TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Por:   •  6/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.110 Palavras (29 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1]

POLO GUAICURUS

CURSO SUPERIOR DE TÉCNOLOGIA EM LOGÍSTICA 2ª SÉRIE

- DIREITO EMPRESARIAL;

- TÉCNOLOGIA DE GESTÃO;

- RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

DESAFIO PROFISSIONAL

TUTORA PRESENCIAL: GISELE MOURA CASTRO

Campo Grande-MS, 08 de novembro de 2014.

INTRUDUÇÃO

Em 1992 deu-se a criação da empresa RER - Caldeiraria por Ronaldo, Eder e Roberto Gonçalves. Em 2001, deu-se a criação da empresa MHI – Estruturas Metálicas por Antonio José Murrer e Fernando Torquato, sendo que em 2005 deu-se a fusão de ambas as empresas e a criação da INOXBEL, tendo sua sede em Jundiaí (São Paulo/SP).

Com o passar do tempo, o grupo INOXEL expandiu suas atividades em vários estados do Brasil e hoje conta com 06 plantas industriais no país. O Grupo conta com uma ampla gama de clientes, dentre eles: Petrobrás, General Motors, Volkswagen, Fiat Auto, Mercedes Benz, Toyota, Ford Motors, e outros.

O Grupo não possui nenhum sistema de gestão de qualidade, mas nos últimos tempos os grandes clientes estão sugerindo que a empresa busque certificações (tais como a ISO1) para que continue como fornecedor. Até o momento a INOXEL acreditou que tendo os melhores profissionais do mercado na área seria o suficiente para desenvolver excelentes projetos e manter sua clientela satisfeita, mas a cobrança tem sido constante.

Procurando resolver os problemas de gestão e melhoria dos processos a fim de otimização dos resultados, o grupo contratou uma empresa de consultoria (Gestão Empresarial; Gestão da Produtividade e Qualidade e Assessoria Ambiental).

Nesse Desafio Profissional o grupo de acadêmico representara a empresa de consultoria, onde o Desafio é realizar um levantamento da empresa INOXEL e propor sugestões estratégicas e de melhorias.

SUMÁRIO

Introdução

02

Sumário executivo

04

1. Modelo De Excelência Da Gestão

05

2. O que pode ser utilizado na INOXEL?

06

3. Que critérios podem ser trabalhados na INOXEL?

07

3.1. Gestão

07

3.2. O Gestor

08

3.3. Consultor

08

3.4. Estrutura do sistema de gestão

08

4. Considerando as ferramentas de gestão mais utilizadas pelas organizações lideres de mercado, quais as ferramentas a consultoria indicaria a INOXEL?

11

4.1. Sistema De Informações Gerenciais

11

4.2. Balanced Scorecard – BSC

12

4.3. Seis Sigma - SS

13

5. Sustentabilidade Ambiental

14

6. Terceirização

15

6.1. Principais práticas proibidas na terceirização

16

6.2. Cuidados na terceirização de atividades

17

6.3. Retenções

17

6.4. Legalidade

17

6.5. Terceirização ilícita e ilegal – vínculo trabalhista e corresponsabilidade trabalhista

18

6.6. Como evitar riscos na terceirização

18

7. Proposta de implantação das sugestões estratégicas e de melhoria

19

7.1. Resultados

22

Conclusão

23

Referencias bibliográficas

24

SUMÁRIO EXECUTIVO

Desde a fusão que resultou na empresa INOXEL, os sócios-diretores se preocuparam em aprimorar competências gerenciais, bem como buscar a melhoria de processos e à otimização dos resultados organizacionais, porém, devido à correria do dia a dia, as boas ideias foram ficando para o segundo plano. Mesmo assim, o grupo cresceu de maneira sustentada em uma gestão familiar, com o apoio técnico de seus sócios-diretores. A INOXEL é uma caldeiraria industrial que nesses quase 10 anos de atuação no mercado, atende a demanda de diversos setores da economia nacional, produtos e equipamentos de porte, como: chaminés, silos, moegas, ciclones, comportas, filtros manga, tanques estacionários, estruturas metálicas etc.

O Grupo não possui nenhum sistema de gestão de qualidade, mas nos últimos tempos os grandes clientes estão sugerindo que a empresa busque certificações (tais como a ISO) para que continue como fornecedor. Até o momento a INOXEL acreditou que tendo os melhores profissionais do mercado na área seria o suficiente para desenvolver excelentes projetos e manter sua clientela satisfeita, mas a cobrança tem sido constante. A estrutura organizacional prevalente na INOXEL caracteriza-se por uma organização vertical, com quatro níveis na hierarquia. O conceito enraizado na organização é que o “controle” é a melhor e única ferramenta de gestão que funciona.

Procurando resolver os problemas de gestão e melhoria dos processos a fim de otimização dos resultados, o grupo contratou uma empresa de consultoria (Gestão Empresarial; Gestão da Produtividade e Qualidade e Assessoria Ambiental).

Após um mês de trabalhos de consultoria dentro da organização, o grupo de acadêmicos, representando a empresa de consultoria, apresenta as sugestões estratégicas e de melhoria aos sócios Diretores como proposta para implantação.

        

GESTÃO DE QUALIDADE

        O conceito de “qualidade” é muito presente nas empresas pois está ligado diretamente a modelos de gestão moderna e inovadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.1 Kb)   pdf (798.1 Kb)   docx (279 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com