TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO BRASILEIRO

Por:   •  30/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.955 Palavras (16 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS

SOCIAS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO BRASILEIRO

GOIÂNIA

2013[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 2]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Jaqueline Thaís Vieira RA: B55389-8

ADMINISTRAÇÃO

ORGANIZAÇÃO

Trabalho apresentado com exigência para avaliação de DP em APS do 2° semestre, do curso de administração da Universidade Paulista, sob do professor Elézer.

Goiânia

2013[pic 3][pic 4][pic 5]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1.        FUNDAMENTOS DE ORGANIZAÇÃO        

2.        O PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO        

3.        ESTRUTURA ORANIZACIONAL        

4.        ORGANOGRMA        

5.        ELEMENTOS DO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO        

6.        TIPOS DE AUTORIDADE NA ORGANIZAÇÃO        

7.        TIPOS DE FONTES DE PODER        

8.        DESENHO ESTRUTURAL DAS ORGANIZAÇÕES        

9.        ESTRUTURA FUNCIONAL        

10.        ESTRUTURA DIVISIONAL        

11.        ESTRUTURA MATRICIAL        

12.        ESTRUTURA EM REDE        

13.        MODELOS ORGANIZACIONAIS        

CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA        

[pic 6]

INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho vem apresentar os objetivos e as estratégias da organização, no processo da administração consiste organizar os recursos humanos e materiais da empresa para alcançar tais objetivos. A organização e uma das mais complexas funções administrativas, já que diz respeito à decisão cujo alcance e consequências são difíceis de antecipar.

E importante compreender os principais conceitos que fazem presentes no processo de organização , na primeira parte, apresentara os fundamentos de organização. Em seguida, serão analisados os principais elementos do processo de organização, a especialização do trabalho, a cadeia de comando, a amplitude de controle, a departamentalização, o grau de centralização e o grau de formalização.

Busca avançar na compreensão das nuanças de manifestação e do papel que o poder desempenha no espaço organizacional e sua relação com a estrutura da empresa.

Serão comprados os principais tipos de estruturas organizacionais, diferenciando as formas tradicionais de desenhos organizacionais (estruturas funcionais, divisionais e matriciais) das estruturas mais contemporâneas, genericamente denominadas como estruturas em rede.

  1. FUNDAMENTOS DE ORGANIZAÇÃO

     A teoria das organizações constitui uma disciplina próxima que tem por domínio específico a construção e testagem de teorias sobre as organizações, os seus membros e a sua gestão, as relações organização-envolvente e os processos organizativos. Os temas da teoria das organizações incluem a escolha estratégica, a dependência de recursos, a ecologia organizacional e a teoria institucional. Os seus desenvolvimentos mais recentes abarcam as perspectivas crítica, feminista, cognitiva e pós-moderna. Os desafios a que procura responder inclui a melhoria da qualidade, as alianças estratégicas, a implementação de novas tecnologias, os processos de governação e controle, as reestruturações organizacionais e a diversidade estratégica global.

Organização são a ordenação, agrupamento e atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos complexos, criando condições para superar os limites da ação individual e resultados estabelecidos.  Apesar de que organizar e administrar possa ser considerado praticas humanas seculares. A administração procura definir as principais funções administrativas de forma racional tendo suas quatro funções administrativas: Planejamento que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar  todo o processo a que o planejamento se destina, sendo, portanto, o lado racional da ação, tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos. Organização  é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa.Direção tomar decisões e incorporá-las em ordens especificas e gerais e Controle a função controlar consiste em averiguar se as atividades efetivas estão de acordo com as atividades e seus projetos originais, que foram planejadas. Segundo Fayol organizar é constituir é dispor um conjunto de recursos humanos e materiais em uma estrutura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (321.9 Kb)   docx (131.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com