TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria do Comportamento Humano

Por:   •  14/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria do comportamento humano

‘’O Comportamento Organizacional é o estudo e a aplicação do conhecimento sobre como as pessoas agem dentro das organizações’’ (Keith Davis e John W Newstrom 1992)’’

Fundamentos

A gestão de pessoas nao é uma realidade que sempre existiu, sendo que as pessoas nao eram o fator principal de uma orgazanização. Taylor dizia que se houvesse planejamento e aplicação de métodos cientificos no desenvolvimento do trabalho, os operarios se tornariam cada vez mais experientes naquilo que faziam. No entanto ele nao pensava se os operarios se sentiam realizados, ele os tratava como máquina, o que por fim gerava muitos problemas . Alem de Taylor, Fayol e Henry ford, contribuiram para fundamentar a administração cientifica, fazendo com que se torne a principal base para as organizações industriais.

Segundo Keith Davis e John W Newstrom (1992) os elementos chaves do comportamento organizacional são as pessoas , estrutura , tecnologia e ambiente no qual a organização opera.

Sendo que as pessoas representam o sistema social da organização, consistindo em indivíduos e grupos, tanto grupos grandes como os pequenos. A pessoas hoje sentem que que trabalham na empresa para atingirem seus objetivos, onde a empresa existe apenas para servir ás pessoas e nao vice versa.

A estrutura define os relacionamentos formais dentro da empresa, ou seja atraves de cargos como administrador, operario, contador e possivel realizar um trabalho mais efetivamente coordenado.

A tecnologia permite as pessoas fazerem mais e melhor o trabalho, tornando-o mais produtivo, se ela for bem utilizada tem uma significativa influencia nos relacionamentos de trabalho.

E por fim o ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com