na ditadura militar. Ao mesmo tempo que a ditadura restringia os direitos a indignação fez que com que as organizações surgissem para a luta como o Movimento dos sem terras e a Central Única dos Trabalhadores.

Devido a demanda da sociedade na necessidade de consumo os fabricantes e idealizadores dos avanços tecnológicos se preocupam cada vez mais com o meio ambiente pois essa necessidade tem afetado severamente o meio ambiente. Um exemplo claro disso é que há um tempo atrás as geladeiras possuíam um consumo enorme de energia e que hoje possui uma solução de reduzir esse consumo, e o consumidor pode acompanhar através do selo que consta a letra A na geladeira pois o mesmo mostra que aquele modelo do produto consome menos energia. E a cada dia são criados novos avanços na tecnologia para a preservação ambiental.

A tecnologia verde, engloba um grupo de evolução e técnicas de geração de produtos que causem menos impacto ambiental.

Diversas empresas vêm investindo na preservação ambiental e no desenvolvimento de produtos que sejam o menos prejudicial possível ao meio ambiente, tanto no momento da utilização quanto no momento do descarte. Um exemplo disso são a utilização de materiais recicláveis ou reutilizáveis.

A usina hidrelétrica Foz do Riacho Doce disponibilizou R$9 milhões para serem aplicados na recuperação das áreas degradadas. Com isso foram realizadas parcerias com a FUNDESTE (Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste, o instituto Goio-Em e o Ministério da Pesca e agricultura, como objetivo de aumentar a população de peixes na bacia do Riacho Doce e a construção de uma Estação de Piscicultura.

A natureza se transforma com a construção de uma hidrelétrica, o lago que serve de reservatório causa grande estrago no meio ambiente: o clima muda, espécies de peixes desaparecem, animais fogem para refúgios secos, árvores viram madeira podre debaixo da inundação. Pode parecer uma catástrofe, mas, comparando com outros tipos de geração de energia, a hidrelétrica não é a pior opção, as usinas nucleares são mais perigosas. E, se pensarmos no clima global, as termoelétricas que funcionam queimando gás ou carvão são as piores, pois lançam gases na atmosfera que contribuem para o efeito estufa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (223.2 Kb)   docx (57.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com