TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA PROFISSIONAL

Por:   •  14/11/2017  •  Resenha  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 3

ÉTICA PROFISSIONAL

   “A ética parte do pressuposto de uma racionalidade imanente ao ethos e sua tarefa como disciplina filosófica consiste essencialmente em explicitar as razões do ethos ou em elucidar a intelegibilidade da práxis ética em suas diversas dimensões e estados”.

    Falar de ética profissional, não se pode deixar de falar jamais no grande “guru”, a lenda internacional e ícone dos negócios, Peter Drucker.

Drucker foi escritor, professor e consultor durante mais de 60 anos. Ele criou conceitos que fizeram da gestão um campo legítimo de estudos acadêmicos. O ponto-chave de sua defesa foi à visão de que a coisa mais importante em uma organização são as pessoas. A influência de seus pensamentos foi tão grande que ele frequentemente é chamado de Pai da Gestão.

Vamos falar por tópicos para esclarecer mais sobre o assunto em questão;

1- A partir do pensamento de Peter Drucker, você considera que o gerenciamento de pessoas possui algum pressuposto ético?

No próprio texto já vimos de cara que a visão de Peter é que “os executivos gastam mais tempo gerenciando pessoas e tomando decisões sobre indivíduos do que qualquer outra atividade”.

E todos nós sabemos que o pressuposto ético é essencial para qualquer estruturação tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Uma empresa ética na gestão de pessoas coloca o ser humano no centro de suas estratégicas como forma de resguardar a harmonia e o bem geral, criando assim um ambiente propicio ao crescimento e o desenvolvimento sustentável da mesma.

Fundamento a resposto; podemos citar, por exemplo, a Ética Deontológica, que corresponde o agir pelo dever, como um dos mandamentos dados pela razão. Trata-se de um mandamento moral único e geral, que estabelece a máxima de que a ação a ser realizada deve se tornar uma lei universal.

 2 - Para Peter, os “Cinco Passos Decisórios” são uma espécie de refinamento prático dos “Quatro Princípios básicos”.  Os quatro princípios básicos, no meu modo de pensar, são o complemento, a continuação, ou um aprofundamento dos Passos decisória, que como o texto mesmo descreve, podem ser vistos como atitudes estruturadas a partir dos quatro princípios.

3 – Atitude ética que pode levar ao sucesso profissional;

Primeiramente, uma atitude das mais importantes; devemos deixar a preguiça de lado, e nos esforçarmos o máximo que puder trabalhar com garra, gente preguiçosa jamais chega a algum mundo competitivo. Outra coisa e deixamos de lado o que “queremos” fazer, mas sim, estar constantemente nos fazendo a pergunta do que “precisa ser feito”.

Executivos de sucesso fazem suas histórias, deixam suas marcas para serem lembradas como lendas, como é o caso do “mago da informática”, Steve Jobs; em Stanford, pouco antes de sua morte, no final de seu discurso, Jobs sentenciou o seguinte: “Stay hungry, stay foolish”, (Permaneçam famintos, permaneçam tolos)”.

- No meu ver, minha interpretação, é que; “Nunca posso deixar de sonhar e de arriscar”.

E que meu Deus! Ele é um ser humano normal, como qualquer outro. Ele até poderia estar agindo de maneira errada quando a Apple estava no auge, mas ninguém sabe das dificuldades que ele enfrentou para chegar até ali. Uma história de quem aprendeu com os erros e deu a volta por cima, e em suas próprias palavras resumir tudo: "Não há razão para não seguir seu coração”. 

E sim, concordo 100% em gênero e grau, porque ser bom profissional, ter conhecimento técnico, dons, talentos, habilidades e capacidade bem resolvida, cabe a qualquer pessoa que deseja ter uma carreira de sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (48.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com