TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A escola e o meio ambiente

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 4

2015

TG

TRABALHO EM GRUPO (TG)

Pergunta:

Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis

escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.

Para que possamos explicar de que forma a educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro, se faz necessário primeiramente entendermos o que é de fato EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

A educação ambiental é um processo que conduz os indivíduos inseridos em sociedade a desenvolverem conhecimentos, valores sociais, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Está relacionada em capacitar os seres humanos à entenderem os problemas ambientais e de forma natural e consciente se sentirem responsáveis pela melhora da qualidade de vida e do ecossistema em que vivemos.

Sendo assim, é de vital importância a participação da família e da escola como indicadores da educação para a preservação do ambiente natural. É na família e na escola que a criança deve dar os primeiros passos em sua conscientização do cuidado com o meio ambiente. Porém, a inserção da educação ambiental no ambiente escolar enfrenta muitos desafios que passam, inclusive, pela própria falta de estrutura do sistema educativo que ainda trabalha de forma tradicional, ainda temos que lidar com o despreparo e um ponto de vista conservador sobre o assunto.

É preciso que governantes, empreendedores, gestores, enfim toda a classe que tem realmente o poder de intervir, que façam algo que saia do papel e ganhe as casas, as empresas e as escolas.

Mencionamos principalmente as escolas porque nelas se encontram as crianças, se forem educadas de forma a pensar no meio ambiente como a única chance que têm para um futuro melhor, serão as responsáveis por todas as mudanças que precisamos para salvar nossos rios, lagos, fauna e flora. Uma das melhores formas de se instalar a educação ambiental na sociedade é sem dúvida pela ação direta dos professores em sala de aula e em atividades extracurriculares. Os alunos tem que ter acesso a livros, trabalhos escolares, pesquisas, debates, mas acreditamos que os trabalhos voluntários na luta contra o desmatamento, levar os alunos a lugares públicos para a conscientização da limpeza publica etc.. a prática diária será a forma mais eficaz de conseguir mudanças efetivas. Os alunos devem ser estimulados a serem solidários com as gerações que estão por vir e a preservar os recursos naturais, precisam entender que há meios de se haver desenvolvimento, mas que procure satisfazer suas necessidades, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e o habitat natural.

Além disso, é preciso salientar que a escola não é a solução para tudo. Ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com