TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AATIVIDADE DE GESTAÕ DE PESSOAS

Por:   •  21/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 6

MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: GESTÃO DE PESSOAS Módulo: ATIVIDADE INDIVIDUAL

Aluno: FERNANDO TAKESHI G. MURASHIMA Turma: Gestão de Pessoas-1019-9_5

Introdução

A liderança é com certeza uma das competências mais valorizadas nas organizações modernas, em todos os setores e nas mais variadas áreas de conhecimento. O líder deve educar, estimular, orientar e influenciar, ser um estrategista, ser o exemplo, toda empresa moderna necessita de uma liderança forte, ser líder é possuir habilidades técnicas, humanas e conceituais.

Segundo Bergamini (2009), “Liderança é influencia pessoal exercida em uma situação e dirigida através do processo de comunicação, no sentido de se atingir um objetivo específico”.

O líder propaga e dissemina os valores e a missão da empresa, engajar sua equipe, ele deve conhecer a empresa como um todo, conhecer todos os processos, precisa ser carismático, motivar seus colaboradores, saber ouvir e dar feedback. Quando uma organização possui um bom profissional, com habilidade de assumir esse papel de liderança e exercê-la com excelência, muitos benefícios podem ser notados, a performance de sua equipe é aumentada, maior produtividade, o ambiente é leve e descontraído, ele se torna uma fonte de inspiração para seus colaboradores, metas são alcançadas, as pessoas se desenvolvem se tornando líderes também.

As responsabilidades do líder são enormes, vários estudiosos dissertaram sobre os mais diferentes tipos de lideranças, que serão alvo desse nosso relato. No alto grau de competividade do mundo moderno, à organização que possui líderes, e lideres formadores de líderes, com certeza possui uma vantagem competitiva sobre a concorrência. Nesse trabalho falaremos dos mais diversos tipos de liderança, com suas características, vantagens e desvantagens.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Nesse momento, precisamos entender em quais teorias estão baseadas os diferentes estilos de liderança, que são a teoria dos traços e a teoria dos estilos.

A Teoria dos Traços trata a liderança como uma combinação de traços, enfatizando as habilidades do líder, que deve possuir certas características de personalidade especiais que seriam fundamentais para o desempenho da liderança. Nessa teoria a liderança seria uma habilidade que nasce com a pessoa, que não pode ser aprendida.

Essa teoria já foi contesta e segundo Bergamini (2009): “Embora atualmente já se saiba que as características comportamentais dos líderes não são o único requisito capaz de promover a sua eficácia, essas teorias iniciais não deixam de ser consideradas como um ponto de partida importante. Essas primeiras teorias contribuíram muito para direcionar a orientação das pesquisas que apareceram depois delas.”

A teoria dos estilos, assim como a teoria de traço leva em consideração os aspectos pessoais que seriam responsáveis pela eficácia em dirigir pessoas, entretanto, como apenas os traços comportamentais não eram suficientes para descrever um bom líder, diversos pesquisas começam a descrever o líder estudando seu comportamento. Essa teoria define três estilos de liderança: Autocrático, Democrático e Liberal.

O estilo autocrático de liderança, o líder exerce grande poder sobre seus colaboradores, as oportunidades dos colaboradores se manifestarem quase não existem, tem como características a centralização, é temido pelos seus colaboradores, toma decisões baseados em sua própria verdade, manda fazer e quer obediência.

As desvantagens desse estilo, gera grande insatisfação por parte dos colaboradores, pois os mesmo não participam do processo criativo e nem nas tomadas de decisão, aumento de stress para o líder já que ele toma todas as decisões.

Como vantagem nesse estilo de liderança, temos que a tomada de decisão é mais rápida, já que o líder detém o poder, funciona bem em rotinas administrativas simples, rotinas essas que funciona bem com a presença da liderança.

Outro estilo é a liderança democrática, nesse estilo o líder divide as decisões, essas são tomadas pela equipe em conjunto, as tarefas são repartidas e também responsabilidades, a participação é a peça chave. O líder envolve toda a equipe no processo criativo e decisório, todos participam dão ideias e todos se sentem importantes de do conjunto. O líder apoia instiga a troca de informação e o debate, as críticas são construtivas, o líder atua sempre como encorajador, democrático e acessível.

As vantagens nesse tipo de liderança são o trabalho de equipe, onde é fundamental a tomada de decisão em conjunto, e a acessibilidade, onde o líder não é temido como no estilo autocrático, nesse estilo o líder é visto como incentivador, o clima organizacional é mais leve, e é claro o aumento da satisfação de seus colaboradores.

As desvantagens do estilo democrático seria maior lentidão no processo de tomada de decisão, nem sempre a melhor ideia vence, e o fato do líder estar mais preocupado com a opinião da equipe pode levar a ele não tomar a melhor decisão para empresa. Por fugir dos conflitos e sempre procurar o consenso, o líder democrático pode cometer erros, pois as vezes o conflito gera o debate de ideias e com gera a melhor solução para organização.

Outro estilo de liderança é o liberal, também conhecido como Laissez-faire que é uma expressão francesa que significa “deixar fazer”, o líder nesse caso somente intervém quando requisitado e a equipe decide prazos e metas, não é muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com