TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA PROFISSIONAL

Por:   •  7/3/2022  •  Artigo  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE DE CIENCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL - FACIMED

PSICOLOGIA

ÁLVARO CÉSAR DE BARROS HERMOZILLA

ANDREZA DE SÁ E SILVA

BRUNA GRACIELE ORIGASSA

LETICIA OLIVEIRA FAGÁ

 

ÉTICA PROFISSIONAL

CACOAL – RO

2015

ÁLVARO CÉSAR DE BARROS HERMOZILLA

ANDREZA DE SÁ E SILVA

BRUNA GRACIELE ORIGASSA

LETICIA OLIVEIRA FAGÁ

 

PRÁTICAS MEDIADAS POR COMPUTADOR

                                                        [pic 1]

CACOAL – RO

2015

INTRODUÇÃO

Essa modalidade de atendimento psicológico por uso de computador, via on-line é uma prática recente e se olharmos com atenção vem crescendo, ganhando assim atenção dos profissionais da área. No Brasil, o tema é bastante recente, precisa-se investigá-lo e compreendê-lo Ainda no Brasil essa modalidade terapêutica só é permitida pelo Conselho Federal de Psicologia na forma de pesquisa (Resolução CFP nº 12/2005) e pode ser interpretado como um incentivo ao estudo, regulamenta os serviços psicológicos mediadas pelo uso do computador, destacando orientações psicológica on-line, com isso dando mais segurança aos profissionais que forem aplicar este método de atendimento, já que ganha e abrange um novo contexto de se aplicar a psicologia, sendo cômodo talvez para muitos pacientes que não possa estar fisicamente em clínica ou até mesmo ao profissional que não possa atender em clínica, tendo total acordo de ambas as partes, ao decorrer do desenvolvimento abordará questões acerca da privacidade, não só sendo inserida ao Código de Ética Profissional do Psicólogo, tendo essa vulnerabilidade, mas também normas que garantam totalmente segurança aos dados do paciente. Também vem tratar do tema psicoterapias pela internet, de como vem sendo utilizado desde sua origem no exterior até os dias atuais, tanto no mundo como no Brasil. A psicoterapia pela internet é uma pratica difundida no exterior e que tem apresentado resultados benéficos.

HISTÓRIA

Apesar do atendimento psicoterapêutico por telefone ser uma pratica que remonta a década de 50, a psicoterapia pela internet em seu início recebeu grande oposição, por motivos que alguns diziam ser de suma importância em uma sessão, empobrecimento verbal, preocupações éticas como confidencialidade, necessidade de treinos para terapeutas na nova modalidade, questões legais a jurisdição e ao regulamento. No entanto essas apreensões diminuíram diante do alcance oferecidas pela mídia e das tentativas pioneiras.

No inicio testes psicológicos eram encontrados na internet e eram tidos como verdadeiros assistentes terapêuticos, eram utilizados com ou sem a intermediação de um psicólogo. Um dos primeiros softwares terapêuticos foi intitulado Eliza, na verdade eram robots psiquiátricos com os quais podiam se “conversar” tinham também 2 alemães ( Heize e Willi) e mais dois americanos ( Wendy e Lisa).

Nos dias atuais na Califórnia a realidade virtual vem sendo utilizada em tratamentos de fobias, que construídos em uma perspectiva cognitiva comportamental, são recomendados como complementos de terapias tradicionais. Outros também para atendimentos de dependentes químicos, estão começando a serem experimentados na função de analisar, diagnosticar e tratar transtornos relacionados a substancias.

Dos recursos mais ricos que a internet colocou a nossa disposição, e que deu inicio a isso tudo foram as versões on-line de Grupos de Apoios, separados em listas como:

  • Grupos de apoio para depressão
  • Grupos de apoio para transtorno bipolar
  • Grupo de apoio para esquizofrenia
  • Grupo de apoio para usuários de substancias
  • Outros.

Isso acabou gerando uma modalidade de intervenção de psicólogo pela internet, que gera o diferencial de retorno de profissionais na área.

No Brasil a primeira pagina a ser criada foi intitulada de PSIC criada com intuito de estudos, ate vir os primeiros pedidos de ajuda, desde então na época a Embratel abriu correspondências eletrônicas, e com isso surgiram inúmeras paginas.

PSICOLOGIA VIRTUAL

Entende-se que o objetivo do atendimento on-line, orientação psicológica ou mediações é oferecer atendimento ao paciente onde o mesmo não teria disponibilidade de ir a um consultório, são tomadas de decisões, orientações objetivas, centradas numa queixa específica do cliente, através de ferramentas como mensagens em chats, skype, fóruns de discussão e outras ferramentas similares.

De maneira abrangente, a psicoterapia refere-se então à uma forma de tratamento onde o paciente, em uma situação de "setting terapêutico”, tem a possibilidade de obter um espaço emocional privilegiado de reflexão e aquisição de instrumentos e conhecimentos, que visam e auxiliam na orientação e condução da sua vida. Quando uma pessoa se sente inapta para lidar com as dificuldades em sua vida, o tratamento psicológico é a forma que algumas pessoas encontram para compartilhar seu processo de vida e onde são trabalhadas as possibilidades de transformações mais profundas. Geralmente, é uma situação em que o processo não tem um prazo definido para seu término e depende de um comum acordo entre o profissional e o cliente.

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

É relevante salientar que é um método que não substitui o tratamento onde o paciente busca uma clínica, onde o contato é humanizado, mas vem como uma ferramenta para dar suporte e ajudar a quem não teria a disponibilidade de estar se direcionando a uma clínica, recebendo assim então as orientações de forma on-line. É preciso muito estudo acerca desse modelo de mediação aos pacientes, onde abre um campo novo aos profissionais, consequentemente “comodidade” a quem busca o tratamento, estando relacionada à ética profissional, aonde a resolução CFP 012/2005 vem regulamentar esse procedimento.

A psicologia online é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), através da  Resolução CFP Nº 012/2005. A Resolução regulamenta o atendimento psicológico mediado pelo computador, sem caráter psicoterapêutico, que pode ser realizado pela Internet (ou outra forma de mediação computacional) e também a psicoterapia pela Internet, sendo que neste caso ele somente  pode ser realizado em caráter de pesquisa científica, cujo protocolo tenha sido aprovado por um comitê de ética em pesquisa, reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde – CNS. Esse serviço de orientação psicológica online está à disposição de adolescentes, adultos e pessoas da terceira idade, ao menores de 18 anos somente serão atendidos com autorização expressa dos seus pais ou responsáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (104.9 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com