TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha de Bauman

Por:   •  30/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FERERAL DO RIO GRANDE DO SUL – UFRGS

ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO - EA

Nome: Nathan Justo Maggi

Produção de Textos - Turma D

Uma introdução ou bem-vindos à esquiva comunidade - Resenha

        Zygmunt Bauman inicia sua introdução dando significado a palavra "comunidade", mostrando como este significado é carregado de uma sensação positiva, de conforto, segurança e aconchego. Nos próximos parágrafos, descreve mais profundamente qual a visão que a sociedade possui a respeito do conceito de comunidade: um espaço onde há segurança, confiança plena e amizade. Ao mesmo tempo, Bauman afirma que o conceito de comunidade é de um mundo inalcançável, mas no qual almejamos e sentimos falta, como um paraíso perdido ou esperado, que existe apenas na nossa imaginação.

        Posteriormente, o autor exprime a ideia de que a diferença gritante entre uma comunidade utópica e o mundo real contribui para que o conceito de comunidade seja ainda mais atraente, e ainda expõe outro problema, a oposição entre a comunidade ideal e a "comunidade realmente existente", onde existem regras extremamente rígidas e exige rigorosa obediência em troca dos serviços que presta ou promete prestar. Para obter segurança, confiança, aconchego e proteção, é preciso abrir mão de sua própria liberdade e autonomia. Bauman esclaresce o fato de que não existe equilíbrio perfeito entre segurança e liberdade e pouca coisa pode-se fazer a respeito, a não ser continuar tentando. Avaliar as chances e perigos das soluções já propostas de modo a evitar repetir erros do passado.

        O autor conclui a introdução afirmando que não seremos seres humanos desprovidos de segurança ou liberdade, porém, não podemos ter ambas ao mesmo tempo e na quantidade que quisermos, mas nem por isso devemos parar de tentar ou então admitir que um modelo não se beneficiaria de eventuais correções, afinal, nada é perfeito.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (30.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com