TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resolução de Marketing Estratégico

Por:   •  11/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.702 Palavras (11 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 11

2)        Sustente ou refute esta afirmação: “Não existe fidelidade do cliente”

Não existe fidelidade do cliente, visto que o cliente permanece se a  proposta de valor da marca atender ou superar as suas expectativas e necessidades. É importante destacar que o custo de mudança tem impacto na fidelização, aumentando à medida que o custo de mudança também aumenta.   (Pacheco)

3)  Desenhe e explique o ciclo de vida dos tipos de produto abaixo e relacione-o ao ciclo de adoção a) Bem de compra comparada b) Bem de especialidade c) Bem não desejado d) Bem de conveniência

5)        Um grupo de investidores espanhóis do ramo de hotelaria está planejando construir e operar um hotel de lazer (resort) no litoral de Santa Catarina. Sabe que segmentação de mercado e seleção de alvo são essenciais. Para tanto, quais passos, procedimentos e critérios esses empresários devem seguir nessas atividades? Seja específico.

A primeira etapa consiste em segmentar o mercado, selecionar o mercado alvo adequado e desenvolver o posicionamento do valor da oferta. Na segunda etapa, um preço alvo deve ser estabelecido e posteriormente é definido as maneiras de distribuição. Na terceira etapa deve-se comunicar o valor através da utilização da força de vendas, da promoção de vendas, da propaganda e de qualquer ferramenta que informe o mercado sobre o produto. Por fim, lembrando que para aumentar a percepção de valor, a empresa deve acrescentar benefícios que os clientes valorizem ao produto/serviço e reduzir os custos que os clientes percebem ao realizar o negócio com a empresa. O conjunto desses benefícios e desses custos é definido como pacote de valor que uma empresa entrega ao cliente.

Fonte: http://tcc.bu.ufsc.br/Adm293701.PDF (Pág 58 e 59)

8)    Seu amigo Fred acaba de comprar um carro novo. Ele chega no seu apartamento e começa a lhe mostrar as características do veículo. Ele abre o capô para mostrar o motor V-6; pede para você entrar no carro e põe o som no máximo; mostra os bancos ajustáveis e o teto solar. Aí Fred pergunta: “Advinha quanto eu paguei?” “O que você acha da cor?” “Não fiz um super negócio?” Que tipo de comportamento Fred está demonstrando? (Comportamento do Consumidor – Processo de Decisão de Compra). Por que ele apareceu para lhe mostrar o carro novo? Use conceitos técnicos e seja específico.

Muitas empresas entendem que a percepção de satisfação é construída durante o período pós-compra, mas mesmo depois da compra efetuada, o consumidor vai a busca de mais informação sobre o produto adquirido para avaliar a dissonância cognitiva, que trata-se de um estado de tensão ou ansiedade pela busca da certeza de ter realizado um bom negócio.Além disso, muitas vezes o consumidor de um automóvel novo toma a decisão de compra por impulsos emocionais e, logo em seguida, sente a necessidade de justificar ou racionalizar o motivo da compra. Dessa forma, os profissionais de marketing precisam construir esse ambiente de certeza e segurança para os clientes. Pois um cliente satisfeito, nesse estágio, será um importante personagem influenciador de um novo potencial consumidor.  

Fonte: https://tede.pucsp.br/bitstream/handle/1319/1/Dissertacao%20Celso%20Likio%20Yamaguti.pdf (Pág 47 e 48 )

10)        Uma invenção de marketing de um novo e valioso produto melhorará o ato de comprar. Você terá um software instrumental de pesquisa de preços (“PENGINE” abreviadamente), que virá com seu computador ou I-pad, que pesquisará os menores preços dentro do prazo de entrega desejado para o livro que você quer. A pesquisa pode ser feita enquanto você dorme ou faz outras coisas no seu computador.O software identificará os melhores negócios e tudo o que você terá que fazer é clicar o mouse e o livro terá sido encomendado, pago pelo cartão de crédito e estará a caminho naquele dia.

Como isso mudará a estratégia de marketing das livrarias tradicionais? (modelo de negócio e posicionamento). Inclua em sua análise, o “processo de decisão de compra do consumidor”.

- Processo de decisão de compra do consumidor:

1)     Reconhecimento da necessidade: O comprador reconhece um problema ou uma necessidade. Portanto, o consumidor pode ter a necessidade de utilizar a Internet (livrarias digitais), como a Amazon, para compra de livros.

2)   Busca por informações: Um consumidor interessado pode ou não buscar informações. Para os que interessam, ocorre a busca por informações mais detalhadas dos livros em sites de livrarias e até mesmo a opinião de outros leitores. Já nas livrarias tradicionais,

3) Avaliação das alternativas: Nesse estágio do processo de compra, os consumidores avaliam uma série de critérios diferentes a partir das percepções, que determinam a compra de livros em livrarias físicas ou virtuais. Atributos como qualidade da capa, preço, manuseio dos livros antes da compra.

4)     Decisão de compra:

 

5)     Avaliação pós-compra: a satisfação com as compras de livro pela internet pode ser realizada via e-mails para reclamação ou até mesmo no site.

 

Fonte: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/5137/1200202226.pdf?sequence=1

 **obs: rever questão**

11)   Algumas companhias de telefonia temem que, devido à ausência de um contrato a longo prazo, os consumidores pré-pagos não permaneçam “leais” à companhia. Discuta essa afirmação com base nos fatores que influencia o comportamento do consumidor e em conceitos como custo de mudança, taxa de adoção e economia de rede

Alguns clientes, por razões variáveis,  não desenvolvem fidelidade a determinados produtos, que é o caso de consumidores pré-pagos, pelo fato de não reconhecer a linha telefônica como prioridade para realização de chamadas, mas somente em caso de emergências, por não ter capital para utilização prolongada do serviço ou até mesmo por não identificar nem um pouco com a marca. Dessa forma, as empresas de telefonia devem visar clientes cuja fidelidade possa ser desenvolvida através do relacionamento entre empresa-consumidor, aumentando a sua duração.Uma das estratégias é aumentar o custo de mudança (aumenta a ideia de fidelização), através, por exemplo, de pacotes fixos de telefonia de longo período, obrigando o consumidor à manutenção de um contrato - com multas,caso não cumprir com o prazo- e também com a economia de rede, fornecendo serviços adicionais.Em relação a taxa de adoção, as empresas geralmente tentam chamar a atenção dos potenciais adotantes imediatos para seus novos produtos, principalmente daqueles que são formadores de opinião, pois a taxa de adoção alta estimula a economia de rede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (273.8 Kb)   docx (196.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com